TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Fábrica De Biscoitos

Artigos Científicos: Projeto Fábrica De Biscoitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  9.317 Palavras (38 Páginas)  •  1.566 Visualizações

Página 1 de 38

1 APRESENTAÇÃO

O presente trabalho destina-se a um estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação de uma Fábrica de Biscoitos Cream Cracker na cidade de Petrolina-Pe. Elaborado pelas alunas: Aline Suelli Pereira Duarte, Bárbara Jacielle da Silva Freire, Camila Raquel de Souza, Isabel Carla Rodrigues Silva, Verônica Lúcia de Barros, estudantes do sétimo período do curso de administração da Facape.

O objetivo deste estudo é apresentar toda a composição burocrática para a implantação de uma fábrica de biscoitos, bem como verificar a viabilidade de se estruturar uma indústria de biscoitos na cidade de Petrolina-Pe, que possa atender uma fatia do mercado consumidor da Região Nordeste, considerando os recursos necessários de produção.

A empresa em elaboração refere a uma sociedade empresarial por quotas de responsabilidade limitada, de porte industrial, e está inserida no setor secundário, do ramo alimentício com a fabricação de biscoitos. Seu enquadramento tributário é regido pelo lucro real.

No decorrer do trabalho serão abordadas algumas informações relevantes quanto à penetração de uma fábrica de biscoitos no mercado. Dentro das informações, estão especificações sobre a área de atuação e o tamanho do mercado que se pretende atingir.

Através de uma análise de mercado foi possível verificar a necessidade de absorção de mais uma fábrica de biscoitos na Região Nordeste. O estudo de mercado coloca em evidência os pontos que mais necessitam de atenção para a implantação da empresa, detectando as fragilidades do mercado, este é fundamental para o planejamento de implantação industrial para que sejam tomadas medidas ágeis e sábias.

Neste trabalho também serão destacadas mais informações sobre o produto escolhido e sua fabricação, bem como o planejamento estratégico e o plano de marketing ambos elaborados para a empresa que se pretende implantar.

Tendo em vista a relevância deste projeto, o mesmo contribuirá com eficiência para o embasamento dos conhecimentos adquiridos durante a jornada acadêmica. E ajudará a compreender os mecanismos que conduzem empresas deste ramo ao sucesso.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1 RAZÃO SOCIAL

BICAV Indústria e Comércio de Biscoitos LTDA

2.2 SETOR DE ATUAÇÃO

Setor Secundário

2.3 NATUREZA JURÍDICA

Sociedade Empresária por Quotas de Responsabilidade Limitada

2.4 ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO

Lucro Real

2.5 VALOR DO EMPREENDIMENTO

2.5.1 RECURSOS PRÓPRIOS

2.5.2 RECURSOS DE TERCEIROS

3 ESTUDO DE MERCADO

A palavra biscoito tem origem de duas palavras francesas: “Bis” e “Coctus” e significa “cozido duas vezes”, isso porque o biscoito surgiu da necessidade de viajantes conservarem por mais tempo o alimento que serviria de consumo durante o seu trajeto, então percebeu-se a necessidade de uma estratégia que permitisse esse fato. Segundo dados da SIMABESP:

O antigo viajante necessitava levar sua bagagem, o seu próprio pão, mas este tinha uma tendência a se deteriorar rapidamente, portanto o produto era cozido mais de uma vez e consideravelmente despojado de sua umidade.

Ainda segundo dados da SIMABESP:

A popularidade do "biscoito" aumentou, rapidamente, (em meados do século XVII), quando na Europa começou-se a adicionar chocolate ou chá ao biscoito. Criando o sabor e aroma, desde então para estimular as suas vendas, investiam-se os mais variados tipos de gostos e aromas. O progresso dos negócios dos biscoitos alertou as municipalidades para uma boa fonte de renda em taxas e impostos, sobre os já populares "biscoitos para chá" . Esta súbita oneração, determinou, em retorno, uma busca por métodos e modos mais econômicos e de maior rendimento; o início da industrialização.

Atualmente o biscoito é um produto consumido internacionalmente por todas as classes sociais. São mais de 200 tipos, entre doces e salgados, com uma indústria altamente especializada, de formulações perfeitas e um total controle do seu mercado dentro de um processo de sofisticação muito desenvolvido.

Os biscoitos são segmentados em Recheados, Crackers e Água e Sal, Wafers, Maria e Maisena, Doces, Secos, Amanteigados, Rosquinhas, Coberto, Cookies, Champagne, Misturado e Importado, sendo os biscoitos recheados a principal categoria do segmento e representa 26,8% dos produtos comercializados, seguido pelos crackers e água e sal com 21,4%.

GRÁFICO 01 – Tipos de Biscoito e suas representatividades no mercado:

FONTE: ANIB

O que difere um produto do outro é o sabor, a originalidade, a criatividade, a qualidade na produção, o fortalecimento da marca no mercado e outros fatores.

O Brasil conta com aproximadamente 593 empresas atuantes neste segmento, sendo que as seis maiores detém uma participação de mercado em termos de volume produzido e vendido de 63,5% ( M. Dias Branco apud AC Nielsen).

TABELA 01: Participação de Mercado das seis maiores empresas do Brasil

FONTE: M. Dias Branco

Essas empresas colocam o Brasil ocupando a posição de 2º maior produtor mundial de biscoitos, com uma produção de 1.271 milhões de toneladas em 2013, aproximadamente 2% a mais que o ano anterior (ANIB), atrás apenas dos Estados Unidos. Considerando o crescimento médio e constante da produção de 1,40% nos últimos 3 anos (ANIB), o mercado nacional estima para 2014 um crescimento que não foge dessa margem, podendo aumentar conforme o poder de aquisição da população.

Em paridade com o crescimento da produção, o consumo também têm se destacado. Segundo um levantamento feito pela consultoria Nielsen em dezembro de 2013 em se tratando de todas as classes de biscoitos, estes estão presentes em 99,9% dos lares brasileiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com