TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Especial

Exames: Projeto Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto especial

1-Dados de identificação:

Nome: Hipólita Cecília Siqueira Bólico

Escola:E.E.F.Profª Glória Veronese

Curso: Curso Normal

Professora regente: Maria Lucía Mella Spillari

Professora Orientadora: Eleida Girardi

Série: Pré-Escola

Ano: 2009

Duração: 400 horas

2-TITULO DO PROJETO:

Brincando de ouvir e contar histórias

3-JUSTIFICATIVA:

Considerando a importância do lúdico na infância e sua contribuição de um adulto equilibrado e feliz é que pretendo desenvolver este projeto.Pois sabe-se que é de grande valor para o desenvolvimento da imaginação e criatividade a ato de trabalhar histórias infantis.

Cheguei a este tema principalmente pela vibração das crianças ao perceberem que eu ia contar uma historinha,pude perceber também a necessidade de complementar a contação de historinha através da visualidade e para isso necessitaria algum recurso a mais,exemplo uso de máscaras,avental,varal,joginhos,TV didática,flanelógrafo.

4-OBJETIVO GERAL:

Proporcionar momentos lúdicos ,ouvindo e contando histórias,visando o desenvolvimento de potencialidades de crianças de 5 a 6 anos.

5-OBIJETIVOS ESPECÍFICOS:

Analisar as formas de organização de grupos

Perceber sua criatividade através de pinturas,colagens recortes e desenhos.

6-FUNDAMENTAÇÃO:

Na atual sociedade do conhecimento apreender é fundamental e indispensável á sobrevivência no exigente mercado de trabalho,para isso os primeiros seis anos de vida são decisivos,nesse período ,a criança conhece e amplia sua visão de mundo como nunca mais.Dai a importância da Educação Infantil, primeira etapa da Educação básica,a Educação Infantil só foi reconhecida no Brasil como etapa básica do desenvolvimento humano a partir da nova LDB 9394/96.

A criança até então vista como “bibelô” bichinho de estimação ou “adulto em miniatura” possível á exploração pelo trabalho precoce e até sexual nas ultimas décadas ,passa ser vista com outros olhos.Graças aos estudos e pesquisas científicas sobre a infância,essa importante fase da vida humana e a própria legislação,consagram a criança de zero a seis anos como “sujeito de direito” .

A nova corte constitucional reconhece o dever do estado de oferecer pré-escola para todas as crianças de zero a seis anos.

A criança ir cedo para a escola é um necessidade,pois a comprovação científica da importância da educação infantil ,pois nesta faixa etária de zero a seis anos a criança tem mais facilidades para adquirir novas aprendizagens.Segundo ZABALSA “A qualidade da educação infantil esta muito relacionado ao próprio fundamento das instituições e dos agentes que fazem parte das mesmas.Os desafios que a escola infantil deve buscar na perspectiva de sua qualidade perpassam nos três níveis de atuação que tem lugar nas escolas infantis,a própria escola os professores e as famílias”.(1998,P.47).

CONTEÚDOS:

Área do conhecimento;

a)Identidade e autonomia, b)Expressividade e movimento,c)música ,d)artes visuais, e)linguagem natureza e sociedade matemática .

OBJETIVOS:a)experimentar e utilizar os recursos que dispõem para satisfação de suas necessidades essenciais expressando seus desejos ,sentimentos e desagrados e agindo com autonomia –Praticar ações de boas maneiras que proporcionam zelo e respeito de quem se relaciona.

b)Desenvolver a imaginação,criatividade,percepção,coordenação motora participando de brincadeiras e jogos diversos.

c)Memorizar,cantar e dramatizar cantos e cantigas simples que fazem parte de nosso folclore,participar de brincadeiras que integrem músicas,canções e movimentos corporais que desenvolvam a percepção auditiva.

d)Desenvolver a percepção tátil através das exploração e manipulação de diferentes materiais para confecção de painéis,cartazes.

e)Desenvolver a concentração e criatividade através de audição e reprodução de historias infantis.Usar a linguagem oral para comunicar-se e interar-se nas diferentes situações do cotidiano observar e manusear materiais impressos,aproximando a criança do mundo e da escrita.

f)Identificar seu grupo familiar e social compreendendo que existem regras que devem ser respeitadas.Respeitar e preservar o meio que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com