TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação do Projeto Multidisciplinar Integral - PIM VII

Pesquisas Acadêmicas: Implementação do Projeto Multidisciplinar Integral - PIM VII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.675 Palavras (19 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

O PIM VII tem como objetivo o desenvolvimento de trabalho analítico com base nos conceitos estudados nas disciplinas, aplicados à prática organizacional. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões por meio da metodologia científica para produção acadêmica. Nesse contexto, será apresentado um diagnóstico organizacional com base em uma pesquisa de campo e uma pesquisa bibliográfica, buscando identificar práticas organizacionais correlacionadas aos conceitos estudados, apontando anomalias e práticas diferenciadas, e apresentando sugestões (obrigatório) de melhorias para as práticas atuais, com fundamentação teórica, com base nas disciplinas estudadas no semestre: Saúde e Segurança no Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável, com ênfase para a primeira. Uma empresa que se propõe a fornecer uma gestão centrada na qualidade tem a possibilidade de obter novas historias e organizar os propósitos da trajetória a ser percorrida, entretanto para alcançar tais objetivos, as atividades realizadas na empresa devem possuir continuamente um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam trabalhar em equipe, ao passo em que desenvolvam seu trabalho com eficiência e eficácia, visando o cumprimento das metas, lucro e missão da empresa em questão. Para a pesquisa de campo foi realizada uma visita à Divisão de Água e Esgoto, refere-se a um órgão público municipal vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço Urbanos da Prefeitura Municipal de Alto Araguaia – MT. A instituição oferece serviços de captação e distribuição de agua potável aos munícipes, bem como os serviços inerentes á prática profissional: coleta de leituras de hidrômetro, emissão de faturas, emissão de segunda via, parcelamento de débitos, cortes, religação, remanejamento e consertos de cavaletes, consertos de redes de distribuição.

Palavras-Chave: Diagnóstico Organizacional – Segurança do Trabalho – Treinamento – Sustentabilidade.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: benefícios e assistência social 5

3. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 10

4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 13

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

6. REFERENCIAS 18

1. INTRODUÇÃO

A Divisão de Água e Esgoto refere-se a um órgão público municipal vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço Urbanos da Prefeitura Municipal de Alto Araguaia – MT. Atualmente o órgão possui 19 funcionários, sendo um coordenador de saneamento, um supervisor de saneamento, uma atendente, e 13 agentes de saneamento.

A instituição oferece serviços de captação e distribuição de agua potável aos munícipes, bem como os serviços inerentes á prática profissional: coleta de leituras de hidrômetro, emissão de faturas, emissão de segunda via, parcelamento de débitos, cortes, religação, remanejamento e consertos de cavaletes, consertos de redes de distribuição.

A DIVAES está situada na Rua 24 de Fevereiro, 1167, Vila Aeroporto, Alto Araguaia – MT, Telefone/Fax: 66 3481 1346.

A referida empresa foi escolhida para a realização do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VII, pois foram identificadas as características necessárias pra o desenvolvimento da atividade, sendo um órgão com gerência empreendedora e que permite acesso aos dados do setor, bem como toma conhecimento da atividade desenvolvida e busca colocar em prática alguns pontos abordados.

O PIM VII tem como objetivo o desenvolvimento de trabalho analítico com base nos conceitos estudados nas disciplinas, aplicados à prática organizacional. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões por meio da metodologia científica para produção acadêmica.

Nesse contexto, será apresentado um diagnóstico organizacional, buscando identificar práticas organizacionais correlacionadas aos conceitos estudados, apontando anomalias e práticas diferenciadas, e apresentando sugestões (obrigatório) de melhorias para as práticas atuais, com fundamentação teórica, com base nas disciplinas estudadas no semestre: Saúde e Segurança no Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável, com ênfase para a primeira.

2. SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: benefícios e assistência social

Conforme Wachowicz (2012), as conquistas obtidas com as leis trabalhistas são de extrema importância para o bem-estar e para a saúde dos trabalhadores. As primeiras indústrias eram grandes galpões, estábulos ou velhos armazéns fétidos e insalubres, com pouca ventilação, muito lixo e sujeira decorrente do processo fabril.

Assim, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN, 2006) aponta que no mundo, o movimento sindical foi um dos primeiros - e o único, durante muito tempo - a denunciar o aviltamento das condições de trabalho. As (más) condições de trabalho do pessoal têm sido crescentemente denunciadas no mundo inteiro.

Como apresenta a ABEN (2006), as condições de trabalho representa o conjunto de fatores - exigências, organização, execução, remuneração e ambiente do trabalho - capaz de determinar a conduta do trabalhador. A isso, o indivíduo responde com a execução de uma atividade ou conduta passível de ser analisada sob diferentes aspectos: perceptivos, motores e cognitivos.

Satisfação, conforto, carga de trabalho, fadiga, estresse, doenças e acidentes são as consequências dessa resposta individual sobre o estado físico, mental e psicológico do trabalhador.

A Segurança do trabalho retrata medidas a serem adotadas a fim de reduzir os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, assim como resguardar a integridade e a capacidade de cada trabalhador. Nesse sentido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com