TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de projetos complexos - Airbus A3XX -Desenvolvendo o Maior Jato Comercial do Mundo

Por:   •  2/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  1.784 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Natan Rodrigues da Silva

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Projetos Complexos

Tutor: Rafael Dias Ribeiro

Itaúna

2015

Estudo de Caso :

Gerenciamento de Projetos Complexos

Airbus A3XX: Desenvolvendo o Maior Jato Comercial do Mundo

REFERÊNCIA: Presidente e Alunos da Havard College, Copyright 2004, 2005, 2007. Presidente e alunos da Havard College. Caso LACC #201-028 da HBS.

        O estudo de caso conta que em em junho de 2000, o conselho de Administração da Airbus Industrie aprovou uma autorização de oferta para o A3XX, uma proposta de jato superjumbo que acomodaria de 550 a 990 passageiros, teria um preço de US$ 216 milhões e cujo desenvolvimento custaria US$ 13 bilhões. Era de expectativa da empresa garantir pedidos de 50 jatos pelas operadoras aéreas. no mesmo mês e ano, a Air France, a Emirates Airlines e a International Lease Finance, encomendaram dez, sete e cinco jatos respectivamente, sendo este evento anunciado no Air-Show bienal de Farnborough, na Inglaterra. Este acontecimento foi inesperado por parte da companhia.

        A Boeing, principal concorrente e líder da área de fabricação de aeronaves na época, liderava o setor com diversas aeronaves distribuídas no mundo. A empresa já tinha um jato, categoria jumbo, que comportava 450 passageiros, era o 747. Este jato quase causou a falência da Boeing, que apesar do otimismo em seu lançamento ao ver vários pedidos iniciais de venda, não conseguir atingir as expectativas finais. As ações da empresa começaram a subir e saltou 5,1%, e já tinham 25 pedidos encomendas quando se comprometeu a construir o 747. A fabricação e entrega foram atrasadas diversas vezes, e comprometeu a empresa, que quase teve que pagar multas por entregas atrasadas, e alem disso não recebeu as significativas últimas prestações até as entregas serem feitas. Privada de um adequado fluxo de caixa, a Boeing viu-se com uma seria falta de fundos, embora obrigada a financiar um enorme inventario de 747 parcialmente construídos.

        A Airbus Industrie começou como um consórcio europeu para competir com companhias americanas como Boeing, McDonnell Douglas e Lockheed8 . A companhia foi fundada em 18 de dezembro de 1970 em uma iniciativa dos governos do Reino Unido, França e Alemanha, suas primeiras acionistas foram a francesa Aérospatiale com 36,5%, a alemã Deutsche Airbus também com 36,5%, a britânica Hawker Siddeley com 20% e a neerlandesa Fokker com 7%, o nome foi escolhido porque o termo airbus era utilizado na década de 1960 para aviões de passageiros na Europa. A primeira aeronave da companhia foi o Airbus 300, com o desenvolvimento dividido para Aérospatiale com o cockpit, controles de voo e a parte central inferior da fuselagem, a Deutsche Airbus coma fuselagem central e traseira, a Fokker com os flaps e spoilers, a aeronave fez o seu primeiro vôo em 1972.

        A Airbus começou a explorar a possibilidade de criar um jato jumbo em 1990. Inicialmente, a Boeing e a Airbus colaboraram num estudo de viabilidade para o avião, mas a Boeing se retirou em 1995, porque o projeto era muito caro e arriscado, dada a incerteza de demanda. A Airbus seguiu com o desenvolvimento e finalizou o projeto básico em 1999. Ela se propôs a oferecer uma família de aeronaves com modelos de passageiros e de carga. O Primeiro comportaria 550 passageiros na configuração padrão de três classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com