TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção

Monografias: Projeto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

Aula 10. Projeto de Intervenção.

Definição de projeto de intervenção profissional

1. Primeiro, vamos ver o que é um projeto de intervenção profissional aos olhos de Baptista (2000):

2. Projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. É a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões.

3.

4. Constitui-se da proposição de produção de algum bem ou serviço, com emprego de técnicas determinadas, com objetivo de obter resultados definidos em um determinado período de tempo e de acordo com um determinado limite de recursos (p. 101).

5. Neste sentido, devemos redigir um projeto que seja factível, que seja possível de realizar.

6. Por exemplo: se os recursos humanos disponíveis se referirem a um grupo de profissionais composto de três pessoas, então preciso escrever um projeto que seja possível de realização com o grupo existente.

7. A delimitação de uma intervenção ou ação profissional requer planejamento da ação, para aumentar a qualidade dos serviços prestados, bem como garantir o alcance dos objetivos propostos.

8. Sendo assim, é muito importante saber com quem podemos contar para o projeto (recursos humamos); com quanto podemos contar (recursos financeiros); e com o que podemos contar (recursos materiais).]

9. Levantamento das demandas

10. Para Vasconcelos (1997, p. 145), o levantamento das demandas apresentadas ao Serviço Social leva o profissional à elucidação de várias questões, tais como:

11. Quem são os usuários? De onde vêm? Em que condições vivem?

12. Que demanda(s) apresenta(m)? Que clareza tem dela(s)? Como visualizam dentre suas necessidades e prioridades?

13. Por que buscam o serviço com esta demanda?

14. Com que expectativas apresentam sua(s) demanda(s)?

15. Que visão têm do serviço que procuram?

16. O que o serviço tem a oferecer diante das demandas apresentadas?

17. Os usuários mostram-se disponíveis para a proposta que o serviço lhes faz?

18. O serviço tem condições de atender suas demandas? Até que ponto?

19. Elabore uma redação sobre o projeto de intervenção.

20. É apenas um exercício para incentivar a reflexão sobre as possíveis ações a serem implantadas.

21.

22. Escreva sobre as ações em que considera importante investir, e aponte justificativas para tal implantação, ou seja, por que é importante investir na ação X, quais são os dados da realidade que demandam a ação X, e quais os resultados esperados a partir da implantação da ação X.

23. Vamos elaborar uma redação sobre a população atendida pelo Serviço Social. Propomos a elaboração de uma redação com no mínimo quinze linhas, registrando sua opinião e reflexão sobre a condição de vida da população atendida.

24.

25. Aponte também como o Serviço Social contribui para a emancipação e participação política, cultural e econômica desta. Ao final, apresente a supervisora de campo para promover uma discussão sobre o tema.

26.

27. A partir desta atividade, procure refletir sobre as possíveis ações que o Serviço Social poderá oferecer, considerando o contexto institucional.

28. Escreva sobre uma proposta de intervenção, buscando iniciar o processo de reflexão sobre possíveis ações – de acordo com as necessidade e demandas da população usuária.

29.

30. Descreva o objetivo geral e específicos, os instrumentos de trabalho para alcançá-los e com quem (recursos humanos) e com que (recursos materiais) poderá contar para implantar o possível projeto.

31.

32. Ao final, apresente para a supervisora de campo para avaliar a viabilidade, porque nem sempre boas ideias podem ser implantadas naquele momento ou contexto.

33. Início do processo de redação do projeto

34. É fundamental entender que esta aula visa incentivar a elaboração de um projeto de intervenção profissional, considerando as devidas orientações teórico-metodológicas.

35. Isso significa que esta aula é o início do processo de redação do projeto de intervenção, ou seja, é preciso iniciar a redação e apresentar sua reflexão organizada para a supervisora de campo do estágio supervisionado.

36. Aproximações para análise da situação

37. Prosseguindo no estudo de Baptista (2000, p. 31), o autor assevera que, ao assumir a decisão de planejar, o movimento de reflexão-decisão-ação-reflexão que caracteriza o processo realiza, concomitantemente, as seguintes aproximações:

38. Construção/reconstrução do objeto

39. Estudo de situação

40. Definição de objetivos para a ação

41. Os objetivos expressam a intencionalidade da ação planejada, direcionado para algo não alcançado até então, registrando os resultados esperados.

42.

43. As diferentes aproximações para a análise da situação proposta por Baptista (2000) configuram os diversos espaços do problema que precisam de intervenção.

44. Questionamentos do projeto de intervenção

45. O projeto de intervenção deve responder aos seguintes questionamentos:

46. Qual o objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com