TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa: Escola E Violência

Dissertações: Projeto De Pesquisa: Escola E Violência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 7

PALAVRAS CHAVE: Escola, Psicologia, Violência Escolar, Família.

INTRODUÇÃO

Este tema é muito escolhido pelo motivo de haver constantes agressões físicas e verbais contra colegas, professores e funcionários das escolas, ação cada vez mais frequente, vistos na mídia diariamente, crimes de estudantes que se revoltam contra colegas. Crimes que muitas vezes chegam ao extremo de tirar a vida e cada vez mais atinge outros alunos de forma negativa.

Este trabalho visa conhecer melhor os motivos de Tanta violência e possíveis soluções para mediar este problema, e identificar os motivos dos problemas no ambiente escolar e como as famílias dos mesmos podem ajudar para amenizar ou solucionar o fato. A posição dos diretores sobre o que ocorre no ambiente interno da escola e os demais funcionários.

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Hoje nas escolas, o índice de brigas, ocorrências policiais, agressões físicas e verbais tem crescido vertiginosamente. Ferem a integridade física dos mesmos, professores e todo o corpo escolar que lida com a problemática. Necessita ser feito uma sondagem sobre os motivos das agressões e, baseando-se nisso, encontrar possíveis soluções para o problema.

FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS:

GERAL:

Identificar quais são os motivos que levam os alunos a praticarem esses atos de violência contra seus colegas e seus educadores.

ESPECIFICOS

Entender o que ocorre para que os alunos se tornem violentos ao ponto de se prejudicarem no desenvolvimento de seus estudos e demais alunos da escola.

Demonstrar o papel dos pais junto à escola para a melhoria da indisciplina de seus filhos e entender os profissionais quando têm que lidar com um aluno problemático.

JUSTIFICATIVA:

O presente trabalho tem por finalidade explicar os motivos que levam os alunos a agredirem seus próprios colegas e educadores, ou seja, quais as causas que os fazem agir assim e em que a família pode contribuir para a amenizar o problema, procurar saber quais os tipos de violência que são praticadas nas escolas e fora da mesma, porque muitas agressões ultrapassam os muros das escolas, ocorrem nas ruas, praças e até nas residências dos mesmos.

METODOLOGIA:

Para desenvolver este trabalho foram usados:

Notebook, pen drive e como fonte de pesquisa TCCs baixados da internet, livros impressos, sites, relacionados ao tema, impressoras, papel A4 tintas para impressão.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA:

A escolha deste tema deu-se em virtude de melhor conhecermos os motivos da violência que acontece diariamente no âmbito escolar fazendo com que o ambiente escolar seja, por muitas vezes, palco de assassinatos, agressões, medo, ocorrências policiais, fazendo com que os pais tenham receios em mandar seus filhos para a escola. Para a realização desta pesquisa optou-se pelo tipo qualitativo conforme web aulas assistidas em Estatísticas e indicadores Sociais, a violência na qual é referida é a existente entre homens premeditadamente ferindo o individuo verbal ou fisicamente, nas escolas está voltada para vários fatores, entre eles, a mídia, o preconceito em geral, segundo Costa (1997, p. 283),

A origem da violência humana tem sido estudada por muitos sociólogos e historiadores, que veem na escassez de bens e fonte maior de conflito entre os homens. Para esses estudiosos, entre os quais estão Hobbes, Rousseau, Marx e Engels, a origem dos conflitos e da violência remonta às organizações humanas mais primitivas.

A família é o primeiro grupo social ao qual a criança pertence, os jovens vivem o inicio de sua adolescência em certo estado de incoerência e confusão e os pais, quando estão presentes, sentem-se impossibilitados de esercer o controle da situação como quando eram crianças.

Em termos sociológicos, a juventude é considerada um processo e não um estado, onde criam suas próprias identidades e formas de agir. Segundo Knobel (1992), o adolescente provoca uma verdadeira revolução nos meios familiar e social. O pai deixa de ser um herói para seus filhos e a relação entre eles torna-se ambivalente, patada por questionamentos e criticas.

As maiores causas de a violência escolar dá-se pelo fato da degradação e das dificuldades da gestão escolar, a violência que vem não das áreas escolares, mas a fora dos muros da mesma com a influência das gangues, drogas e rixas entre

os alunos, há uma grande preocupação dos pais e educadores com as formas de violência no interior das escolas na qual de lá se estende para fora da mesma. Segundo Peralva 1997, p. 20 apud Lucinda, 1999, p. 32

A violência entre alunos constrói-se em torno de duas lógicas complementares: de um lado, encenação ritual e lúdica de uma violência verbal e física; de outro, engajamento pessoal em relações de força, vazias de qualquer conteúdo preciso, exceto o de fundar uma percepção do mundo justamente em termos de relações de força. Nos dois casos, o que está em jogo é a construção e a auto reprodução de uma cultura da violência.

As agressividades constantes nas escolas não devem ser estudadas apenas no ambiente escolar, dados apontam que muitos alunos ficam aos cuidados familiares parentais sendo criados soltos fazendo o que bem quer da vida, e que, muitas vezes os fatos ocorrem por não aceitar as mudanças e pressão do meio em que vivemos, uns querendo ser mais forte e pressionando os mais fracos a aceitar sua decisão, as causas mais perceptíveis da violência são:

Violência verbal: onde não envolve necessariamente a violência física, o individuo intimida e humilha o colega de forma verbal onde normalmente é utilizada para importunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis. Violência verbal é quando uma pessoa ataca outra violentamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com