TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Empresas

Dissertações: Projeto De Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  3.263 Palavras (14 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 14

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Atividade Avaliativa: ATPS

Apresentado ao Curso Superior

Tecnologia em Processos Gerenciais da

Universidade Anhanguera UNIDERP,

Como requisito para a avaliação da

Disciplina Contabilidade Básica

para a obtenção e Atribuição

de nota da Atividade Avaliativa.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO......................................................................................................................4

2-CONCEITOS ........................................................................................................................5

2.1-Oque é contabilidade?

2.2-Quais os objetivos da contabilidade?

2.3-Quem são os usuários da contabilidade?

2.4-Porque a contabilidade é importante para toda empresa?

3-PATRIMÔNIO................................................................................................................10

3.1-Bens

3.2-Direitos

3.3-Obrigações

3.4-Balanço Patrimonial

3.5-Exercício de Balanço Patrimonial

4-DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) ...............................13

5-CONSIDERAÇÕES............................................................................................................17

6-REFERÊNCIAS ..................................................................................................................18

1-INTRODUÇÃO

A evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado, principalmente deestudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-se como uma ciência de vital importância para o desenvolvimento da sociedade.

Com a característica de uma ciência social aplicada, a contabilidade deve evoluir de acordo com as necessidades de informações demandadas pelos seus usuários. Para cumprir esta missão, ela deve buscar continuadamente ser um sistema de informações que atenda as mais variadas necessidades e interesses de seus usuários. Para isso, a contabilidade, em sua forma mais atual, subdivide-se nas seguintes áreas: financeira, gerencial, de custos, social e ambiental. Também atua fortemente na área de controladoria para suprir uma necessidade específica de controle e informações que podem ser utilizados tanto por pequenos negócios como por grandes corporações mundiais.

Neste sentido, objetiva-se com o presente estudo descrever a importância da contabilidade (fiscal e escritural) no processo decisório de novos investimentos, bem como na maximizaçãoda gestão financeira.

É necessário o desenvolvimento de um ambiente contábil pautado pela qualidade e rapidez nas informações contábeis. Assim sendo, a contabilidade deve traduzir, com maior aproximação possível, a realidade contábil e financeira da empresa.

2 - CONCEITOS

2.1- O que é Contabilidade?

O conceito básico de Contabilidade é o de ciência que registra, interpreta e estuda os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, organização ou empresa.

A doutrina oficial brasileira organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade, órgão maior desta ciência no Brasil, diz que a Contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a Economia e a Administração, porém é muito comum alguns autores de outros ramos, inclusive de Economia, Administração ou Direito, rejeitarem essa condição científica, colocando a Contabilidade como sendo uma técnica. Muitas vezes, a Contabilidade aparece também como um ramo da Administração ou da Economia (principalmente da primeira). Inúmeros são os debates entre teóricos contábeis e de outras ciências a cerca da classificação da Contabilidade: se é uma técnica ou ciência; se é um ramo independente do conhecimento tal qual a Administração ou o Direito, ou se é parte destes ou de outros ramos. Ainda sobre o conceito e a classificação da Contabilidade, ela também deve ser vista no enfoque do processo que lhe é inerente: o da produção de informação.

Se considerarmos a Contabilidade como um processo que ocorre dentro das organizações, veremos que ela se apropria de dados oriundos de diversas fontes, processa-os transformando esses dados em informações relevantes para o processo de tomada de decisão. Estas informações são materializadas em relatórios, notadamente os relatórios contábeis e financeiros.

A contabilidade é muito mais do que escriturar e guardar livros comerciais (contábeis), visão tão profundamente arraigada nas pessoas. Esta visão é, até hoje materializada na expressão guarda-livros (nome dado aos contadores até algum tempo atrás). Hoje, o Contador é muito mais que um guarda-livros , ele é o profissional habilitado para coletar, registrar, analisar e oferecer informações a respeito do patrimônio das entidades para que os responsáveis pela gestão da entidade tenham em mãos subsídios para tomarem decisões melhores e acertadas, surgindo um novo conceito de Contabilidade:

Contabilidade é a ciência da coleta, registro, interpretação e análise de informações sobre o patrimônio das entidades com a finalidade de oferecer subsídios ao processo de tomada de decisão.

2.2- Quais os objetivos da Contabilidade?

A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com