TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Experimental

Trabalho Escolar: Projeto Experimental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

O projeto multidisciplinar de auto-aprendizagem tem como objetivo realizar uma “Pesquisa de Viabilidade para Implantação de um supermercado”. Foi aplicada uma metodologia através de observações e pesquisas bibliográficas a fim de se verificar como esta o ramo, se existem clientes interessados nos produtos que irão ser ofertados. Através deste projeto pretende-se implantar um supermercado que atenda a todas as necessidades de sua clientela a fim de satisfazê-los e de obter a fidelização do cliente. Foi realizada uma pesquisa para saber a viabilidade da implantação do supermercado na área escolhida e conclui-se que é viável a instalação do supermercado.

Palavras-chaves: projeto, supermercado, viabilidade.

SUMÁRIO

1- Introdução.....................................................................................

2- Contextualização da pesquisa........................................................

3- Fundamentação teórica....................................................................

4- Considerações finais.......................................................................

5- Referencias bilbiograficas.............................................................

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo apresentar os estudos da pesquisa em campo e análise de viabilidade da criação de um supermercado, chamado “L&S MARKET”. Que terá seu foco na venda de produtos do gênero alimentício (frios, bebidas, frutas, legumes e verduras, sacarias) e que contará com um atendimento diferenciado para as pessoas que vivem em Sobral e regiões vizinhas.

A estrutura da empresa será simples, dentro dos padrões modernos de racionalização, utilizando sempre que possíveis parcerias e terceirização, com o objetivo de aportar know how e experiência às suas atividades nascentes.

A clientela alvo do “L&S MARKET” é constituída por moradores, funcionários de empresas e pessoas de cidades vizinhas a Sobral as quais serão abastecida de produtos de qualidade.

1- Contextualização da pesquisa

Através de um bom planejamento as chances de êxito do empreendimento serão maiores, diminuindo os erros que possam existir e logrando no sucesso do projeto.

A pesquisa foi realizada com moradores e trabalhadores do bairro onde será instalado o supermercado, na Av. Diogo Gomes.Entrevistamos em media 100 pessoas. Durante a pesquisa as maiores necessidades dos clientes eram estacionamento, atendimento satisfatório e em relação aos produtos os que mais despertaram interesse foram feijão, arroz, carne, verduras e frutas. O local escolhido para a instalação do supermercado é bastante movimentado por se tratar do centro da idade, mas também é composto por uma área residencial, ficando nosso prédio na “divisa” destes campos podendo atender os dois públicos.

Os resultados da pesquisa apontaram que o publico tem interesse em produtos de qualidade, variedades, cesta básica, açougue e lanchonete pensando também em refeições práticas e rápidas no horário de almoçoe que o local ofereçao um atendimento personalizado e eficiente. O perfil dos clientes foi definido como funcionários de comércios próximos, donas de casa e pessoas de cidades circunvizinhas que vem para Sobral, são consumidores de classe média.

Os clientes são atraídos pela variedade de produtos oferecidos e atendimento personalizado de nosso supermercado. Nossos concorrentes são o Hipermercado Rainha e o Super Lagoa localizados no bairro do Junco e Betânia, trabalham com preços bons, mas não oferecem prazos para pagamento. O atendimento não costuma ser rápido e os funcionários nem sempre estão dispostos a ajudar, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos não são tão boas, já que não tem grande variedade de produtos e marcas, já estão no mercado há alguns anos , notamos com a pesquisa que não satisfazem o cliente da maneira que precisam, deixando a desejar em pontos estratégicos, sendo o principal o atendimento e atenção principalmente a idosos.

2- Fundamentação teórica

Supermercado é a atividade definida na legislação sanitária. A Lei 5.991, de 17 de dezembro de 1.973, dispõe sobre controle sanitário do comercio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. O artigo 4 da referida lei foi alterado pela lei n 9.069, 29 de junho de .995, que acrescentou o inciso XVIII ao dispositivo mencionado. Significa que a lei n 9.069/95 alterou a lei 5.991/73, incluindo SUPERMERCADO no elenco de atividades sujeitas a fiscalização sanitária.

Com a alteração introduzida na legislação sanitária para fins legais, SUPERMERCADO é o estabelecimento que comercializa mediante uto serviço, grande variedade de mercadorias, em especial produtos alimentícios em geral e produtos de higiene e limpeza.

A legislação brasileira está sujeita a alterações constantes. É necessário e indispensável que o empreendedor solicite as autoridades fiscais informações atualizadas sobre exigências e requisitos legais para regularização da pessoa jurídica e exploração da atividade econômica.

As instruções recebidas sobre legislação devem ser confirmadas junto as autoridades fiscais e junto ao contador ou contabilista responsável pela escrita fiscal da empresa.

De acordo com Amaral (2009) ao se organizar um Plano de Negócios, tem- se diminuída a possibilidade de extinção precoce das empresas, na medida em que parte dos riscos e ocorrências operacionais adversas poderá estar calculada no seu procedimento de preparação, assim como a elaboração de planos de reserva.

O Planejamento de marketing, juntamente com o operacional e com o de crescimento serão presumidos no plano financeiro da instituição, o que permitirá a visualização dos recursos financeiros indispensáveis a sua efetivação e possibilita o planejamento para sua captação.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com