TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Correntes Pedagógicas

Artigos Científicos: Projeto Correntes Pedagógicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 7

Tema: As Correntes Pedagógicas da Educação Infantil - Profissionalização docente no contexto da atualidade.

Justificativa: Trabalhar com projetos possibilita ao aluno o desenvolvimento de várias competências, transformando a escola em um espaço interativo, pois ensinar não é apenas a transmissão de conteúdos.

O trabalho com projetos possibilita que o processo ensino-aprendizagem, não seja apenas de memorização, fazendo com que ensino e aprendizagem tenham um significado amplo e diferente

Situação problema: Vivemos em uma sociedade, em que os valores são cobrados diariamente, e com a pluralidade de culturas, as escolas são questionadas constantemente, para que ministrem uma educação voltada para a diversidade cultural, cidadania e tolerância.

Sendo assim, as escolas procuram soluções para estes problemas, pois visam adequar-se a melhor corrente pedagógica, corrente esta, que possa transmitir ensinamentos e ao mesmo tempo, ser clara objetiva, e que principalmente transmita segurança á aqueles que estão no sistema de aprendizagem.

Público Alvo: Mantenedores, coordenadores, e educadores, para que os mesmos possam através deste estudo, distinguir com clareza, a qual é a corrente pedagógica que melhor traduz a realidade da educação infantil nos dias atuais;

Objetivos: Que o público alvo, através do conhecimento das diversas correntes pedagógicas, possa avaliar os vários fundamentos teóricos e práticos, usados em sala de aula, levando-se em conta as várias concepções de linguagem.

A situação do ensino brasileiro nos dias atuais requer várias mudanças. O processo de alfabetização é um tema que causa várias dúvidas e controvérsias entre educadores, pedagogos e afins.

Sabemos que este problema está diretamente ligado as várias correntes pedagógicas adotadas pelas escolas.

Algumas instituições de ensino, embasadas na escolarização precoce, visando tão somente à próxima fase que seria e escola fundamental, deixam para trás a identidade do ser humano existente na educação infantil

No entanto, a corrente pedagógica adotada é apenas um item. que das as coordenadas para a sala de aula, e que dentro desta sala de aula, sempre pode haver o imprevisível.

Para os pais, na hora da escolha, a coordenação pedagógica deve informá-los qual é a corrente adotada pela escola, e cabe aos pais decidir qual será a melhor opção para o seu filho.

Podemos enumerar algumas correntes e dissertar sobre elas, seus pontos de vista e atitudes predominantes.

Corrente Construtivista: inspirado nas idéias de Jean Piaget o ensinamento não é transmitido do professor para o aluno, e sim o próprio aluno que constrói o seu conhecimento, através de diversas hipóteses e da solução de problemas.

A prioridade desta corrente, é que o aluno adquira autonomia, pois assim poderá adquirir conhecimento.

As disciplinas são trabalhadas com a proximidade do aluno, utilizando-se vários recursos como a música, o teatro, etc.

Esta corrente não utiliza provas para se medir o aprendizado, pois o aluno vai adquirindo o seu conhecimento gradativamente.

Esta corrente é usada no Brasil e em países ocidentais, porém existem controvérsias quanto a sua utilização, na nossa realidade atual.,como a falta de estrutura,número de alunos por sala, etc.

Segundo Emília Ferrero, a criança pode se alfabetizar sozinha, desde que o ambiente seja propício e favorável a isto.

Na corrente construtivista, existem muitos brinquedos, projetos, situações-problema, valorização do raciocínio do aluno, e as suas idéias.

Corrente Montessoriana: criada pela pedagoga Maria Montessori, esta corrente valoriza a educação pelos sentidos e também pelo movimento, pra estimular concentração e percepção sensório-motoras das crianças.

Método da ênfase, de que a criança tem infinitas potencialidades.

O método diz que nem a educação, tampouco a vida, deveriam se limitar as conquistas materiais.

As escolas que adotam esta linha incentivam seus alunos a desenvolver responsabilidade e autoconfiança, levando-se em conta a personalidade de cada criança.

Os alunos são inseridos em jogos, atividades lúdicas, que os levam para a área da arte e da música.

Os professores que trabalham com esta linha, guiam seus alunos, orientando as dificuldades de cada um, fazendo com que o aluno tenha autoconfiança.

Corrente Waldorf: valoriza o pensar, o sentido e o querer.,fazendo com que o ser humano de sentido e direção a sua vida, por ele próprio.

O ensinamento é dividido em ciclos de sete em sete anos, ou seja, dos 0 até os 07 anos, é dado ênfase no desenvolvimento psicomotor, fase que não inclui o processo de alfabetização.

Dos sete aos quatorze, trabalham a alfabetização, os sentimentos para que os alunos tenham maturidade. Existe apenas um professor, ou tutor para todas as matérias, sendo que o tutor, será sempre uma referência para o aluno.

Dos quatorze aos vinte e um anos, exercita-se o pensamento, e as matérias são divididas em épocas, por exemplo, fica-se por duas semanas ministrando-se aula de uma só matéria.

Também nesta fase, encontramos os professores específicos por matéria, mas o tutor continua.

A avaliação é feita através das atividades diárias, e o progresso dos alunos é detalhado em um boletim descritivo.

Corrente Tradicional: originou-se no século XVIII, com objetivo de universalizar o acesso das pessoas ao conhecimento.

Este método possui certa resistência em aceitar mudanças e inovações.

Nele a formação de um aluno depende do nível de conhecimento e informação que o mesmo adquiri durante o aprendizado.

O aluno fica em segundo lugar para agir, atuar ou reagir, pois as aulas são expositivas, teóricas, com atividades voltadas para memorização.

O professor lidera o processo educativo, transmitindo informações, e os alunos são elementos passivos em sala de aula.

As avaliações são feitas através de provas, que medem o nível de conhecimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com