TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Sucata

Artigo: Projeto De Sucata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE SUCATA

Suelen Casagrande Kill

Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula. Deve-se fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs.

JUSTIFICATIVA

Considerando:

- A necessidade de construir na escola, materiais de baixo custo e a valorização do material normalmente de sucata;

- A oportunidade do aluno em desenvolver suas habilidades;

- A oportunidade de o aluno usar e desenvolver a criatividade;

- A condição de criar e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, (embalagens, recipientes, etc.) que são adquiridos e jogados fora.

OBJETIVOS

- Esclarecer os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;

- Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;

- Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;

- Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis ao ensino de ciências e educação ambiental;

- Promover a liberação do livro em sala de aula e oportunizar aos alunos desenvolverem suas capacidades, muitas vezes ocultas e latentes, devido ao ensino livresco e sem criatividade;

- Organizar laboratório de ciências através de material de sucata;

- Incentivar a criatividade;

- Desenvolver habilidades na construção e/ou montagens de materiais e/ou aparelhos;

- Promover a utilização livre e ampla da inteligência, do bom senso e da responsabilidade na execução de atividades mentais e práticas;

- Desenvolver o raciocínio matemático para determinação de volumes e/ou medidas no material convencional;

Aproveitar o material sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a substituição de material convencional;

- oportunizar alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no comportamento final do aluno.

SUGESTÕES DE PRÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DE SUCATAS:

1. PETECA

 Material: 1 saco de salgadinho vazio, tesoura, jornal e 1 borrachinha de dinheiro (atilho)

 Procedimento: Faça uma bola de jornal de tamanho pequeno. Introduza a bola de jornal no saco de salgadinho, amarre o elástico procurando deixar a base arredondada. Picotar a parte superior do saco (como um penacho).

2. BOLA DE MEIA

 Material: Um pé de meia de nylon, jornal e tesoura.

 Procedimento: Faça uma bola de jornal, introduza na meia. Procure dar formas arredondadas à bolinha. Dê um nó próximo à bolinha e corte o excesso.

3. BOLA AO PÉ

 Material: Garrafa plástica de 600ml, papéis coloridos, tesoura e 2 metros de corda de varal.

 Procedimento: Fure a tampinha da garrafa com a tesoura e fixe nela uma das pontas da corda de varal, na outra ponta forme um circulo dando um nó. Introduza papéis coloridos na garrafa, feche a garrafa. Coloque a parte da corda com o circulo no pé e é só chutar a bola-garrafa.

4. BOLICHE DE CONTINHAS

 Material: Latas de refrigerantes ou de cerveja numeradas de 1 a; folhas de revista, caneta colorida, uma bola de borracha ou de meia.

 Procedimento: Lixa-se a latinha para a retirada da tampa, após, as revestimos com folhas de revista. Numerar as latinhas. Colocar as latinhas em formação de jogo de boliche, cada criança joga a bola e, de acordo com os números que foram derrubados, fará a soma, subtração ou multiplicação dos números de acordo com o que foi combinado no início do jogo. Este jogo tem por objetivo fazer com que o aluno adquira noções de quantidade, numerais, soma, subtração, multiplicação, cálculo de distância e velocidade.

5. TÁBUA DE MATEMÁTICA

 Material: Tábua com tamanho de 20X20cm; pregos 12 X 1; borrachinha de dinheiro (atilho)

 Procedimento: Separa-se o material, prega-se o prego a 1 cm da borda e assim sucessivamente até o final da tábua, Depois com as borrachinhas de dinheiro formam-se figuras geométricas, trabalha-se com porcentagem e exercitam-se conjuntos. Esta tábua é utilizada nas demonstrações de figuras geométricas e trabalhando com frações.

6. ROLETA DA SORTE

 Material: Caneta; tesoura; régua; papelão ou caixa de sapato; prego ou percevejo; rolha.

 Procedimento: Confeccionar dois discos de papelão (um maior e outro menor), dividir os dois discos em nove partes iguais numeradas de 1 a 9. Prender o disco menor ao disco maior com percevejo com uma rolha atrás. Dividir a sala em equipes, a criança gira o disco menor cm os olhos fechados, onde parar, ela terá que dizer adição, subtração ou multiplicação, dos dois números, cada acerto valerá 2 pontos, marcados no quadro de giz. Este jogo tem por objetivo desenvolver o espírito competitivo educativo, a memorização e o raciocínio rápido nos cálculos matemáticos.

7. CROMOTOGRAFIA DE PAPEL

 Material: Filtro de papel; canetas coloridas; álcool.

 Procedimento: Recortar o filtro de papel em fichas de 5 X 2 c, abrir um outro filtro e fazer um cone. Fazer um furo na ficha e colocar 5 pontos de canetas coloridas ao redor do furo. O cone é inserido no álcool no ápice dele é colocado o furo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com