TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto E Extensão

Artigo: Projeto E Extensão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 12

Projeto de Extensão à Comunidade

Prof.ª Ma. Mariciane Mores Nunes

Introdução

A elaboração desta atividade visa identificar alternativas para a maior inserção da família e da comunidade na

escola e vida educativa dos alunos. Uma das ideias principais deste projeto é promover e facilitar a cooperação entre a comunidade e a escola. Sendo assim um meio de solucionar os problemas socioculturais e educacionais da população como um todo..

Desenvolvendo este trabalho em equipe , escola , família e comunidade, ampliando o dialogo entre estas instituições amplia o desenvolvimento da comunidade em geral.

A ideia desta Atividade Pratica Supervisionada é buscar caminhos para esta união.

A família, a criança e a escola

A família , a criança e a escola esta diretamente interligadas. E coexistem e interagem entre si, se uma das partes não funcionar direito deteriora toda a cadeia. A participação da comunidade na escola está prevista na Constituição Federal de 1988. O Estatuto da Criança e do Adolescente também estabelece que a educação deve ser incentivada e promovida com a colaboração da sociedade.

Da mesma forma, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.396, de 20 de dezembro de 1996) traz um conceito ampliado de educação, entendendo que a gestão democrática é um método gerencial a ser perseguido.

Nesse modelo de gestão, a comunidade escolar tem participação ativa na definição e no desenvolvimento da escola, por meio da atuação em conselhos escolares ou equivalentes, prevendo, portanto, uma abertura maior para a participação da comunidade externa. O estreitamento de laços entre escola e comunidade gera benefícios aos moradores e à própria comunidade escolar, além de restabelecer a relação de respeito e confiança com a escola e promover sua valorização junto à sociedade.

Entretanto, a lei, sozinha, não tem o poder de mudar a realidade. A lei em si é só o modelo a ser seguido.Mas, quando a lei reflete uma vontade da sociedade, sem dúvida, já se terá dado um passo rumo à concretização de um ideal comum. O artigo 1º da LDB reflete a vontade da sociedade de oferecer uma educação escolar capaz de preparar o estudante para a vida, inspirada em princípios de liberdade e ideais de solidariedade humana.

A escola surge na vida da criança como um dos principais ambientes extra familiares. A escola é uma continuidade do lar . Lá ela inicia a socialização, compartilha conhecimentos e amplia seu universo. Essa ampliação deve funcionar como continuidade do processo iniciado em casa, onde há muito tempo ela constrói sua história. Nunca deixando as experiências adquiridas na casa da criança de lado. A escola sempre devera ser uma continuidade do seu viver, sempre respeitando suas diferenças culturais e históricas.

O ser humano é um todo, não se fragmenta nos espaços aos quais pertence. Em cada um deles, é um ser por inteiro. Se na família se inicia a trajetória pessoal, na escola muitos capítulos serão escritos. Por isso a convivência família- escola deve ser mais estreita possível. Compartilhando conhecimentos sobre a criança, seus desenvolvimentos suas duvidas e fraquezas, medos e desavenças

Além dessas duas instâncias, outra faz parte da vida da criança com necessidades especiais: os diversos profissionais e os serviços com os quais tem contato, como o atendimento educacional especializado. Ela é o ponto de convergência de todos esses atendimentos, que devem ser integrados.

A necessidade de consistência e de articulação entre os diversos contextos coloca os pais e outros responsáveis na estratégica posição de articuladores e mediadores. São eles que podem fazer fluir a comunicação para integrar os envolvidos no trabalho que visa ao bem-estar e ao desenvolvimento dos pequenos. Essa mediação possibilita também que a família se beneficie das ofertas de aprendizagem, adaptações e flexibilizações, valendo-se delas para dar continuidade a essas práticas no cotidiano dos filhos em casa.

A Educação como meio de aperfeiçoar as aptidões físicas, intelectuais e morais acontece tanto no convívio familiar como em sala de aula. A construção de mundo e a compreensão do universo escolar e do sentido da aprendizagem serão facilitadas se houver consistência entre o que o estudante vivencia no ambiente de ensino e nos demais a que pertence.

Nome: Escola Estadual Maria das Graças

Horário : matutino, vespertino e noturno.

Faixa Etária: 6 anos ao 17 anos entre ensino fundamental (1° a 9° ano ) , ensino médio (1° a 3°ano).

Números de alunos: 986 alunos matriculados

Numero de funcionários: 60 docentes divididos em varias disciplinas, e 26 funcionários divididos entre administrativos e técnicos administrativos.

Pertencente a rede estadual de ensino.

A organização curricular consiste, no conjunto de atividades desenvolvidas pela escola, na distribuição das disciplinas/áreas de estudo, por série, grau, nível, modalidade de ensino e respectiva carga-horária – aquilo que se convencionou chamar de “grade curricular”. Compreende também os programas, que dispõem os conteúdos básicos de cada componente e as indicações metodológicas para seu desenvolvimento. Por conseguinte, a organização curricular supõe a organização do trabalho pedagógico. Isto quer dizer que o saber escolar, organizado e disposto especificamente para fins de ensino-aprendizagem, compreende não só aspectos ligados à seleção dos conteúdos, mas também os referentes a métodos, procedimentos, técnicas, recursos empregados na educação escolar.

Podemos observar pelos textos que a partir das décadas de 80 e 90 que se viu a importância de um apelo , mostrando o reconhecimento e a importância dos docentes e assim surgiram várias pesquisas aqui no Brasil como no exterior, pelo que podemos entender a partir do momento em que esses apelos formam formados, passou a surgir nas escolas diferentes formas de currículos que as vezes nem coincidia com o que o docente considerava necessário para a classe. Tal situação é denotativa da necessidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com