TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção

Monografias: Projeto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE INTERVENÇÃO

A REINTEGRAÇÃO DO VINCULO FAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADOR DO VÍRUS HIV POSITIVO.

SITIO AGAR: (LAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORAS DO VÍRUS HIV POSITIVO OU AFASTADOS DE SUAS FAMÍLIAS).

SÃO PAULO – 2014

PROJETO DE INTERVENÇÃO

A REINTEGRAÇÃO DO VINCULO FAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADOR DO VÍRUS HIV POSITIVO.

SITIO AGAR: (LAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORAS DO VÍRUS HIV POSITIVO OU AFASTADOS DE SUAS FAMÍLIAS).

SÃO PAULO - 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. RESUMO 5

3. JUSTIFICATIVA 3

4. OBJETIVO GERAL 3

5. OBJETIVO ESPECÍFICO 3

6. METAS 3

7. PÚBLICO-ALVO 3

8. METODOLOGIA 3

9. PLANO DE AÇÃO 3

10. CRONOGRAMA 3

11. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 3

12. QUADRO DE CUSTOS 3

13. CONSIDERAÇÕES FINAIS 3

14. REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

A matéria prima do trabalho do assistente social é a questão social em suas múltiplas manifestações, tais como: pobreza, violência, falta de educação, relações de gênero e etc, essas situações são vivenciadas pelos indivíduos sociais em suas relações sócias cotidianas. Essas questões são abordadas pelo assistente social, que tem como um dos maiores desafios profissional lidar com várias situações e particularidades diferentes sem perder sua identidade. (Iamamoto,2006,pag.100,106).

Este trabalho tem como objetivo reintegrar crianças e adolescente com vírus do HIV ao vínculo familiar é com essa questão social que iremos desenvolver esse projeto de intervenção na instituição Sitio Agar, pois além da importância da presença da família no desenvolvimento dessas crianças e adolescente, a recuperação do vínculo familiar é um direito garantindo conforme descrito no artigo 92 do estatuto da criança e do adolescente (ECA). As entidades que desenvolvam programas de abrigo deverão adotar os seguintes princípios:

I - preservação dos vínculos familiares;

II – integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem.

Além do ECA, no artigo 6º da constituição federal também está previsto alguns direitos sócias que incluem á proteção da criança ao adolescente . E temos também a Politica Nacional de assistência social (PNAS) que tem como objetivo justamente assegurar as ações que tenha centralidade na família e que garantam a convivência familiar e comunitária.

Podemos dizer que mesmo com a existência de politicas sócias e leis que garantam direitos para essas crianças e adolescentes, ainda assim é necessário que o assistente social desenvolva ações de intervenção para de fato garantir todos os direitos, pois vivemos em uma sociedade com características neoliberal com uma visão conservadora, e para o estado é interessante que a sociedade permaneça da forma que está, que não tenha plena ciência dos seus direitos, pois o estado instituiu politicas sócias para criar demanda de consumo e não decorrente das necessidades da população.

2. RESUMO

O Sitio Agar é um lar de crianças e adolescente HIV positivo ou afastado das suas famílias, e está localizado na cidade de Cajamar, na Rua Corumbataí, nº630, Polvilho, São Paulo, sua finalidade é garantir a qualidade de vida e inclusão social como cidadãos de direitos, e oferecer assistência integral a criança e ao adolescente portador do vírus HIV em situação de risco. A complexa falta de conhecimento sobre o vírus do HIV na sociedade Brasileira revela que o preconceito em relação às pessoas que adquiriram o vírus é grande, até mesmo por seus familiares. E o serviço social é chamado para intervir utilizando políticas de inclusão para emancipação dos sujeitos. O presente projeto de intervenção é resultado de uma pesquisa de campo e da reflexão sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com