TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensão à Comunidade

Artigos Científicos: Projeto De Extensão à Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto de Extensão à Comunidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutora HELOISA DE OLIVEIRA PRADO.

Anhanguera Educacional

2014

Introdução

Quando olhamos pessoas saudáveis, bem apresentável, vemos um fator positivo, ao mesmo tempo quando olhamos para pessoas desnutridas, com a saúde comprometida percebemos que algo está errado. O interessante é que há algo errado em as duas hipóteses. Dentro do conceito de O Tripé da Sustentabilidade, um desenvolvimento sustentável está fundamentado na economia, meio ambiente e no social, sendo que qualquer pessoa pode ser afetada por ações de uma organização, observamos que há que não está totalmente ligada a este tripé. Falamos de pegadas ecológicas, na intenção de levar as pessoas a questionarem o quanto estão usando de recursos naturais para manter seu estilo de vida, mas há uma necessidade de rever a importância do consumo, ou seja, até onde é necessário o consumo, pois este afeta os recursos naturais, o nosso meio ambiente.

Hoje fala- se em Empreendedorismo Sustentável, principalmente voltada ao meio rural, considerando que é a parte mais produtiva do país e que sustentam a economia do país, no entanto para que se haja esse Empreendedorismo e Sustentabilidade, precisa-se trabalhar com alunos e comunidades os saberes na área da educação ambiental com ênfase de que as mudanças começam em nossos quintais. Que depois que se aprende associando valores, as ferramentas de preservação ao meio ambienta e a vida, já estão presentes, juntamente com as tecnologias e a globalização, que hoje podem ajudar a fazer a diferença.

Objetivos do projeto

Despertar o interesse e a sensibilidade das crianças para observar a natureza e suas transformações com e sem a interferência do homem; oportunizar que interajam e percebam formas de vida presentes no meio ambiente e tornem-se sujeitos ativos nessas aprendizagens; desenvolver a expressão oral e a iniciativa de arriscar-se no processo de ensino e aprendizagem; Ampliar sua compreensão sobre a natureza que a cerca e as resposta que ela nos dá; auxiliar na sua formação para o exercício da cidadania.

Realizar uma pesquisa baseando-nos nas metodologias bem sucedidas de educação ambiental através das atividades lúdicas, e na inter-relação entre pesquisa e educação.

Público-alvo

Crianças com idade de 3 anos

Proposta de ação do projeto

Será desenvolvida uma série de Atividades de Educação ambiental. A realização se daria pela inclusão da “Semana da Educação Ambiental” uma vez ao ano pelo período de uma semana. Foi desenvolvido um roteiro de atividades com quatro temas propostos, sendo um para cada dia; O projeto inclui visitas monitoradas para a assimilação prática, atividades artísticas, orais, leituras e recursos audiovisuais.

Será utilizado no próprio ambiente escolar e em alguns momentos haverá visitas externas para os seguintes destinos: Aterro Sanitário de Anápolis; Parque da Criança, Jardim Zoológico de Goiânia e Parque JK.

Cronograma estimado

Cronograma: 29/06/14 a 10/12/14

Com início em vinte e nove de junho de dois mil e quatorze, em reunião com os pais de alunos e comunidade local, proprietários de terra da região, onde haverá a apresentação do projeto, No mês de julho sertão adquiridas as mudas em parcerias com Emater e viveiro.

No mês de agosto haverá uma palestra com um representante do Sindicato Rural, sobre O Meio Ambiente e sua Preservação, após entrega de mudas a serem doadas a comunidade escolar e local, assinando um termo de adesão.

Serão agendadas as visitas de acompanhamento e aulas práticas conforme a disponibilidade dos responsáveis pela adoção. Neste momento as crianças estarão indo na condução escolar para visitarem juntamente com responsáveis pelo projeto, que serão durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

No mês de dezembro, encerramento do projeto, será agendado o replantio de mudas ao redor das nascentes locais , após a aquisição de mudas, bem como a disponibilidade dos representantes capacitados para orientação dos plantios das mudas. Será desenvolvida esta ação com toda a comunidade e alunos.

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Dia 29

Dia 27

Dia 06

Dia 10

Dia 19

Dia 23

Dia 30

Dia 10

29/06/14 _ Apresentação do Projeto Aldeia Global para a comunidade escolar e local, proprietários de terras da região e assinatura do termo de adesão ao projeto.

27/07/14 _ Aquisição das mudas com a Embater e o Viveiro da Prefeitura Municipal de Anápolis.

06/08/14 _ Entrega das mudas para a comunidade escolar e local e agendamento das visitas aos polos.

10/09/14 _ Coleta de sementes na comunidade local, em comemoração ao dia da árvore 21/09 e abertura da campanha de coleta de sementes de todas as espécies, para serem doados ao viveiro de onde recebemos as mudas.

19/10/14 _ Aula de campo, visita a uma família para verem a muda que foi plantada e estudar sobre esta ao ar livre, como forma de piquenique.

23/11/14_ Encerramento da campanha de coleta de sementes e premiações de 1º,2º e 3º lugar.

30/11/14 Entrega de sementes ao Viveiro.

10/12/12_ Ação Global II, reflorestamento município de Anápolis e encerramento do projeto, com data a ser mudada, conforme a necessidade de chuva.

Recursos necessários para realizaçã

-Cartazes

-Câmera

- Cento e vinte e cinco mudas de árvores diversas.

- Condução para visitas aos polos e viveiros.

-Frutos de variados espécies para lanches.

-Cola colorida, cartolina, EVA, massa para modelar, tesouras, papel cartão.

- Professores de apoio.

-Conteúdo das matrizes PCNs.

- Parceiros para desenvolvimento do projeto, Emater, Viveiros, Prefeitura Municipal e outros.

-Contrato de adoção e adesão ao projeto.

Resultados esperados

O professor espera acompanha o desenvolvimento da criança no seu cotidiano, identificando se a criança está atingindo os objetivos esperados para esta determinada atividade como: o reconhecimento linguagem oral através dos procedimentos citados anteriormente, da interatividade com outras crianças e com o grupo, da percepção do meio e da capacidade do relacionamento dos objetos que o rodeiam com as suas formas e cores. Conscientizar tanto a comunidade quanto os alunos na conservação e manutenção do meio ambiente.

Considerações finais

Retomada dos objetivos da proposta aliada a uma reflexão já iniciada nos passos 1 e 2 e que aqui deve ser consolidada;

Referências bibliográficas.

<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 10 nov. 2014.

http://www.revistas.usp.br/rfe/article/viewFile/33604/36342

http://www.youtube.com/watch?v=GZgYygq0WnQ em 27/11/2014 as 21:01

Resumo Agenda 21, Conferência das Nações sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, produzida pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil- Rio de Janeiro, março de 1993,reeditada e publicada por: fpc, FUNDAÇÃO PRÓ-CERRADO.

Revista Campo, Ano XIII#198/DEZEMBRO 2011, P.22 A25.

Pereira, Adriana Camargo- Sustentabilidade na pratica: fundamentos, experiências e Habilidades/ Adriana Camargo Pereira, Gibson Zucca da Silva, Maria Elisa Eharhadt Carbonari. Valinhos; Anhanguera Publicações Ltda., 2011.

HERNANDES, Fernando. Transgressão e mudanças em educação. Porto Alegre: Artimed, 1998 – PLT -347

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »