TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção

Dissertações: Projeto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE INTERVENÇÃO Estágio II

1 DADOS DA INSTITUIÇÃO:

Centro de Atenção Psicossocial Afro Carlos Stefanini Bautista

Rua Geraldo José de Almeida N°2580

Jardim Modelo, Rondonópolis, MT.

CEP. 78.700.000, Telefone: (66) 3411-5090

Jeovana Maria Cardoso

Pedagoga/Coordenadora da unidade

O CAPS/AD tem por finalidade a redução de danos, promover a integração, recuperação, reduzir a exclusão social e inserir no núcleo familiar e social, através de técnicos especializados, atuando com métodos e técnicas adequadas aos dependentes químicos e alcoolíticos. Seu público alvo é dependentes químicos, alcoolíticos e tabagistas, no qual são atendidas na unidade do CAPS/AD, onde conta com várias salas para as oficinas terapêuticas, e artesanato, refeitório, sala dos técnicos, cozinha, banheiros, sala da coordenação e pátio para exercícios físicos e recreação. e finalidade da Instituição: atividades, público-alvo,

2 DADOS DO PROJETO:

2.1 Título do Projeto

O Papel da Família e do Assistente Social em Relação ao Dependente Químico.

2.2 - Local de desenvolvimento das atividades

As atividades vão ser desenvolvidas na unidade do CAPS/AD, mais precisamente nas salas onde são realizadas as oficinas terapêuticas.

2.3 - Área de abrangência ( Ex: região, bairro, cidade)

O CAPS/AD tem sua área de abrangência em toda região da grande vila operária e está localizado à Rua Geraldo José de Almeida N° 2580 Jardim Modelo, Rondonópolis – MT.

3 Problema Diagnosticado

A desistência do paciente ao tratamento.

4. Objetivos

4.1 - Geral

Contribuir para a percepção do usuário sobre a importância do tratamento psicossocial.

4.2 Objetivos Específicos

● Trabalhar a importância do tratamento psicossocial;

● Estimular a autoestima dos pacientes;

● Contribuir para que o dependente de substancias entorpecente se reconheça como cidadão de direitos.

5 Justificativa

O CAPS/AD presta serviço a dependentes químicos, alcóolicos, tabagistas ou ambas as substancias. Sendo assim o Serviço Social faz parte do desenvolvimento deste conceituado e extraordinário trabalho, tendo como direcionamento do profissional a assistente social.

O Serviço Social tem papel abrangente e indispensável na instituição, pois através do mesmo que possibilita o conhecimento social do paciente em tratamento, o profissional tem toda uma visão holística deste ser histórico, sendo assim realiza o trabalho social através de acolhimento, grupo terapêutico, dinâmicas e visitas domiciliares.

As visitas ocorrem quando o paciente distancia do tratamento por algum problema, seja ele recaída, desmotivação ou demais problemas ocasionados no cotidiano. Através da mesma é possível demonstrar o quanto o paciente é importante para o CAPS/AD deixando-o motivado a retornar ao ambiente, também para realizar análise do socioeconômico, haja vista que dependendo da situação econômica do paciente o mesmo terá direito a vale transporte para realizar o tratamento.

Vale proferir que os profissionais do CAPS/AD usufruem do sistema de rede, ou seja, um depende do outro para dar continuidade ao atendimento de forma qualificada. É uma instituição pública que aspira meios financeiros do poder público, que cogita com pessoas dependentes de substancias entorpecentes, almejo desenvolver um projeto interventivo com os usuários.

O projeto proporcionará para o meu enriquecimento enquanto futura assistente social, pois me colocarei à disposição dos orientadores e supervisores do estágio para que for necessário para desenvolvimento do mesmo.

Este projeto se faz importante porque a minha proposta procura a conscientização, a mobilização e o despertar dos dependentes químicos em relação à droga, aceitar que a dependência química é uma doença e que necessitam de apoio para cura-la, ou pelo menos reduzi-la. É preciso através das oficinas terapêuticas e palestras incentiva-los a progredir no tratamento, devolvendo-lhes a autoestima e mostrando que apesar de tudo, os usuários devem e tem direitos de terem de volta o seu lugar na sociedade e no seio familiar.

6. Público Alvo/Beneficiário

Usuários participantes da oficina terapêutica do CAPS/AD.

7 - Descrição do espaço físico e dos equipamentos necessários para o Desenvolvimento das atividades.

Será realizada em uma sala ampla e bem arejada, com várias janelas, ventiladores, mesa e várias cadeiras e bem iluminada.

7.1 Relação de Atividades e data de execução (Gráfico de Gantt).

Pesquisa Data → 21/05/2012

Elaboração do Projeto Data → 08/06/2012

Execução do Projeto Data → 18 à 22/06/2012

Relatório Final Data → 29/06/2012

8. Parceiros Técnicos/Financeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com