TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar II Aula-tema 03: Brinquedoteca - Visão Histórica, Definições, Tipos E Objetivos

Artigos Científicos: Projeto Multidisciplinar II Aula-tema 03: Brinquedoteca - Visão Histórica, Definições, Tipos E Objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Multidisciplinar II

Aula-tema 03: Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos

Passo 1: Em no máximo 15 linhas, caracterize o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma escola de educação infantil.

Na educação infantil é muito importante que tenha um espaço para brinquedoteca escolar, ela constitui num espaço significativo para que a criança consiga desenvolver diversas atividades, o lugar deverá ser amplo, criativo com vários brinquedos, a criança precisa se sentir bem no local aonde ela vai brincar, o lúdico é uma forma de desenvolver, os conhecimentos a criatividade com jogos, músicas e danças ritmadas.

E assim conseguimos educar, ensinar com uma maneira de se interagir se divertir uns com os outros, nos aspectos físicos, social, emocional e intelectual.

Nessa fase a criança tem facilidade de aprender, e temos que ficar atento a esses estímulos, não podemos deixar de ensinar e sempre interagir, brincar para não se perder a vontade de está sempre aprendendo o novo.

Vygostsky (1991) afirma que o comportamento de uma criança, em relação ao brinquedo, não é apenas simbólico. A criança realiza seus desejos enquanto a realidade e suas experiências vêem á tona. Oliveira, discutindo a temática, afirma que “no brinquedo a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado”. (Oliveira, 1993 p.47).

A Brincadoteca tem um papel muito importante na vida das crianças é nas brincadeiras que ela consegue desenvolver sua coordenação motora, habilidades de raciocínio lógico e sua inteligência e com isso ela se aceita melhor e consegue organizar a relações emocionais e estabelecer um convívio social.

Passo 2: Caracterize, em no máximo 15 linhas, acrescentando ao que foi escrito no Passo 1, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade.

A Brinquedoteca infantil, não é muito diferente de uma brincadoteca instalada em uma Faculdade, o que se defere uma da outra é que na Faculdade o espaço é mais organizado como se fosse uma biblioteca organizada com brinquedos e matérias pedagógicos auxiliando assim na formação de educadores, é um lugar aonde serve para aulas práticas das disciplinas de pedagogia.

Algumas são abertas para a comunidade mais carente para que os profissionais atuem no comportamento e aprende com as diferenças de todas as crianças.

A brincadoteca é um espaço de prática pedagógica para uma metodologia lúdica, onde os jogos, os brinquedos e as brincadeiras é instrumento durante o processo de ensino, assim a criança consegue construir a realidade a partir da sua vivência lúdica e através da estrutura pedagógica que são aprendidos diferentes conteúdo escolar.

É nesse espaço que podemos observar-la e conhecê-la de forma mais completa, despertando o sentido de responsabilidade coletiva.

Na brinquedoteca tem que ser orientada por uma visão ambientalista, para reutilizá-la com matérias recicláveis, neste aspecto é importante desenvolver varias utilização de matérias considerado sucata, como construção e confecção de brinquedos tradicionais, sonoros e com regras.

Neste trabalho não como o pedagógico temos que resgatar muitos brinquedos que não fazem mais parte do cotidiano das crianças devido aos avanços tecnológico.

Passo 3: Acrescentando ao que já foi escrito nos Passos 1 e 2, caracterize, em no máximo 15 linhas, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em um hospital.

A Brincadoteca Hospitalar é um espaço aonde se destina para o desenvolvimento da criatividade da criança ou do jovem com brinquedos.

Nesse espaço a criança pode ter contato com outras crianças, assim consegue expressar seus sentimentos junto com os médicos e seus familiares.

Com isso a criança não perde seu referencial de poder brincar mesmo estando dentro de um hospital, conseguindo amenizar sua ansiedade e angústia, não deixando que a televisão tome conta do papel da recreação, não se esquecendo de deixar ligada nos programas infantis.

Com isso a criança esquece onde esta, nos momentos lúdicos é fundamental psicomotora hospitalar, auxiliando nas adaptações favorecendo a internação do paciente, é muito importante a companhia de uma pessoa da família aonde ela pode ter melhoria da saúde da criança.

O brincar é uma necessidade natural da criança. Nesse sentido vários autores, os quais defendem visões diferenciadas, mas, porém com o mesmo objetivo tendo atividades lúdicas, para conhecimento físico, social e mental do individuo.

Para Piaget (Apud NICOLAU,1987 p. 49), “[...] a criança é um ser dinâmico que a todo o momento interage com a realidade, fazendo com que construa estruturas mentais organizadas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com