TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensão à Comunidade Aula Tema 3 Autodesenvolvimento

Trabalho Universitário: Projeto De Extensão à Comunidade Aula Tema 3 Autodesenvolvimento. Pesquise 797.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  1.564 Visualizações

Página 1 de 2

Competências Profissionais Pedagógicas

Passo 1: Leia esse relato e imagine tal cena:

“A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola é pequena, ela pediu a contribuição das crianças para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de Alice, mãe de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, já que a maioria das crianças daquela turma ainda não sabia ler.” (Fonte: ENADE 2008 – Pedagogia)

Passo 2: Em aproximadamente dez linhas, elabore um texto que:

a. Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta da Professora Renata para Alice.

Apesar de as crianças no primeiro ano, que estão iniciando sua alfabetização e ainda não possuem o domínio do sistema da escrita ou uma leitura de forma fluente, já trazem de casa um conhecimento prévio referente à linguagem e a escrita, cabe ao professor aproveitar e trabalhar este conhecimento tornando o processo de aquisição da leitura e escrita significativa. Não basta apenas representar ou decodificar códigos, trata-se de um processo interno, ou seja, as crianças adquiriram o domínio da leitura e escrito quando atribui sentido ou significado ao que está fazendo. Não basta apenas alfabetizar é preciso alfabetizar letrando, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita (soares, 1998, p. 47), sendo assim, apresentar texto que fazem sentido e trazem significados a crianças, como jornais, revistas, gibis, receitas, etc., que fazem parte de sua prática social despertando o prazer e o interesse das mesmas pela leitura e escrita.

b. Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

O fato da persistência do analfabetismo funcional, muitas vezes presentes nas escolas é a falta da prática ou compreensão dos professores referente alfabetização e letramento no processo de aquisição da leitura e escrita, em que a maioria das escolas ainda vive numa visão de que alfabetizar é apenas decifrar e representar códigos da escrita são apresentadas as crianças atividades com simples repetição de silabas ou o que o professor fala, não envolvendo o processo subjetivo dos alunos. Cabe ao professor avaliar sua prática e repensar seus conceitos sobre o ensinar a ler e escrever, transformando o processo de aquisição do sistema alfabético de forma que atribua significado as crianças a partir do que as mesmas atribuem sentido, despertando assim o prazer e o interesse pela leitura e escrita.

Referencias

Livro PLT 567

Leitura Texto – Resumo do AVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com