TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção: FORA DEPRESSÃO

Ensaios: Projeto De Intervenção: FORA DEPRESSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  3.865 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO

O CAPSII( Centro de atenção psicossocial), localizado na Rua: Raimundo nascimento nº 165 bairro centauro- Eunapolis – Ba. Atende pessoas com transtornos mentais, maiores de 18 anos de ambos os sexos,o atendimento é de segunda á sexta das 7:00 da manhã ás 17:00 da tarde.

O CAPS II, atende em média 40 usuários intensivos, 50 usuários semi- intensivos e 20 usuários não intensivos é composto por 9 profissionais como assistente social, psicologa, médico psiquiatra, enfermeiro, tecnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, pedagoga, professor de educação fisica, orientador social entre outros.

O projeto “Fora Depressão” é um tema escolhido para um projeto de intervenção no CAPS II Saúde mental ( centro de atençaõ psicossocial de Eunápolis- Ba.

Este projeto tem por objetivo elevar a auto-estima dos usuários, através de um coral que será montado e trabalhado com os usuários do CAPS II, junto com os recursos médicos será trabalhado a música com terapia ocupacional, meditação, muito diálogo, pois uma das coisas que ajuda muito no tratamento da depressão é o diálogo.

Com este coral pretende-se insentivar estes usuários a cantar se interagir entre si e assim se sentirem felizes e independentes.

Há varios tipos de doenças pisicologicas e a depressão é uma delas, a mesma tem sido uma doença que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida sofreu. A depressão caracteriza-se na perca de prazer nas atividades diarias, apatia, alterações cognitivas tipo: diminuição de capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar e de tomar decisões, ocorre alterações no sono mais frequente, a insonia, a perda ou aumento no apetite, redução no interesse sexual, desanimo, tristeza, angustia vontade de se isolar, ficar sozinho.

Através dos conhecimentos adquiridos no estagio II nesta instituição, foi possivel perceber a necessidade de realizar no CAPS II o projeto FORA DEPRESSÃO , momentos de descontraçãos para os usuários através da música, do diálogo e das brincadeiras, enfim, verdadeiramente levar esperança as estas pessoas para que possam superar todos estes transtornos.

JUSTIFICATIVA

Através da analise institucional realizada o projeto vem trazer para os usuários do CAPSII( Centro de atenção psicossocial), momentos de emoção positiva e também para seus familiares com intuito de melhorar o bem estar de cada um por conta dos transtornos mentais e das depressões adquiridos. Pois os mesmos não tem muito lazer, pretendo com este projeto contribuir para o bem estar destes usuários, levar palavras de conforto, alegria, harmonia, paz interação entre eles,elevando a auto- estima e principalmente fazer do ambiente um lugar também prazeroso. Por esse motivo o projeto FORA DEPRESSÃO, procura fazer sua parte, será montado um coral com os usuários, para assim insentiva-los, mostrando á eles que são capazes e serem inseridos na sociedade e serem mas independentes, o preconceito que á, precisa ser quebrado.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Implantar um projeto “FORA DEPRESSÃO” com a implantação um de coral para os usuários do CAPS II.

OBJETIVO ESPECÍFICO

• Envolver os usuários com brincadeiras e dinamicas, quebrando assim a timidez dos usuários.

• Estimular o diálogo entre os usuarios através da música.

• Desenvolver no usuário o ato de lançar fora a depressão com a arte de cantar.

• Desenvolver a auto-estima da alegria,cantando, ouvindo músicas para relaxar a mente e o corpo e a ansiedade consequentimente.

PÚBLICO ALVO

Úsuarios do CAPS II ( Centro de atençaõ psicossocial) da cidade de Eunápolis Ba.

METAS A ATINGIR

Com a implantação deste projeto se consiga a diminuição da depressão dos usuários que pelo menos 80% dos usuários permanecam no projeto com o coral, cantando e sendo felizes, para que assim não exista mas depressão na vida destes usuários, melhorando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com