TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto IC-Integrated Circuits

Projeto de pesquisa: Projeto IC-Integrated Circuits. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO 3

Conclui-se em meados de 1960, o projeto do CI – Circuitos Integrados. De aproximadamente 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec, participam do desenvolvimento revolucionário que haveria de permitir posteriormente o surgimento dos microcomputadores, os Circuitos Integrados, pastilhas que ficaram conhecidas como Chips. Estes chips incorporavam, numa única peça de dimensões exageradamente reduzidas, várias dezenas de transistores interligados formando assim complexos circuitos.

DESENVOLVIMENTO 4

Na década de 50, Geoffrey W. A. Dummer desenvolveu a ideia inicial de um Circuito integrado (CI). Dummer deu varias palestras para a propagação de sua ideia e, em 1958, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec, iniciaram o desenvolvimento de circuitos integrados. Esperava-se que tal tecnologia tornassem os computadores até ali obsoletos. Com as técnicas desenvolvidas por esta equipe, foi possível produzir o componente com dezenas de transistores e outros componentes eletrônicos com apenas cinco centímetros quadrados. Os circuitos integrados, unidades de encapsulamento semicondutoras que agrupam transistores, resistores, diodos e outros componentes elétricos interligados em uma pastilha de Silício e Germânio, que passaram a ser conhecidos como chips. Os circuitos integrados podem ser classificados em: SSI, MSI e LSI.

MAS O QUE É EXATAMENTO UM CIRCUITO INTEGRADO?

Os circuitos integrados são circuitos electrónicos funcionais, constituídos por um conjunto de transístores, díodos, resistências e condensadores, fabricados num mesmo processo, sobre uma substância comum semicondutora de silício que se designa vulgarmente por chip.

O circuito integrado propriamente dito chama-se pastilha (chip, em inglês) e é muito pequeno. A maior parte do tamanho externo do circuito integrado deve-se à caixa e às ligações da pastilha aos terminais externos

5

.

CLASSIFICAÇÃO DOS C.I

Classificação dos circuitos integrados quanto à sua gama de integração:

A gama de integração refere-se ao número de componentes (transistores) que o CI contém.

SSI (Small Scale Integration) Pequena Escala de Integração – Integração em pequena escala: São os CI com menos componentes. Podem dispor de até 30 dispositivos (transistores) por pastilha (chip).

MSI (Medium Scale Integration) – Media Escala de Integração: Corresponde aos CI com várias centenas de componentes, podendo possuir de 30 a 1000 dispositivos (transistores) por pastilha (estes circuitos incluem descodificadores, contadores, etc.).

LSI (Large Scale Integration) - Grande Escala de integração: Contém milhares de componentes podendo possuir de 1000 até 100 000 dispositivos (transistores) por pastilha (estes circuitos normalmente efectuam funções lógicas complexas, tais como toda a parte aritmética duma calculadora, um relógio digital, etc.).

VLSI (Very Large Scale Integration) – Integração em muito larga escala: É o grupo de CI com um número de componentes compreendido entre 100 000 e 10 milhões de dispositivos por pastilha (são utilizados na implementação de microprocessadores).

ULSI (Ultra Large Scale Integration) – Integração em escala ultra larga: É o grupo de CI com mais de 10 milhões de dispositivos por pastilha.

VANTAGENS DOS C.I. 6

Redução de custos, peso e tamanho.

Aumento da fiabilidade.

Maior velocidade de trabalho.

Redução das capacidades parasitas.

Menor consumo de energia.

Melhor manutenção.

Redução de stocks.

Redução dos erros de montagem.

Melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com