TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Hospital Acreditado

Artigo: Projeto Hospital Acreditado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA COMUNICAÇÃO

A comunicação, desde os primórdios, é um instrumento de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento entre as pessoas em quaisquer atividades realizadas. Com o passar dos tempos, este novo milênio vem exigindo cada vez mais das peculiaridades e capacitações do ser humano, sendo a forma como nos comunicamos a ferramenta mais importante no processo de expansão das organizações em todo o mundo.

Neste sentido, a sociedade globalizada atual demanda que o profissional atue cada vez mais em equipe e transpareça naturalidade, segurança, persuasão, credibilidade e fidedignidade, levando as empresas a oferecerem mais transparência na prestação de serviço.

Um outro efeito deste processo macroeconômico é a necessidade de segurança na transmissão de informações a clientes e parceiros, dado a insegurança geral em que vivemos. Para tanto, a contratação de profissionais exige que estes sejam cada vez mais especializados em comunicação, capaz de realizar mediações entre diferentes públicos internos e externos respondendo as expectativas da assistência, de uma forma objetiva e coerente.

SOBRE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Pode-se afirmar que as organizações hospitalares reconhecem a importância da comunicação no processo de gestor (planejar, organizar e controlar processos administrativos e no relacionamento com seus públicos). Essa tendência ficou evidenciada ficou na pesquisa que realizarmos (NASSAR, 2003a). Entretanto, na prática, poucos hospitais adotam posturas e ações efetivas que denotam o reconhecimento presente nas falas de seus gestores e nos anseios de seus públicos por uma comunição mais eficiente, seja destinado um lugar para a comunicação na estrutura organizacional ou mesmo contratando profissionais da área (comunicação integrada).

De tal modo, prevalece nos hospitais uma atitude conservadora em relação a comunicação, que normalmente se expressa na ausência de estratégias que busquem a adesão dos sujeitos ao projeto da instituição.

A comunicação é um campo conceitual e prático que envolve processos permanentes de interação e diálogo. Para assegurar o entendimento e a negociação com os atores sociais. É preciso garantir que as decisões tomadas sejam conduzidas e aplicadas na mesma direção com os mesmos objetivos, é fundamental trabalhar as duas perspectivas do campo, conhecer e agir, No entanto, muitas vezes, a percepção interna é que área de comunicação e apenas uma prática desenvolvida por um conjunto de pessoas que produzem informações de forma burocrática, atendendo necessidades e demandas espefíficas. Esta atitude desconsidera que as informações estão contextualizadas e fazem parte de um processo mais amplo de planejamento, que envolve a relação da organização com seus interlocutores (OLIVEIRA, 2007, p. 3).

O processo de interação resulta um serviço a ser entregue ao cliente. As interações que ocorrem na prestação de serviço, de acordo com Kother (1998), são influenciadas por variáveis do que as interações em decorrência da aquisição de produtos. Isto evidência a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os elementos que compõe os encontros de serviços.

Encontros de Serviços Hospitalares

Os encontros de serviços apresentam particularidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com