TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Estágio

Artigo: Projeto De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

1-Introdução

A prática de estágio é uma oportunidade singular por propiciar ao educando articular o conhecimento adquirido ao longo do curso com a prática pedagógica propriamente dita. Além de proporcionar ao acadêmico vivenciar a docência, o estágio é um momento importante por permitir ao educando propor intervenções no processo de aprendizagem- ensino a partir do conhecimento e convicções adquiridas ao logo do curso.

Este projeto de estágio será desenvolvido na Escola Municipal Disneylândia, situada no município de Nazaré.

Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem.

Brincando e jogando, a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional e social, tais afetividade, o hábito de permanecer concentrada e outras habilidades perceptuais e/ou psicomotoras, pois brincando, a criança torna-se operativa (AGUIAR, 1998).

Nas sociedades de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois é o individuo a unidade básica de mudança. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Este trabalho irá mostrar o quanto o “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, tornar evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso e muitas outras questões sobre a relação do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

Kishimoto (2001) em sua obra "Jogo, Brinquedo, Brincadeira, e a Educação" apresenta o uso do brinquedo e do jogo educativo com fins pedagógicos, nos remetendo à relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil, trabalhando o cognitivo, afetivo, físico e social da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com