TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensão A Comunidade

Ensaios: Projeto De Extensão A Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações, que serve como um instrumento significativo para a prática em sala de aula. O estágio supervisionado possui um papel de grande importância na formação inicial do professor e pedagogo por promover vivências diversificadas no âmbito escolar. Através da observação é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novos sentimentos, valores, papeis sociais e costumes. A aproximação da realidade possibilitada pelo Estágio Supervisionado e a pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usando para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividades praticas. Essa etapa educativa tão importante e marcante na vida de nossas crianças exige que seja atendida por profissionais com a devida formação, instrumentalização e paixão pelo trabalho que realizam. A ação educativa passa a ser a procura do conhecimento interno dos mecanismos de funcionamento de cada ser. Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento de cada geração.

II- Atividades Desenvolvida durante o Estágio Supervisionado-

Ensino Fundamental ll

1- OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO

A escola escolhida para a realização do estágio no ensino fundamental l foi o Céu Pêra Marmelo, localizada à Rua Pêra Marmelo, 226 Perus-São Paulo-SP.

As observações ocorreram durante o período vespertino, totalizando 100 horas. A turma disponibilizada para estágio foi à do 5°ano A. O nível socioeconômico desta comunidade escolar é de classe média- baixa e a maior parte dos alunos são moradores do bairro e arredores. A instituição é de pequeno porte e atualmente conta com dezessete professores atuando diariamente. A escola possui uma boa infraestrutura em relação ao prédio e seu espaço externo. Recentemente reformada o prédio apresenta características de novo, todos os ambientes possuem identificação facilitando o direcionamento de quem chega à instituição. As observações ocorreram em dois espaços distintos: a sala de aula e a sala de teatro. A sala de aula tem o espaço adequado ao numero de crianças, é grande, arejada e muito bem iluminada. Seus móveis e utensílios estão muito bem conservados, a sala possui cortinas novas nas janelas, ventiladores de teto, quadro novo e amplo. A sala conta ainda com murais com número, numeral e quantidade correspondente em desenhos. Há também um calendário bem vistoso onde os números são móveis adequando-se a cada mês, e neste calendário há espaço para colocar a condição meteorológica do dia, sol, chuva, nublado, frio, quente, etc. A parede tem vários murais com informações de conteúdos já estudados e que agora servem de apoio para fixar estas informações. A sala de aula tem um espaço bem amplo, de formato retangular acomoda confortavelmente a mobília necessária. A sala possui mesas, cadeiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com