TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção Pedagógica

Dissertações: Projeto De Intervenção Pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  2.037 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

TEMA: Língua Portuguesa

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Gêneros Textuais (Histórias em Quadrinhos)

PÚBLICO ALVO: Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia se constitui em um trabalho que envolva a Língua Portuguesa, diálogo, linguagem oral e escrita, numa perspectiva de apoiar a aprendizagem dos alunos em relação ao desenvolvimento das noções básicas sobre os diversos tipos e conceitos de textos, e em especial as histórias em quadrinhos do autor Maurício de Sousa.

O presente trabalho tem como finalidade desenvolver e aplicar atividades que estimule a interação, integração e comunicação dos alunos, motivando-os a sentir prazer pela leitura, de uma forma lúdica e criativa através das histórias em quadrinhos. Salienta-se que o objetivo desse projeto é contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos, conscientes, capazes de compreender e interpretar a leitura e a escrita como mecanismo de socialização, do mundo e da realidade.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos alunos um contato com diferentes tipos de gêneros textuais e contribuir para o processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, proporcionando mecanismos facilitadores da compreensão da leitura e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

.Desenvolver atividades criativas e inventivas.

• Resultar a interpretação de texto verbal e não verbal;

• Identificar os elementos constitutivos da história em quadrinhos;

• Desenvolver a competência do leitor (aluno) de compreender os textos e as imagens;

• Estimular o comportamento do aluno;

• Desenvolver a competência oral e escrita;

• Desenvolver o senso crítico;

• Possibilitar o desenvolvimento da competência de interpretação e argumentação;

• Desenvolver a criatividade e imaginação;

• Desenvolver a capacidade de produção do gênero textual HQ e de outros gêneros textuais;

• Preparar o leitor para a decodificação e a apropriação de diferentes linguagens;

• Expressar-se oralmente com clareza através de trocas e relatos de experiências pessoais;

• Propiciar aos educandos a importância do trabalho em grupo e quais devem ser os procedimentos em momentos de conflito.

ABRANGÊNCIA DO TEMA: O projeto será desenvolvido na Escola Estadual Manoel Corrêa Filho, no bairro Planalto, em Divinópolis. A atividade proposta será realizada em duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.

REFERENCIAL TEÓRICO

A inserção dos gêneros textuais no ensino vem mudando a dinâmica da Educação em Língua Portuguesa em nosso país. A importância de se trabalhar a Língua Portuguesa, através de textos e dos gêneros nos quais eles se manifestam, tem sido compreendido pela comunidade escolar e pelas autoridades do sistema de ensino brasileiro; afinal, de acordo com o próprio Plano Curricular Nacional de Língua Portuguesa, todo texto se organiza dentro de um determinado gênero (PCN, 1998 p.23).

Em seu texto, Gêneros textuais: definição e funcionalidade, Marcuschi (2005), nos diz que os gêneros são concebidos como fenômenos históricos profundamente ligados à vida social e cultural dos sujeitos. São flexíveis, dinâmicos e surgem a partir das necessidades dos homens, das atividades socioculturais e das inovações tecnológicas (MARCUSCHI, 2005, p. 22-23), e por isso deve ser ensinado de forma a serem verdadeiramente compreendidos pelos alunos.

Como forma de despertar o interesse pela escrita e pela leitura no ensino de línguas, é importante que o educando tenha contato com os variados tipos de textos e gêneros, e que saibam que estes podem ser organizados de diferentes formas em nossa língua, a depender do que se pretende emitir com o uso dos mesmos.

Os textos organizam-se sempre dentro de certas restrições de natureza temática, composicional e estilística, que os caracterizam como pertencentes a este ou aquele gênero. Desse modo, a noção de gênero, constitutiva do texto, precisa ser tomada como objeto de ensino. Nessa perspectiva, é necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo fato de que textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas (PCN, 1998, p. 23).

Para desenvolver tais interesses, o uso de gêneros textuais como as Histórias em Quadrinhos pode ser fundamental. A história em quadrinhos possibilita ao professor trabalhar as habilidades de leitura e escrita de forma lúdica. Ainda de acordo com estudos realizados e projetos desenvolvidos pelo portal do professor, no site do MEC e pelo site da TV Escola, as histórias em quadrinhos também chamadas de HQs podem contribuir significamente para o desenvolvimento da capacidade de interpretação, análise e reflexão e podem estimular muitos exercícios de linguagem escrita e oral, sendo um excelente incentivo para as criações literárias e artísticas dos alunos.

Pelo trânsito natural de informações essenciais para a convivência social nas histórias em quadrinhos, seja com intencionalidade educativa ou voltada para mero entretenimento, esta linguagem atrativa e amigável realmente tem o poder especial de formar suas próprias comunidades de leitores e aprimorar-lhes as habilidades e competências inerentes à leitura. Assim, se a significação do ato de ler está contida nas vivências cotidianas, a leitura das histórias em quadrinhos eleva os níveis de significação e convivência social inseridos nas leituras, ampliando os conceitos fundamentais de seu ato manifesto (BARI, 2008, p. 118).

No trabalho a ser desenvolvido com os alunos neste processo de ensino-aprendizagem o uso do reconhecido autor de quadrinhos, Maurício de Sousa, com suas histórias, livros, revistas, sites e filmes podem ajudar o aluno a entender os HQs, suas formas e restrições de maneiras ainda mais divertidas. São assim ótimas ferramentas de trabalho para o desenvolvimento de projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com