TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Luminária

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Luminária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  4.670 Palavras (19 Páginas)  •  1.736 Visualizações

Página 1 de 19

PROJETO DE LUMINÁRIA

2012

RELÁTORIO DE LUMINÁRIA

Relatório submetido ao Corpo de Docentes dos componentes curriculares de Fundamentos da Comunicação, Eletrotécnica e Mecânica do Centro Tecnológico de Mecatrônica, como parte dos requisitos.

Orientadores: Prof. Cláudio Morais, Prof. Jeferson Oliveira e Prof. Marcos Lorandi.

RESUMO

Este trabalho aborda o desenvolvimento de uma luminária portátil criada pelo grupo formado por: Lucas da Silva, Matheus Benedetti e Vinícius Grzeça, com as especificações técnicas dadas pela Situação Problematizadora. Para a realização deste projeto foram utilizadas aulas de Fundamentos da Comunicação, Fundamentos da Eletrotécnica e Fundamentos da Mecânica. Para o desenvolvimento da luminária portátil foi necessário conhecer conteúdos de Fundamentos da Eletrotécnica como lei de ohm para projetar o circuito onde foram usados resistores, leds, um potenciômetro e um ldr para a realização de um teste, Fundamentos da Mecânica para projetar toda a parte mecânica da luminária e sua estética e Fundamentos da Comunicação para a realização de todo o relatório.

Palavras-chaves: luminária, lei de ohm, led, potenciômetro e interruptor.

Áreas de conhecimento: Fundamentos da Mecânica, Fundamentos da Eletrotécnica, Fundamentos da Comunicação, Cálculo e Física.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 OBJETIVOS 5

2 JUSTIFICATIVA 6

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7

3.1 Definição da luminária 7

3.2 Lei de ohm 7

3.3 Tensão elétrica 8

3.4Resistência elétrica 9

3.4.1Resistividade elétrica 9

3.4.2Resistores 9

3.4.3Resistências variáveis 10

3.5 Potenciômetro 10

3.6 Led 11

3.7 Funcionamento de uma chave liga e desliga 12

3.8 Potência Elétrica 13

3.8.1 Potência Elétrica Dissipada 13

4 DESCRIÇÃO DO PROJETO 15

4.1 Descrição da luminária. 15

4.2 Esquema elétrico do circuito 15

4.2.1 Lista de componentes 16

4.2.2 Orçamento 16

4.2.3 Testes realizados 17

4.3 Desenhos mecânicos 17

5 RELATOS DE ATIVIDADES 19

5.1 Cronograma 19

5.2 Atividades de execução do projeto 19

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

ANEXOS 24

INTRODUÇÃO

Este Relatório do Projeto da Luminária Portátil correspondente à atividade nove da situação de aprendizagem dos componentes curriculares de Fundamentos da Comunicação, Fundamentos da Mecânica e Fundamentos da Eletrotécnica procura abordar sobre a implementação de uma luminária durante o primeiro semestre letivo de dois mil e doze no Centro Tecnológico de Mecatrônica.

Este projeto é de fundamental importância para o grupo, pois, nele serão aplicado todos os conhecimentos adquiridos durante o primeiro módulo do curso Técnico em Mecatrônica.

Com isso o grupo terá mais conhecimento e visão na área de montagem de equipamentos, circuitos elétricos, e na execução de desenhos técnicos.

Ao longo deste relatório, o grupo apresentará o conceito de todos os temas básicos para a construção de uma luminária. Este relatório esta organizado em

1 OBJETIVOS

O grupo pretende mostrar alguns dos aspectos que giram em torno do projeto de construção da luminária portátil, que possua características inovadoras, que atendam as necessidades de seus usuários, com praticidade e durabilidade, respeitando todas as especificações técnicas dadas pela situação de aprendizagem.

O grupo deseja também testar seus conhecimentos adquiridos nas matérias de Fundamentos da Comunicação, Fundamentos da Eletrotécnica e Fundamentos da Mecânica, no decorrer do semestre.

A intenção é de que o resultado final, ou seja, a luminária portátil seja um produto de baixo custo, porém mantendo sua alta qualidade.

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com