TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Horas Complementares

Monografias: Projeto Horas Complementares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Glossário

Temas Conceito elaborado e apresentado em sala Pesquisa Referência

ARTE

A arte é uma criação humana com valores estéticos que sintetizam as emoções, a história, os sentimentos e a cultura. Internet: "[...]. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. "

Dicionário: “A arte é uma habilidade, um conjunto de regras para a produção de algo belo e extraordinário.”

O que é arte? Disponível em: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=192. Acesso em: 10 set. 2009.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Arte. In: ______. Minidicionário houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, p.46.

ARTE EDUCAÇÃO O ensino da arte é fundamental para desenvolvimento da criança, pois arte é conhecimento e envolve o pensamento, o sentimento estético e a formação intelectual do aluno. Portanto, é uma disciplina escolar que aplica atividades práticas e desenvolve trabalho educativo. Internet: “Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.” Arte e Educação. Disponível em: http://www.arteducacao.pro.br/. Acesso em: 10 set. 2009.

Arte e Educação: um encontro possível. Disponível em:

http://www.arteducacao.pro.br/Artigos/arte_e_educacao.htm. Acesso em: 10 set. 2009.

CULTURA POPULAR Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento tais como: crenças, artes, moral, linguagem, idéias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanato, folclore, entre outros.

Internet: “Cultura popular é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões.”

Cultura popular. Disponível em: http://www.culturapopular.com.br/

Acesso em: 10 set.2009.

CULTURA ERUDITA

É a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade. Internet: “Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral”.

Cultura Erudita. Disponível em: <http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/antonia/conceitos.html>

Acesso em: 10 set. 2009.

CULTURA DE MASSA A cultura de massas não é uma cultura que surge espontaneamente das próprias massas, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com