TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Hotearia

Exames: Projeto Hotearia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ateliê Hotelaria

Professor: Marcelo Pires

Eviviane Costa

Jaqueline Guedes

Lisa Lorena Veloso

Ludmylla Carneiro

Pauline Souza

Thaiane Bastos

O Objetivo do presente estudo solicitado pelo professor Marcelo Pires, concentra-se em colher as informações necessárias ao entendimento do espaço físico de uma pousada, partindo da setorização da mesma, com especial atenção para a recepção e áreas afins.

Savador

2013

Introdução

A presente pesquisa enfoca aspectos que definem o processo de setorização de um Hotel, pousada e afins. Enfim, após inúmeras discussões a cerca do objeto de pesquisa, se seria um hotel, uma pousada ou até mesmo um albergue, decidimos que o nosso objeto de estudo envolveria um resort com um perfil diferenciado e tão acolhedor a ponto de fazer seus hospedes sentirem-se em casa, mesmo estando a km de distancia.

Depois de alguns embates entre o nosso grupo e o Mestre, que nos aconselhou a pensar mais um pouco se realmente valeria a pena trabalharmos com a ideia de estudar os setores de um albergue, visto que o mesmo não oferecia muitas opções de espaços mediante a sua praticidade. O crivo agora seria encontrar um espaço destinado à materialização da subjetividade de pessoas que querem fugir de suas rotinas diárias, mas querem encontrar aconchego, conforto e identidade em pouso além-fronteira.

Daí as ideias se clarearam quando uma integrante do grupo sugeriu estudarmos um resort situado no interior do condomínio onde a mesma possuía uma casa de veraneio. O único impasse era a distancia, pois o bendito condomínio situava-se em Porto de Sauipe na Estrada do Côco, na Linha Verde.

Após as descrições do resort, decidimos unanimemente, que era para lá que íamos, e fomos! Apesar de dispendiosa, cansativa, divertida também por conta dos muito lapsos de esquecimento, os quais nos fazia retornar ao local, foi muito profícua a experiência e o contato direto com o que será a nossa realidade muito em breve.

Espaço Físico

Localizado a 79 km de Salvador, pela estrada do côco (linha verde), o Resort Estrela do mar fica dentro do condomínio Águas de Sauipe, Lote 15, quadra H6, Porto Sauipe, Entre Rios – Bahia - a 300mts do mar, com padrão internacional em suas instalações e atendimento, possui apenas 8 suítes, onde a privacidade e a tranquilidade fazem com que a sua hospedagem se torne inesquecível.

Cercada por um jardim de 15.000mt, possui lago, piscina com acessórios para atividades , quadra de tênis com equipamento oficial, churrasqueira, bar e restaurante. Com duas excelentes casas com quatro suítes cada, sala de estar, sala de jantar, área de recreação e varandas.

O clima da área em estudo, segundo a classificação de Koppen, é quente e úmido com estações bem definidas, seca no verão e chuvosa no inverno.. A intensidade pluviométrica encontra-se entre 1100 e 1300mm/ano (8). As

temperaturas mínimas do ar estão em torno de23ºC no inverno e as máximas em torno de 28ºC no verão. Como era de se esperar a umidade relativa do ar varia entre 80 a 81. A região é caracterizada por planícies, onde a altitude não ultrapassa os 200 metros.

O litoral da Bahia mede 1.183 km, o maior litoral dentre todos os estados brasileiros. Seu vasto território abriga muitos tipos de ecossistemas. O clima tropical predomina em todo o estado, apresentando distinções apenas quanto aos índices de precipitação em cada uma das diferentes regiões. Na faixa litorânea, encontramos clima ameno e floresta tropical úmida, com áreas remanescentes de Mata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com