TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Polo Osasco

Curso Superior Tecnologia em Gestão Comercial

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial II

Relatório Final

Disciplinas: Direito Empresarial, Tecnologia de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Turma: Segunda - Feira

Tutor (a) Presencial: Prof ª  Lilian Souza

                                

Osasco, 29 de novembro de 2014

Ensaio Acadêmico

  O Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, saúde e outros, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. Eugene Odum, um dos fundadores da ciência da ecologia, define que “qualquer região natural que inclua organismo vivos e substancias abióticas interatuando para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas é um sistema ecológico ou ecossistema” ( ODUM, 1959).  

Nos ecossistemas existem dois tipos de fluxos que garantem seu funcionamento e seu equilíbrio, são eles os ciclos biogeoquímicos e os fluxos de energia.

              Ciclos Biogeoquímicos são os percursos realizados por elementos químicos essenciais á vida – como nitrogênio, carbono, oxigênio, - nos sistemas terrestres. É por meio desses ciclos que os elementos e composto químicos são transferidos entre organismo e diferentes partes do planeta.

Fluxo de Energia consiste na fixação da energia solar na biomassa vegetal (plantas) por meio da fotossíntese e sua transferência em vários níveis da cadeia alimentar, chegando até o homem. (Em: Sustentabilidade na pratica: Fundamentos, experiências e habilidades da Anhanguera Publicações – PLT)

  A manutenção desse equilíbrio é essencial para assegurar a vida da Terra, de uma maneira geral, a diversidade de espécies e a qualidade de vida dos seres humanos. Vários estudos e pesquisas realizados principalmente a partir da segunda metade do século XX, demonstram que esse equilíbrio está em risco em várias partes do planeta, podendo acarretar a escassez dos recursos naturais necessários para manter a vida humana na Terra. A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade que deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Todas as alterações realizadas no estilo de vida dos seres humanos e no meio ambiente trouxeram os impactos ambientais negativos.

               Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.

(Em:< http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/impacto%20ambiental> Aceso em: 27/11/2014.)

  Os impactos ambientais são ocasionados por confrontos diretos ou indiretos entre o homem e a natureza. Exemplos bem conhecidos de impacto ambiental são os desmatamentos, as queimadas, a poluição das águas, o buraco na camada de ozônio, entre outros. Segundo a Norma ISO 14001, Impacto Ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Juridicamente, o conceito de impacto ambiental refere-se exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. Portanto, fenômenos naturais como tempestades, enchentes, incêndios florestais por causa natural, terremotos e outros, apesar de provocarem as alterações ressaltadas não caracterizam um impacto ambiental. Um exemplo de impacto ambiental gerado pelas atividades industriais, através das emissões gasosas, é a chuva ácida. Chuva ácida é a queima do carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2) na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas: as águas de chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico e/ou ácido nítrico. Ao caírem nas superfícies, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.

 Segundo o geógrafo Pierre George o meio ambiente é meio e um sistema de relações: “a existência e a conservação de uma espécie encontram-se subordinadas a equilíbrios entre processos destruidores e processos regeneradores de seu meio” (GEORGE, 1973). O homem tem desenvolvido a sua capacidade de compreender o meio ambiente e, constatar, que o meio ambiente é um meio e um sistemas de relações, no qual o geógrafo Pierre George, afirma que a vida depende do meio ambiente e vice e versa, é necessário que haja o equilíbrio desse relacionamento. Diante deste cenário, após catástrofes climáticas, interferência na saúde dos seres humanos e demais impactos ambientais e apesar de ter demorado anos até que os seres humanos começassem a se preocupar com o meio ambiente, surge o termo sustentabilidade, em 1972, através da Organização das Nações Unidas - ONU quando promoveu A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com