TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cup Cake

Artigo: Projeto Cup Cake. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. A decisão por uma franquia exige do franqueador e do franqueado bastante conhecimento empresarial e certo garantias entre as partes. É preciso uma grande disposição de negociação, até se concluir pela assinatura do contrato definitivo. Para escolha de uma franquia devem ser avaliados em conjunto, todos os aspectos técnicos do Plano de Negócio, a maturidade e força da marca, a ética e respeito de padronização da rede, o potencial do negócio frente ao mercado; a adaptação à cultura local e regional; o nível de rentabilidade comparativo, e, principalmente, a confiabilidade entre as partes, evitando futuras decepções. Este estudo tem por objetivo mostrar o processo de se tornar um franqueado, bem como seus aspectos legais e financeiros.

Palavras-chave: Franchising, processo de abertura, contratos.

OBJETIVO

Elaborar um plano de negócio para implantação de uma Franquia no ramo alimentício realizando pesquisa de campo, pesquisando os concorrentes em potencial e seus pontos fortes e viabilizando um orçamento de investimento inicial para abertura do negócio.

JUSTIFICATIVA

A escolha do tema vai de encontro às atividades propostas em sala de aula para melhor desenvolvimento do raciocínio logico, nos instruído para o bom uso das praticas contábeis.

O trabalho a ser desenvolvido trata de uma pesquisa que objetiva apresentar resultados importantes a qualquer que se mostre interessado na abertura de seu empreendimento.

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Proposta para a elaboração de um plano de negócio para constituição de uma franquia para industrialização e comercialização de alimentos. Utilizou-se o método de pesquisa de campo, onde através de entrevista com franqueado possuidor de ampla experiência na área de abertura de empresas, recolhemos importantes informações para o desenvolvimento deste projeto. Levantaram-se questões relativas às formalidades para constituição da empresa.

Será demonstrada toda a estrutura do plano de negócio para o devido funcionamento, foram identificamos questões referentes à gestão, as atividades técnicas de acordo com a lei 8.955/1994, os recursos humanos e espaço físico e equipamentos necessários ao funcionamento da empresa.

A escolha dessa atividade deveu-se pelo conhecimento técnico que esta sendo adquirido pelos sócios por se tratar da área de atuação que esta sendo estudada.

O objetivo principal é à formação de uma empresa com foco especifico, para isso buscou-se conhecimentos acerca dos processos de efetivação do negócio, sendo eles: procedimento para constituição de empresa no ramo de franquias, espaço físico e equipamentos necessários para instalação do empreendimento, layout que melhor apresenta-se o negocio, abordagens acerca das questões administrativas, de recursos humanos e demais questões relativas a comercialização de alimentos.

1.1. Conceito do Negocio

A franquia é uma modalidade de negócio que envolve a distribuição de produtos ou serviços. Mediante condições estabelecidas em contrato, o franqueador concede e transfere para o franqueado: marca; tecnologia; consultoria operacional; e produtos ou serviços.

O franchising é um método seguro para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento e ainda representam, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.

Para LEITE (1991:27), o conceito inicial de franquia retoma o tempo da idade média, quando se adotava o feudalismo na Europa, onde as cidades - estado e a Igreja confundiam-se na pessoa do seu líder. À época se estabeleceram algumas cidades 'francas', ou seja, cidades livres de pagamentos de taxas/impostos ao poder central e/ou à Igreja, seus comerciantes tinham direito ao livre comércio de bens e serviços.

Há, porém, outras versões, como DIUANA (2000) que afirma que o sistema de franquias surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Mas, no século XIX, nos Estados Unidos, a Singer Sewing Machine Company já concedia o direito de comercialização de seus produtos a comerciantes independentes. Depois, já no século XX, a General Motors e a Coca-Cola passaram a adotar o Sistema. A finalidade da primeira era expandir sua rede de distribuidores e, da segunda, o engarrafamento de seus produtos.

O ramo da franquia vem ganhando cada dia mais espaço no mercado devido ser um modelo de negocio com uma base estruturada que proporciona um retorno financeiro a curto prazo.

No Brasil este modelo vem numa crescente desde 1980 quando a moeda se tornou forte no mercado e os brasileiros começaram a empreender vendo uma grande oportunidade de crescimento partindo do principio de que investir num negocio que já possui um nome consolidado no mercado, diminuindo assim os riscos.

1.2. Mercado de Atuação

As franquias de alimentação apresentaram o segundo maior faturamento do franchising em 2012, registrando R$ 20 bilhões e um avanço de 17,6% em faturamento, em relação a 2011. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de alimentação é um dos mais pujantes e consolidados do mercado de franquias, além de ser primeiro colocado em número de unidades, com mais de 500 marcas. Nos shoppings centers, as praças de alimentação são formadas em 80% por franquias de alimentos.

Escolher uma franquia para produzir e comercializar Cupcakes é visto como uma excelente oportunidade de negocio, visto que o doce tem conquistado o paladar brasileiro.

A ideia foi oferecer à Jundiaí um novo conceito de loja, e trazer constantemente produtos inovadores. Além disso, lançar constantemente novidades feitas com ingredientes e combinações exclusivas e brasileiras.

1.3. Visão, Missão e Valores

Missão – Industrializar e comercializar produtos com qualidade e sabor incomparável.

Visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com