TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto DIDÁTICO

Projeto de pesquisa: Projeto DIDÁTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DIDÁTICO

1- Idade das crianças.

Crianças de 4 e 5 anos.

2- Características desenvolvidas das crianças – como elas são? O que fazem? O que já sabem fazer?

Estimular a observação, a organização, a criação e ludicidade. Elas já sabem pintar com e sem pincel, contar, recortar, colar, amarrar, dobrar e encaixar.

3- Tema do projeto – assunto que será tratado.

Reciclagem e transformação.

O assunto proposto será reciclar o lixo (papel, papelão, plástico e metal limpo). Transformar lixo (sucata) em brinquedos lúdicos e objetos diversos.

4- Objetivo geral do projeto.

O objetivo geral do projeto será o de estimular a criança a aprender a praticar o consumo consciente de alimentos industrializados que demandam embalagens específicas, que após o consumo dos mesmos seriam descartados em lixo comum e consequentemente colaborando para a poluição e degradação do meio ambiente. Com a reciclagem de alguns materiais pode-se criar outros objetos úteis e desenvolver as habilidades artísticas e lógica nas crianças, como por exemplo: carrinhos, trenzinho, jogo de boliche, chocalho, bolsinhas, pipas, porta lápis,flores com vaso, animaizinhos, etc.

5- Objetivos específicos interdisciplinares – escolha um objetivo para cada linguagem que será trabalhada (artes, matemática, linguagem oral e escrita, movimento, música) e pense em como trabalhar o tema em cada uma dessas áreas.

Artes

Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.

Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem da colagem, da pintura, dos recortes e da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Matemática

Estabelecer relação com grafia numérica e quantidade, resolvendo situações problemas do cotidiano. Reconhecendo situações problemas do cotidiano. Reconhecer e identificar as cores. Utilizar a contagem oral em diversas situações. Começar a aprender a fazer relações de proporções e tamanho.

Linguagem oral e escrita

Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por vários gêneros orais e escritos participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir estórias de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.

Movimento

Manusear diferentes materiais e objetos utilizando os movimentos de preensão, encaixe, lançamento e toda a coordenação motora exigida para cada etapa de criação.

Conhecer gradativamente os limites e potencialidades do seu corpo, explorando diferentes qualidades como velocidade, força, flexibilidade, resistência, espaço, etc.

6- Conteúdos – conhecimento contido nos objetivos específicos.

Artes:

Explorar diferentes tipos de materiais e técnicas diversas. (colar, recortar, selecionar, amarrar, encaixar, etc.)

Visualizar diferentes obras de arte, através de fotos e imagens de livros e internet.

Desenvolver relação de confiança com a própria produção e exploração de sua criatividade e ludicidade.

Aprender produzir brinquedos e objetos personalizados.

Matemática:

Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais). Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis e classificação dos mesmos. Estudo de numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças. Quando e quais dias da semana acontecem à coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola.

A princípio, este projeto apenas fará uso de materiais feito de papel, papelão, plástico e metal limpo, por questões de segurança para as crianças (para que não se machuquem durante o processo de produção) apenas será solicitado que ela recolha em casa, com a ajuda de um adulto, materiais de uso comum tipo: caixa de leite (papelão), latinha vazia de molho de tomate com tampa (metal não cortante), garrafa pet com tampa (plástico), caixa de embalagem de ovos e caixinha de creme dental, linhas de algodão e barbante.

Linguagem oral e escrita:

Interpretação oral, escrita e através de desenhos e livros.

Livros: “Turma do Utilixo” da autoria de Nely A. Guernelli Nucci, edições Paulinas.

“O menino e o muro” – poluição visual e higiene ambiental

da autora, Sonia Junqueira.

Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem coleta de materiais.

Reprodução oral de textos em situações diversas. (feito pelo monitor ou professor)

Registros e descrições de objetos, lugares e pessoas, através de recortes e colagens de figuras.

Movimento:

Recorte de papelão, plástico. Colagem de papel em plástico, papel colorido em papelão. Pintura com guache em papel e metal (latinhas)

7- Estratégias – apresente uma estratégia para cada objetivo ou explique por que uma estratégia atinge mais do que um objetivo.

A estratégia inicial será o estímulo na conscientização da necessidade da reciclagem, porém de forma mais lúdica e criativa, explicar que além de podermos recolher e separar os materiais recicláveis, também pode-se transformar determinados materiais que iriam para a reciclagem em objetos novos; mais especificamente construir brinquedos personalizados de acordo com a escolha e preferência de cada criança.

Dentro do processo total de produção de brinquedos a criança terá a capacidade de praticar sua ludicidade inata.

8-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com