TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA PROJETO DE LITERATURA INFANTIL

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  2.504 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Curso de Pedagogia

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

PROJETO DE LITERATURA INFANTIL

 

Acadêmica:

Gonçalina Farias de Souza RA 1403400

Pimenta Bueno - RO

Maio - 2015

1. JUSTIFICATIVA

A Literatura Brasileira Infantil é um rico mercado cultural, é a base de toda uma geração futura de leitores, consumidores de cultura e profissionais respeitados no mercado. É nos livros que se busca a informação precisa para a formação dos seres humanos e futuros comandantes e agentes culturais do país em que vivemos.

Conforme afirma BAMBERGER (2002)

A leitura favorece a remoção das barreiras educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual e aumenta a possibilidade de normalização de situação pessoal de um individuo.

O hábito de leitura é um do tema de suma importância e trata-se de uma atividade que deve ser estimulada em todos os ambientes sociais, desde a infância, principalmente na escola e na família.

Quando uma criança ainda não está alfabetizada é importante que outras pessoas leiam para ela. Ler para as crianças é uma maneira encontrada para que eles sejam incentivados a ler desde a infância, sendo que o professor tem um papel fundamental neste processo.

Além disso, de forma lúdica, o professor pode aproveitar o texto para desenvolver diferentes conteúdos relacionados ao tema, trabalhando a interdisciplinaridade.

O presente projeto é destinado ao trabalho na Educação Infantil, em turma do Pré I e II, tendo como objetivo incentivar o gosto pela leitura e promover atividades variadas e interessantes, utilizando-os como recursos de desenvolvimento da aprendizagem nos aspectos social, cognitivo, afetivo e motor.

2. SITUAÇÃO PROBLEMA

Com o avanço das tecnologias percebe-se que as crianças têm deixado de lado o hábito da leitura, dando preferência a jogos eletrônicos, videogames, entre outros recursos tecnológicos que fazem parte do dia a dia das crianças.

Por meio de atividades prazerosas e interessantes o professor pode incentivar nas crianças o gosto pela leitura?

3. PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação Infantil, nas turmas do Pré I e II (quatro e cinco anos) da E.M.E.I Sérgio Balbinot, localizada no município de Espigão do Oeste - RO.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral:

Incentivar o gosto pela leitura e promover atividades variadas e interessantes, utilizando-os como recursos de desenvolvimento da aprendizagem nos aspectos social, cognitivo, afetivo e motor.

4.2  Objetivos Específicos:

  • Promover atividades variadas e interessantes;
  • Oferecer atividades de lazer e socialmente educativas;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Despertar a criatividade;
  • Evoluir na leitura e escrita;
  • Interpretar textos e identificar seus personagens;
  • Reproduzir textos através de desenhos;
  • Desenvolver conceitos de respeito, valores morais e éticos, cidadania, solidariedade, preservação da natureza, cuidados com o corpo e com o ambiente, entre outros;
  • Desenvolver habilidades matemáticas como: contagem, relação de quantidade, comparações, noções de tempo e espaço, tamanho, duração, dias da semana, entre outros.

5. EMBASAMENTO TEÓRICO

A literatura infantil está repleta de narrativas e contos maravilhosos que falam a fundo com o universo infantil. Existe um poder mágico das palavras no mundo da escrita, quando a criança lê, mas quando a criança ainda não está alfabetizada, há também um mundo mágico quando ouve também uma história lida ou contada por outra pessoa.

Na infância, mesmo antes de estar alfabetizada é muito importante que os pais ou professores leiam para as crianças. Trata-se de uma atividade interessante, extremamente prazerosa, que promove diferentes aprendizagens nos aspectos cognitivo, social, emocional e afetivo, interferindo assim, de forma positiva, na resolução de sentimentos, no enriquecimento dos vocabulários de ordem psico-motoras, sem deixar de considerar o vinculo afetivo que é formado entre adulto/educador e criança, no momento da leitura. A história infantil torna-se um jogo de inteligência, imaginação, sensibilidade e liberdade.

Mapp & Henderson (2012), dizem que nos primeiros anos de vida a criança:

• Gosta que lhe leiam e gosta de olhar para livros ou palavras e fica deslumbrada com isso;

• Aprende sobre palavras brincando com blocos de letras, olhando para livros de imagens, brincando com letras magnéticas, cantando canções e lendo sinais de trânsito simples ou logotipos em embalagens de produtos alimentares;

• Começa a compreender que os seus próprios pensamentos podem ser transformados em texto, quer seja num papel ou num computador, usando imagens, símbolos e letras;

• Começa a se comportar como um leitor, muitas vezes imita o ato de leitura, como por exemplo, segura num livro ou num leitor eletrônico, ou mexe num mouse de computador e finge que lê;

• Começa a se comportar como um escritor, como por exemplo, segura num lápis, lápis de cor ou marcador e finge que escreve, digita num teclado, faz letras com massa de modelar;

• Usa a memória e imagens para contar uma história/estória;

• É curiosa e faz muitas perguntas sobre o mundo dela.

Além disso, ler para as crianças é uma maneira encontrada para que eles sejam incentivados a ler, a criança está na sua fase inicial é o inicio do seu contato com os livros e sendo estimulado desde cedo, terá chances enormes de ser um leitor fluente na sua vida futura.

Portanto, a prática da leitura deve ser incentivada. Para isto o professor precisa conquistar, envolver o aluno na leitura, fazer com que ele se concentre na leitura e passa a gostar de ouvir a história e consequentemente comece a querer ler.

A literatura é um instrumento de comunicação social e, por isso cumpre também o papel social de transmitir conhecimentos e a cultura de cada comunidade. Por meio da atividade com a leitura de livros infantis pode-se trabalhar de forma prazerosa e contextualizada conceitos de matemática, ludicidade, alfabetização ou natureza e sociedade, tendo como fechamento da história os princípios da Educação Infantil: éticos, políticos ou estéticos, pois a literatura também é repleta de informações acerca do mundo que nos cerca e também sobre as relações humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com