TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Criação De Uma Empresa

Artigo: Projeto De Criação De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  6.971 Palavras (28 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 28

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 14

2 DESENVOLVIMENTO 15

2.1 Dicas sobre Consultas Prévias 15

2.1.1 Dados da Contabilidade Empresarial e Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Financeira 16

2.1.1.1 Tributação 17

2.1.1.1.1 Livros Contábeis e Fiscais 26

2.1.1.1.2 Demonstrações Contábeis 29

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 34

3.1 EXEMPLO DE TABELA 34

3.2 EXEMPLO DE QUADRO 35

4 PROPONDO A CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA....................................................36

5 CONCLUSÃO 48

REFERÊNCIAS 49

1 INTRODUÇÃO

Pesquisando a atividade e propondo a criação de uma Empresa, esse foi o tema escolhido, a escolha do primeiro negócio.

O ramo escolhido foi o Comércio varejista de materiais de construção em geral, a abertura de uma Sociedade Empresária Ltda, onde a sociedade é composta por dois ou mais sócios e que trabalha no comércio.

Tendo como tipo de participação, o sócio-administrador, aquele que efetivamente desempenha funções dentro da empresa e é responsável pela administração da mesma. Recebe “pró-labore”, assina e responde legalmente pela Pessoa Jurídica (Empresa). Todos os sócios podem ser administtradores ou não. No caso de nenhuma dos sócios desempenharem esta função, um terceiro deverá ser nomeado Administrador, sendo que o Contrato Social deverá prever esta situação.

O capital social é a primeira fonte de recursos da empresa em moeda corrente. É o valor que a empresa utilizou para iniciar suas atividades e enfrentar suas primeiras despesas, como compra de equipamentos, matéria-prima, instalações, divulgação, etc.

Será visto também no decorrer desse trabalho, a importância de sua tributação, os livros fiscais, encargos trabalhistas, livros contábeis, bem como suas demonstrações.

2 DESENVOLVIMENTO

Com a evolução da humanidade, começaram-se as trocas, ou escambos, entre as pessoas, essas trocas foram evoluindo e surgiram os comerciantes, que passaram a fazer suas negociações em diversas regiões, porém já com a mentalidade voltada para a Obtenção do lucro e não pensando somente em permutar mercadorias.

Em uma empresa comercial, onde você adquire uma mercadoria por R$ 500,00, você deverá vendê-la por um valor no mínimo superior a esse, para que assim, possa cobrir seu custo de aquisição e ainda lhe restar lucro.

As empresas que são bem administradas tendem a manter-se firmes e resistentes frente à economia mundial.

2.1 dicas sobre cONSULTAS PRÉVIAS

Antes de inciar a abertura de uma empresa, devemos consultar a situação dos sócios, pesquisar o nome da futura empresa, pedir o boletim informativo do imóvel onde o negócio irá funcionar, consultar licenças necessárias, enfim, tomar uma série de providências para não travar o processo de abertura do empreendimento.

É bom lembrar que a partir da abertura, o seu negócio vai precisar manter em dia os tributos e obrigações. Algumas atividades exigem licenças e registros especiais e específicos (Ambiental, Saúde Municipal ou Estadual, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, etc.). Checar o Novo Código Civil – que proíbe de manter sociedade entre pessoas casadas pelos regimes de Comunhão Universal de Bens ou Separação Obrigatória de Bens – também é importante. Portanto, ter o acompanhamento de um profissional de Contabilidade é uma medida segura e eficiente para o bom andamento do negócio e para a correta definição do tipo de empresa e melhor forma de tributação.

2.1.1 DADOS DA CONTABILIDADE EMPRESARIAL E DIFERENÇA ENTRE A CONTABILIDADE GERENCIAL E FINANCEIRA

O planejamento é o processo formal que conduz a administrção da entidade a a companhar as mudanças ocorridas no desenvolvimento de suas atividades e a rever as metas já estabelecidas. As entidades que contam com a possibidade de prever, com algum grau de certeza, os acontecimentos futuros, podem melhor utilizar os recursos disponíveis, levando a organização a níveis maiores de eficiência e eficácia. Buscando alternativas que visem à maximização dos resultados da empresa e, consequentemente, a criação de valor para os sócios. Uma empresa deve escolher sua estratégia de negócio. Deve concentrar-se em iniciativas que reduzem custos.

Onde a contabilidade gerencial e financeira têm diferentes objetivos, mas que levam para o mesmo caminho que é o de transmitir informações que ajudaram nas decisões da empresa. A contabilidade gerencial mede e relata informações financeiras e não-financeiras que ajudam os administradores a tomar decisões para alcançar os objetivos de uma organização. Os administradores usam essas informações para escolher, comunicar e implementar a estratégia. Utilizam-nas também para coordenar o projeto do produto e as decisões de comercialização. Sendo que a contabilidade financeira refere-se à informação contábil desenvolvida para o uso de pessoas e entidades fora da organização, tais como acionistas,investidores, bancos, governo, clientes e fornecedores e a sociedade (Horngren et al, 2002). É o processo de produzir relatórios financeiros para constituintes externos, delimitado por padrões, convenções, autoridades fiscais e exigências dos auditores independentes (Atkinson et al, 2001). As informações da contabilidade financeira são destinadas ao uso do público externo, conforme mencionado, e as informações da contabilidade gerencial são voltadas exclusivamente para o público interno da organização.

A análise de rentabilidade de produtos, mercadorias ou serviços é vital para a continuidade das empresas. Muitas vezes, a rentabilidade é apurada pela própria contabilidade gerencial utilizando-se de informações provenientes da contabilidade financeira e contabilidade de custos. Dados apurados na formação de preços de venda, cálculo da margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança das empresas são fundamentais para analisar se um produto é rentável ou não. Padoveze (2006, p. 348).

2.1.1.1 TRIBUTAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com