TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensão A Comunidade

Trabalho Universitário: Projeto De Extensão A Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Comparando o filme e o texto lido, pode-se dizer que o analfabetismo no Brasil, ou melhor, no mundo é verdadeiramente uma situação bem complexa.

O filme é uma trama que começa a se desenrolar causando certo ardor, ou, aos mais puritanos, um constrangimento visível: ancora-se em demasiadas cenas de nudez e sexo entre o jovem Michael Berg (David Cross) e a balzaquiana Hanna Shimitz, vivida pela atriz Kate Winslet. Até certo ponto, podia se entender, fazendo um trocadilho com o título do filme, que se tratava de “leitura corporal”. Em dado momento, surgem os aspectos literários e linguísticos, que permeiam a trama até uma de suas cenas derradeiras.

Kate incorporou até o último fio de cabelo a austeridade que cabia a uma alemã participativa do Nazismo, pois ela não teria sido nazista por escolha; foi levada a tal ato, a princípio, enlevada pela ingenuidade, pela carência de um saber básico, essencial, que era o da leitura e da escrita.

O que uma pessoa é levada a fazer quando sofre a precariedade do ensino, ou mesmo sofre com a falta de oportunidades para alcançar o conhecimento trivial? No Brasil é decorrente, nos períodos de eleições, a quantidade de pessoas manipuladas em seu principal ato de cidadania. Manipuladas por desconhecerem, muitas vezes, as questões éticas, e, sobretudo, por não saberem assinar o próprio nome. Um indivíduo como este, incauto, se negaria a receber qualquer auxílio advindo de um político? Seria ele capaz de desacreditar em alguma promessa, construída por um homem mais instruído e malicioso.

Hoje com tanta tecnologia ainda assim é bem complicado dizermos o que é certo ou errado, compararmos uns dos outros, por que se formos analisarmos muitos continuam analfabetos por escolha, enquanto outros buscam sempre uma melhora para se evoluírem com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com