TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensão Universitária

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Extensão Universitária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  2.916 Palavras (12 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância.

Polo Tenir

Aluno:

Leandro Proença RA: 411431

Ederley Parecido Figueredo RA:425431

Fabiana Gonçalves Rolon RA:407060

Jorciney da Silva Maciel RA:425312

Conceito de Comportamento Organizacional nas Relações Dentro das Organizações

Comportamento Organizacional.

Professora. EAD.

Ma. Yaeko Ozaki

1º semestre letivo / 2013

Introdução

As organizações exercem um papel agradável na vida das pessoas, pois alteram os seus comportamentos e influenciam nos objetivos e motivos dos indivíduos em várias organizações, ou em grupos¸ podendo assim aumentar a produtividade. O comportamento organizacional se caracteriza pelo poder de enfrentar as pressões sociais, culturais, econômicas, tecnológicas e políticas.

O comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano identificando as ações e atitudes do indivíduo, de grupos no meio organizacional. Assim incentiva meios para conquistar a produtividade, reduzir o absenteísmo e o turnover ( virada, renovação, reversão) além de promover a cidadania organizacional. Além de focar em comportamentos que são observáveis e atitudes interiores como perceber¸ pensar¸ e decidir. Estuda o comportamento das pessoas que compõem grupos e seus impactos, pois os grupos e organizações adotam comportamentos diferentes dos indivíduos.

O homem atual quer encontrar o seu autoconhecimento¸ por isso procura se conhecer melhor, tanto a si mesmo ou aos outros com os quais convivem. E assim se cria o comportamento organizacional, que tem como objetivo explicar¸ prever e controlar o comportamento organizacional do indivíduo no meio laboral.

Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.

A seguir veremos a Importância das organizações no mundo moderno. As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano. Pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias.Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Capítulo 1

Comportamento organizacional /visão sistêmica/mudanças.

1. Conceito de CO. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.

2. Propósitos As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações.

Sistema Aberto

A continuidade, a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de uma organização estão na sua capacidade de interagir com o ambiente em que está inserida. A organização sofre influência externa, e influencia o ambiente em que faz parte, conforme o seu poder de: negociação, de pesquisa e desenvolvimento econômico, etc. Muitas das influências externas não podem ser previstas ou controladas.

Sob o enfoque da teoria dos sistemas, as organizações caracterizam-se como um sistema aberto e dinâmico, onde o sistema é visto como um conjunto de elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções.

Segundo Pereira In: Castelli (1999), como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.

Sistema Fechado

Existe uma palavra chamada Entropia negativa: tendência negativa que os sistemas fechados têm de se desorganizar e cair ao longo do tempo. Sistema fechado está isolado do meio ambiente.

São os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado, também não o influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção exata do termo.

Capítulo 2

Os efeitos da inovação para as organizações sejam elas mudanças radicais, pequenas melhorias ou adaptações — resultam na aplicação do desenvolvimento científico e tecnológico (em qualquer área do conhecimento) nas organizações.

Segundo Marcos Paulo e Jose Ribeiro ambos os supervisores de serviços de uma determinada empresa, inovação para eles significa:

● Criatividade e geração de idéias.

● Desenvolver novos projetos e novos métodos de produção.

Forma de trabalhar/organizar a gestão considerando as conclusões obtidas nas duas etapas:

Não trabalhe mais horas só porque não consegue ter o trabalho pronto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com