TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE LEITURA NO HOSPITAL

Seminário: PROJETO DE LEITURA NO HOSPITAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE LEITURA NO HOSPITAL:

Toda ação educativa desenvolvida no projeto tem a leitura como eixo condutor. A leitura no ambiente hospitalar é uma atividade agradável, que não só preenche o tempo ocioso, mas também propicia e dinamiza a compreensão e atribuição de sentido sobre o conteúdo a ser desenvolvido.

Outro papel importante da leitura, principalmente a literatura infantil ou infanto-juvenil, é a capacidade de despertar, estimular a fantasia, a imaginação, a criatividade e envolver emocionalmente a criança hospitalizada ao ponto de amenizar o estado de ansiedade em que muitos se encontram.

No Hospital São Vicente de Paula, em Convênio com o Curso de Pedagogia da Unicentro – Campus Guarapuava – PR, é desenvolvido um projeto de leitura muito interessante.

POR QUE USAR HISTÓRIAS, PARÁBOLAS, FÁBULAS NA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DESTA DISCIPLINA – EDUCAÇÃO E SAÚDE EM CONTEXTO HOSPITALAR?

Estudos e pesquisas realizados comprovaram cientificamente que muitas crianças na faixa etária que compreende os seis anos, se alfabetizam quando têm contato com as práticas de leitura e escrita, inclusive em situações não escolares. Por isso, é importante aproximá-los desde a educação infantil, de livros e outros tipos de material escrito, além de fazê-los entrar em contato com o próprio nome, dos familiares e amigos a fim de que, aprendam a reconhecê-los e escrevê-los.

A contação de histórias é uma prática válida para alfabetização inicial porque influencia demais no processo de aquisição da escrita e além de não impedir a criança de brincar, estimula sua imaginação, desenvolve sua criatividade, permite a imersão na cultura escrita e falada, amplia as possibilidades de explorar e desenvolver movimentos corporais como dança, teatro, mímica e outros.

EM SALA DE AULA, temos trabalhado com vários textos para que os alunos deste curso, tenham seu vocabulário e repertório de histórias, fábulas e etc., ampliado, de maneira que, findo o semestre, o aluno se sinta capacitado para o trabalho com o educando em situação hospitalar aliando o lúdico ao saber científico, tendo multiplicadas as suas chances de êxito enquanto educador.

Atividades sobre Hábitos Alimentares e atividades de leitura.

OPHIR LOYOLA PREPARA SEMANA FOLCLÓRICA PARA AS CRIANÇAS COM CÂNCER

Em comemoração ao Dia do Folclore, 22 de agosto, os coordenadores do Projeto Prosseguir, realizado no Hospital Ophir Loyola(PA), prepararam uma programação especial para as crianças em tratamento de câncer. É a Semana Folclórica da Classe Hospitalar.

Durante uma semana os pacientes da ala de quimioterapia infantil farão diversas atividades.

A programação começa com a exibição do filme “Tainá 2”. O objetivo é mostrar para as crianças o poder que elas possuem e assim motivá-las a lutar pela vida.

Depois, os jovens assistirão à apresentação do grupo musical “Vale da Música” e participarão de duas oficinas, onde confeccionarão barcos em miriti e ouvirão a lenda da Cobra Grande.

Os alunos da primeira à quarta série vão expor as pesquisas que realizaram sobre o folclore regional. Na ocasião, serão apresentadas lendas paraenses e amazônicas, além de trabalhos sobre as comidas típicas e curiosidades do imaginário popular.

Será apresentado também o espetáculo da palhaça “Barriga”, que dançará, fará apresentação musical e teatral e também vai ler poesias e contar lendas.

PROSSEGUIR - Pioneiro no Pará em classe hospitalar, o “Prosseguir” tem o objetivo de assegurar às crianças e adolescentes, em tratamento Clínico e Cirúrgico o direito à educação pela continuidade do processo ensino-aprendizagem e reintegração ao grupo escolar.

O projeto proporciona condições para o resgate da auto-estima das crianças e adolescentes, minimiza suas perdas sociais, psicológicas e cognitivas e integra cliente, família e escola.

Em todas as atividades do Projeto, estão sendo beneficiadas, em média, 185 crianças e adolescentes nos seguintes programas educacionais: assessoramento pedagógico à escola e ao aluno, que já se encontra reintegrado a dinâmica escolar; apoio pedagógico ao aluno internado; recreação; arte-educação e classe hospitalar.

DORME RUAZINHA… É TUDO ESCURO!…

Mário Quintana

Dorme ruazinha… É tudo escuro…

E os meus passos, quem é que pode ouvi-los?

Dorme teu sono sossegado e puro,

Com teus lampiões, com teus jardins tranqüilos…

Dorme… Não há ladrões, eu te asseguro…

Nem guardas para acaso perseguí-los…

Na noite alta, como sobre um muro,

As estrelinhas cantam como grilos…

O vento está dormindo na calçada,

O vento enovelou-se como um cão…

Dorme, ruazinha… Não há nada…

Só os meus passos… Mas tão leves são,

Que até parecem, pela madrugada,

Os da minha futura assombração…

Do livro: Antologia poética para a infância e a juventude, Ed. Henriqueta Lisboa,

Rio de Janeiro, INL:1961.

Mário Quintana para as crianças do hospital Santo Antônio (Porto Alegre)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com