TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção De Dança

Artigo: Projeto De Intervenção De Dança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  1.469 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução.

O homem se gesticula e movimenta de maneira expressiva, e suas expressões demonstram emoções e sentimentos, damos a este ato o nome de dança (FAHLBUSCH, 1990)

Na educação atual busca-se o tempo todo novas estratégias capazes de garantir uma educação de qualidade, tendo em vista atender as necessidades do corpo e mediar o desenvolvimento sociocultural dos alunos desde as séries iniciais, introduzir a dança na escola é como se fosse um segundo jeito de alfabetizar, e como afirma Atte Mabel Bottelli (2005), "É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez", diante desse comentário percebesse a importância da inserção da dança nas escolas.

O site e.educacional afirma que a dança á maior fonte de expressão do ser humano, e que na escola funciona de forma pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, a dança ainda em concordância com o site está relacionada com a estética e a arte, já que transita pelas duas áreas e trabalha não só os movimentos como também sentimentos e emoções, de acordo com o contexto em que foi inserida. A dança abre um grande leque de possibilidades para que o professor trabalhe com seus alunos, algumas delas são:

 A diferença entre gêneros — meninos e meninas têm comportamentos diferentes que podem ser facilmente notados e trabalhados por meio da dança.

 O domínio corporal e a ritmicidade — o dançarino tem um domínio lógico espaço/temporal bastante desenvolvido. Assim, dominar ritmos pode contribuir para as ações do cotidiano, auxiliando em atividades do dia-a-dia.

 A diversidade cultural e os variados estilos — de região para região, o estilo de dança varia bastante, pois na cultura brasileira existem várias culturas regionais que são formadas de acordo com o modo de vida de seus habitantes.

Em anuência como o site educacional, diante de tantas possibilidades de trabalho com a temática dança, o professor deve ficar atento para que sua aula ou projeto não fuja do contexto educativo e acabe tomando rumos contrários ao da aprendizagem, reforçando aspectos não interessantes existentes nesta área, cabe ao professor também despertar em seus educandos o senso crítico para que saibam distinguir tais aspectos.

.

Justificativa.

Por razões historicamente determinadas a educação escolar tem privilegiado valores intelectuais em relação a valores corporais. Giffoni (1973, p.15), afirma que os problemas educacionais "(...) quase sempre são considerados pelo lado intelectual, constituindo uma das faltas da educação". Bèrge (1988, p.24) também concorda quando utiliza a metáfora "(...) O cérebro se empanturra, enquanto o corpo permanece esfomeado.” com a intenção de extinguir tais pensamentos este projeto tem como intuito desenvolver um trabalho interdisciplinar na Escola Municipal De São Geraldo, baseado na temática Dança através desta ação poder ampliar os conhecimentos em torno de cada data temática da escola. Em um primeiro momento iremos trabalhar a cultura negra, em virtude do dia vinte de novembro, em que se comemora o dia da consciência negra, que é a data comemorativa mais próxima no calendário escolar, a partir deste ponto, com a dança introduziremos informações da tradição deste povo aos alunos da unidade de ensino envolvida no projeto, de acordo com Garaudy (1980), Desde a origem das sociedades, é pelas danças e pelos cantos que o homem se afirma como membro de uma comunidade que o transcende.

Considerando que grande parte destes alunos possui laços com a cultura negra, este projeto auxiliará em um resgate cultural de um de seus maiores hábitos: a dança. Através dela os alunos terão a chance de conhecer e quem saber ver presencialmente pela primeira vez um pouco da raiz de sua cultura, o site do Ministério Publico Federal, nos esclarece um pouco do que constitui essa parte dançante da cultura negra:

 O jongo

É uma dança de origem africana. O jongo permitia que os escravos se comunicassem de forma que os senhores e capatazes não compreendessem aquilo que falavam. Por meio dessa dança contavam suas tristezas e sofrimentos.

 A roda de capoeira

Desenvolvida no Brasil por escravos africanos, é uma forma de expressão cultural que mistura dança, luta, música, jogo.Nela são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas. Os capoeiristas ficam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira.

 Samba de roda

É um gênero musical de tradição afro-brasileira. É tocado com pandeiros, atabaques, berimbaus, chocalho e viola.

 Maracatu

É um dos ritmos de tradição africana, que hoje é difundido em todo o nordeste brasileiro, especialmente, nas cidades de Recife e Olinda. É caracterizado principalmente pela percussão forte, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da nação negra.

 Maculelê

É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira, é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a capoeira e frevo.

Tal projeto de intervenção busca ainda apresentar aos alunos os benefícios causados pelo movimento corporal ativo e aprimorar a expressão corporal a partir da dança. Introduzir as crianças introspectivas a um ambiente mais interativo e social, pois como afirma a revista digital Nova Escola, Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Pereira et al (2001, p.61) afirma que"(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade."

Desse modo este projeto de intervenção visa contribuir de maneira positiva com a escola em questão, trazendo os benefícios acarretados pela dança para o dia a dia das crianças e ainda enriquecer seus conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com