TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Inseminação Artificial

Projeto de pesquisa: Projeto De Inseminação Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

Projeto apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de IMC, no Curso de Zootecnia - Campus Universitário de Pontes e Lacerda - UNEMAT, sob orientação da profa. Ma Marlene Flores de Souza.

Araputanga

2014

SUMARIO

I. INTRODUÇÃO ...........................................................................3

II. OBJETIVO GERAL.....................................................................3

OBJETIVOS ESPECIÍFICOS.....................................................3

III. JUSTIFICATIVA...........................................................................4

IV. LEVANTAMENTO TEÓRICO......................................................4

V. METODOLOGIA..........................................................................5

VI. RESULTADOS ESPERADOS.....................................................6

VII. CRONOGRAMA..........................................................................6

VIII. CRONOGRAMA DE DESPESAS................................................7

IX. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................8

I. INTRODUÇÃO

A Inseminação Artificial é um método muito prático e muito econômico para o produtor, pois aumenta as chances do pequeno produtor melhorar seu rebanho, sem ter de investir na compra de animais melhores e muito caros. Aumenta a utilidade do animal, com o aumento de descendentes de um só reprodutor, essa técnica já vem sento praticada alguns anos.

Esta técnica foi utilizada pela primeira vez no ano de 1332, em equinos, pelos árabes. Mas a história registra como marco inicial da inseminação artificial, no ano de 1779, quando o monge italiano de nome Lazaro Spallanzani demonstrou pela primeira vez ser possível a fecundação de uma fêmea sem o contato com o macho, ele colheu sêmen de um cachorro através da excitação mecânica e aplicou em uma cadela no cio, a qual veio a parir três filhotes em apenas 62 dias. Em Tangará da Serra-MT a utilização da inseminação artificial é pequena, porém existe alguns produtores que utilizam esta técnica, sendo produtores de gado de corte e produtores de leite que já começaram a buscar esta forma para melhorar rapidamente a genética dos rebanhos.

II. OBJETIVO GERAL

 Diminuir as falhas constantes da inseminação artificial, para que não ocorra prejuízos e gastos relevantes com seu rebanho;

 Divulgar através de palestras os resultados obtidos.

OBJETIVO ESPECIFICO

 Proporcionar ao proprietário da Fazenda Olhos D’água condiçoes para que não ocorra falhas no processo de inseminação artificial.

 Melhorar a genética dos rebanhos, aumentando assim, a reprodução, onde o proprietário obterá lucros.

 Diminuir os prejuízos causados pelas falhas e os gastos em materiais e técnicos.

III. JUSTIFICATIVA

Este projeto justifica-se pela necessidade de melhorar a inseminação artificial na fazenda Olhos D’água, com métodos mais eficientes e inadequados, buscando assim, melhoria no rebanho com sucesso e qualidade.

IV. LEVANTAMENTO TEÓRICO

Segundo o médico veterinário Rafael Herrera Alvarez(2011), a inseminação artificial promove melhorias nos sistemas de produção de bovinos, tanto de corte como de leite, não só pela incorporação de material genético de alta qualidade nos rebanhos, mas também pelas exigências, de ordem zootécnica, requeridas para sua implantação. Através de uma pesquisa o autor concluiu um programa de inseminação artificial em bovinos para os pequenos produtores da região de Piracicaba, SP, o qual deixou algumas lições sobre os potenciais ganhos decorrentes da transferência dessa tecnologia aos rebanhos de pequenos produtores. Este processo teve como objetivo a difusão, por meio da IA (Inseminação artificial), de material genético superior aos rebanhos bovinos de pequenos produtores da região de Piracicaba. Teve duas etapas fundamentais neste processo: a primeira etapa consistiu no levantamento de dados de 51 propriedades candidatas, com até 100 animais, envolvendo aspectos relacionados com o estado sanitário, tipo de produção, grupamento genético, bem como condições de pastagens, uso do solo, disponibilidade de alimentos, etc. Nessa etapa, foram realizadas visitas quinzenais às propriedades pelos técnicos envolvidos no projeto e realizados exames sanitários dos rebanhos visando identificar aqueles que apresentavam problemas com doenças que afetam a reprodução dos animais. Os produtores com rebanhos afetados foram orientados a adotar medidas corretivas para cada situação. No final dessa etapa, 30 propriedades, distribuídas em oito municípios da região, foram consideradas adequadas para dar início à segunda etapa, isto é: a implementação do programa de IA nos rebanhos desses produtores. Portanto Rafael afirma que no projeto realizado aproximadamente 83% das inseminações foram realizadas com data programada, dados prévios indicam que aproximadamente 80% dos animais tem o cio de forma regular cada 21 dias, mas muito das vezes o cio passa de forma despercebida para o técnico experiente.

V. METODOLOGIA

Para desenvolver essa técnica de inseminação artificial na fazenda Olhos D’água devemos antes da ( IA) verificar se a vaca está no cio, essa verificação é de estrema importância para o sucesso do procedimento. É necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com