TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervençao

Monografias: Projeto De Intervençao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

2013

Introdução:

Este trabalho apresenta um relatório de intervenção que tem como proposta resolver problemas sociais das pessoas que fazem uso do aterro sanitário Ilha das Flores como meio de adquirir alimentos para o próprio sustento e de suas famílias.

O relatório apresenta sugestão de melhoria para as famílias preservando a sua integridade moral e física, revertendo o lixo que antes era uma fonte de alimento humano para uma forma de renda e trabalho.

O trabalho trata o problema através de pequenas etapas que são essências para o sucesso deste projeto e ainda assim propõe que os usuários sejam tratados com sensibilidade e respeito.

Ilha das Flores é um local na cidade de Porto Alegre destinada ao deposito de lixo onde as pessoas ficaram esquecidas e por todo lado vê-se apenas miséria e exclusão social. Como é feito na maioria as grandes cidades, os lixões são recolhidos e levados para esse deposito que ironicamente é chamado ilha das flores, a desigualdade, a exclusão social, o preconceito econômico, a pobreza, a fome e a miséria está fortemente presente no dia-a-dia destas pessoas e são reflexos da ausência de políticas publicas para solucionar os problemas deste povo. Com tanta miséria, torna-se quase impossível tomar um destino diferente ou não passar essa herança para os seus filhos, essa política econômica social perversa que trata cidadão como lixo, matam seus sonhos e qualquer expectativa de vida digna faz com que serem humanos se sinta tão alienados em sua própria essência que chegam ao ponto de competir naturalmente seu alimento com porcos que neste sistema parece ter mais valia que os humanos.

Baseando-se no sofrimento destas famílias e pensando em devolvê-los a sua dignidade e vida social, amenizando desta forma o sofrimento desenvolvemos o projeto da ONG denominada Resgate das Flores, esta será composta por médico, assistentes sociais, voluntários e outros profissionais para cadastrar as famílias que vivem em condições subumanas no aterro Ilha das Flores.

O trabalho da ONG será da seguinte forma:

1. Cadastrar todos os moradores que fazem uso do lixo como forma de subsistência.

2. Os cadastrados receberam ajuda financeira como forma de incentivá-los neste inicio de projeto.

3. O trabalho consistirá na separação entre o lixo orgânico e reciclável aplicando inclusive técnicas para a reciclagem dos materiais.

4. Campanhas para conscientizar a população sobre a coleta seletiva que irá facilitar o trabalho dos catadores organizados.

5. O espaço contará inicialmente com a presença de um médico para avaliar possíveis contaminações advindas do período anterior ao qual foram expostas sem nenhuma forma de proteção individual contra agentes biológicos, físicos e químicos.

6. O total adquirido com o beneficiamento dos materiais, doações e ajuda do governo será revestido para o aluguel do espaço, pagamento de contas como água e luz e folha de pagamento de funcionários.

7. Todos os cadastrados terão ainda a obrigação de manter os filhos na escola apresentando periodicamente atestados que comprove a sua permanência durante todo o período letivo.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com