TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Comercial

Exames: Projeto Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Edifício comercial Faria Lima Financial Center - SP

http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/hok-fernando-iglesias-arquitetos-e-collaco-amp-monteiro-edificio-faria-29-09-2003.html

Idealizado para ser um dos mais imponentes edifícios de São Paulo, o Faria Lima Financial Center teve risco inicial (implantação, volumetria, acessos, garagens etc.) desenvolvido pelos escritórios Hellmuth, Obata + Kassabaum (HOK), Fernando Iglesias Arquitetos e Collaço & Monteiro Arquitetos - este, responsável pelo desenvolvimento do projeto, em que três diferentes áreas de laje geram volume escalonado.

Um dos aspectos mais interessantes do edifício é o fato de integrar a Operação Urbana Faria Lima. Ao comprar índices complementares de ocupação, os incorporadores puderam construir mais. Esse instrumento legal permitiu que duas vias - avenida Brigadeiro Faria Lima e rua Lopes Neto - ganhasseminterligação para uso de pedestres, e isso gerou desconto no valor a ser pago à prefeitura pela operação urbana.

Um grande recuo frontal obrigatório confere ao edifício a imponência desejada. Na face voltada para a Faria Lima, no entanto, um pequeno lote que recorta o terreno limitou a implantação do prédio, situado na porção norte.

A parte sul foi ocupada por porte-cochère, que define dois acessos ao lobby: o de pedestres ocupa o eixo longitudinal e o de veículos adentra a edificação de forma transversal. Na rua Lopes Neto estão outros acessos: de veículos (são cinco subsolos, cada um com acesso independente, somando mais de 800 vagas), de pedestres e de serviços.

O térreo possui pé-direito de sete metros e é ocupado por duas recepções. O edifício possui 17 andares de escritórios e volumetria escalonada: dois pavimentos têm área de 2 200 metros quadrados; sete contam com 1 700 metros quadrados; e oito apresentam 1 200 metros quadrados. O pé-direito dos escritórios não é usual: são 2,85 metros livres e 4,25 metros de piso a piso.

O conjunto principal de elevadores é composto por seis carros para a zona baixa e quatro para a zona alta. Outras três unidades interligam garagem e térreo e há mais um elevador, entre o último piso e a sala de espera do heliponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com