TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Intervenção Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  2.135 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 OBJETIVOS DO PROJETO 04

2.1 Objetivo geral 04

2.2 Objetivos específicos 04

3 PÚBLICO-ALVO 05

4 JUSTIFICATIVA 06

5 PROPOSTA DE AÇÃO DO PROJETO 08

6 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 09

7 RECURSOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO 10

8 RESULTADOS ESPERADOS 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1 INTRODUÇÃO

Legalmente, no Brasil, as crianças e adolescentes são consideradas prioridade do Estado. A Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 visam atendê-las em plenitude. Estes direitos, em determinadas circunstâncias encontram obstáculos para serem cumpridos em sua plenitude, a hospitalização das crianças e adolescentes por longos períodos, impedem que as mesmas frequentem as salas de aula e acompanhem as atividades referentes ao currículo e planejamento tradicionais.

A criança hospitalizada dificilmente tem direito à educação, lazer, acesso a cultura e outros preceitos necessários à sua formação. O programa Doutores da Alegria, através de suas ações busca levar mais qualidade de vida a este grupo, entretanto, o direito à educação dificilmente é contemplado, pois faltam profissionais especializados neste segmento.

O professor que irá coordenar a proposta pedagógica em classe hospitalar ou em atendimento pedagógico domiciliar deve conhecer a dinâmica e o funcionamento peculiar dessas modalidades, assim como conhecer as técnicas e terapêuticas que dela fazem parte ou as rotinas da enfermaria ou dos serviços ambulatoriais e das estruturas de assistência social citadas anteriormente, quando for o caso (NASCIMENTO et al, 2002, p. 21).

Uma proposta viável a ser trabalhada com crianças e adolescentes, que passam por longos períodos de hospitalização seria a prática da “Pedagogia Hospitalar”. Esta modalidade visa-lhes oferecer não somente os conteúdos pedagógicos, mas também, qualidade de vida, reinseri-los à sociedade e possibilita-lhes compreender que sua situação é momentânea.

O atendimento às crianças hospitalizadas deve ser realizado por profissionais na área de Pedagogia e Psicopedagogia. A fim de que os objetivos do projeto sejam contemplados, é necessário estabelecer uma tríade entre estes profissionais, os hospitais e as instituições educacionais. É importante não interferir na rotina hospitalar da criança, fazendo uso do seu tempo vago para oferecer-lhe uma educação de qualidade, que contemple os aspectos formais e informais do currículo. Quanto às disciplinas, nem sempre será possível ministrá-las em sua totalidade.

2 OBJETIVOS DO PROJETO

2.1 Objetivo geral

Implantar em um hospital da rede pública de saúde o projeto “Pedagogia Hospitalar” visando atender crianças e adolescentes hospitalizados por um longo período e, que se encontram afastados de suas atividades educacionais.

2.2 Objetivos específicos

Dentre os objetivos específicos para a realização deste projeto estão:

1. Escolher profissionais voluntários e capacitados, que possam dispor de seu tempo para trabalhar na unidade hospitalar atendendo às crianças e adolescentes hospitalizados.

2. Trabalhar com os docentes das unidades escolares onde as crianças hospitalizadas estudem, a fim de que os conteúdos pedagógicos lhe sejam repassados.

3. Estabelecer uma rotina pedagógica que se enquadre à rotina do hospital.

4. Buscar trabalhar conteúdos que sejam acessíveis à realidade e a capacidade de aprendizado das crianças, considerando as particularidades de sua doença e tratamento.

3 PÚBLICO-ALVO

O público-alvo são crianças na faixa etária de 5 (cinco) aos 10 (dez) anos, internadas em hospitais da rede pública de saúde, que devido a patologia apresentada ou o período de tempo que requeira a internação as impeça de frequentar a escola regularmente.

4 JUSTIFICATIVA

A pedagogia hospitalar é um recurso utilizado para auxiliar crianças hospitalizadas a se adaptarem ao ambiente hospitalar e não perderem as atividades ministradas na escola em consonância ao currículo formal. A prática da pedagogia hospitalar é relativamente recente em nossa sociedade, e está associada ao cumprimento dos direitos de toda criança ter acesso à educação, principalmente a de nível básica.

Art. 205 – a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988).

No Brasil, a história das classes hospitalares remete a década de cinquenta no Hospital Jesus (Rio de Janeiro) atendendo às crianças com paralisia infantil, cujo tempo de hospitalização era indeterminado. Atualmente existem classes hospitalares espalhadas por todo o país, elas possuem organizações distintas, não seguem o currículo e, se orientem pelas condições dos pacientes hospitalizados.

A classe hospitalar é definida como:

Denomina-se classe hospitalar o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, como tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do atendimento em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção integral à saúde mental (NASCIMENTO et al, 2002, p. 13).

A prática da pedagogia hospitalar ou classes hospitalares deve ser entendida muito mais como um direito do que necessariamente uma política assistencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com