TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE DE BIODIESEL PRÉ PROJETO – O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

DE SÃO PAULO

TRANSPORTE DE BIODIESEL

Unidade Campo Limpo

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

DE SÃO PAULO

Tecnologia em Logística – 2 º Semestre – G 13

PROF ª  ORIENTADORA – Nadia

TRANSPORTE DE BIODIESEL

PRÉ PROJETO – O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Unidade Campo Limpo

2013

APRESENTAÇÃO

Há mais de 20 anos, o mundo já discutia a necessidade de preservação ambiental. Nos dias de hoje, vivemos de debate mais amadurecidos e também ampliada, tratando do desenvolvimento sustentável nos seus eixos ambiental, econômico e social. Ou seja, a busca pelo lucro não esta dissociado dos objetivos para um planeta melhor. Mais com a ajuda de todos conseguiremos chega mais longe que se possa imagina. Queremos um AR MAIS LIMPO para respira durante nosso futuro. Fica assim não ta mais. Por isso estaremos realizando um projeto de sustentabilidade, propondo para as empresas melhor melhoria para todos cidadão.

Com O projeto de sustentabilidade que vamos apresenta, é garantir a sustentabilidade ambiental nas pequenas e grandes empresas. O objetivo geral dessa grande correte para que cada dia mais salva o nosso planeta terra, é propor para os funcionários uma vida melhor e saudável. Mais como iremos por em pratica?

Estamos com a idéia de pelo menos 1 á 2 dias da semana, cada funcionário da nossa empresa se  mocolover sem o seu automóvel particular. É um ideal difícil para as pessoas deixa de lado assim o seu meio de transporte, por mais que polui o nosso meio ambiente, mais ajuda muito nas horas que precisamos, como ir ao hospital com mais rapidez, mais iremos tenta.

E esse dia iremos chama o dia “AR MAIS LIMPO PARA TODOS “ .

Os funcionários iria utilizar bicicletas (alem de esta ajudando no meio ambiente, estará ao mesmo tempo fazendo exercício físicos), transportes públicos ou automóveis com a utilização de biodiesel, que seria utilizado nos transportes das empresas. Dessa forma iremos respira melhor e mostra para o nosso publico que somos capaz de fica pelo menos um dia sem automóvel particular e utilizar menos diesel e mais biodiesel. Propondo uma vida mais saudável para a cidadania.

Mais muita gente ainda tem duvida do que o biodiesel é feito, então vamos tira essa duvida:

O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais ( gordura animal)

Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.

Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo e separado da glicerina( usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.

Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usados na produção do biodiesel como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.

Para que você entenda melhor esse processo, veja como funciona:

As misturas entre o biodiesel e o diesel mineral é conhecida pela letra B, mais o numero que corresponde a quantidade de biodiesel na mistura. Por exemplo se uma mistura tem 5% de biodiesel, é chamada de B5, se tem 20% de biodiesel é B20.

A utilização do biodiesel puro ainda esta sendo testado, se for usado só biodiesel (100%) sem misturar com o diesel mineral, vai se chamar B100.

Para a definição geral desse combustível natural usado em motores diesel, é produzido através de fontes renováveis, que atende as especificação da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

O combustível renovável derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel produzido através de um processo químico que renova a glicerina do óleo.

O combustível composto de mono- alquiles teres de ácidos graxos de cadeia longa, derivado de óleo vegetais ou de gorduras animais e designado B100.

Bicombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna para uso ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outros tipo de energia, que posso substituir parcialmente ou totalmente o combustível de origem fóssil.

Biodiesel é o nome de um combustível alterado de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis.

O biodiesel não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Pode ser usado em motor de ignição a compressão ( diesel) sem necessidade de modificação. O biodiesel é simples de ser usado biodegradável,não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos.

O biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado trans esterificação onde a glicerina é separada da gordura do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres( o nome químico do biodiesel) e glicerina( produto valorizado no mercado de sabões).

A qualidade deve ser produzido seguindo especificações industriais restritas, a nível internacional tem-se a ASTM D6 751. Nos  EUA, o biodiesel é o único combustível alternativo a obter completa aprovação no clean ar act de 1990 e autorizado pela agência ambiental  americana EPA ( environmental protection agency) para venda e distribuição.

Os óleos vegetais puros não estão autoziados a serem utilizados como óleos combustíveis.

Também pode ser usado puro ou em mistura com o óleo diesel em qualquer proporção. Tem aplicação singular quando em mistura com o óleo diesel de ultrapassa o teor de enxofre, porque confere a este, melhores características de lubricidade.

É visto como uma alternativa excelente o uso dos ésteres em adição de 5 a 8% para reconstituir essa lubricidade.

Mundialmente passou-se a adotar uma nomenclatura bastante apropriada para identificar a concentração do biodiesel na mistura. É o biodiesel Bxx, onde xx é a percentagem em volume do biodiesel, a mistura por exemplo o B2, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 20% e 100% de biodiesel, respectivamente.

A experiência de utilização do biodiesel no mercado de combustível tem se dado em quatro níveis de concentração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com