TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Por:   •  14/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  4.105 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Educação Física é uma área de conhecimento com amplos assuntos e conteúdos quando se trata da área escolar.

Dentre os diversos assuntos, os jogos e esportes andam bem aliados ao comportamento motor dos indivíduos que neles se inserem. A ludicidade aliada ao esporte, aos jogos e às ações motoras dos indivíduos que participam aparece com grande força nas atividades executadas pelos alunos.

O que se entende é que a prática esportiva na escola tome dimensões transformadoras visando questões motoras e lúdicas assim como os jogos.

Desta forma o tema do projeto a ser colocado em prática intitula-se: Jogos, esportes e a ludicidade aliada à ação motora.

A ideia para este tema surgiu a partir de observações de alunos de 1º e 5º ano do ensino fundamental I durante as aulas de Educação Física.

Como objetivo geral temos: Observar se há evolução das ações motoras como lançar, arremessar, chutar, andar, correr a partir de jogos e esportes realizados de forma lúdica no processo ensino-aprendizagem.

Como objetivo específico verificar a influência de esportes e jogos realizados junto com a ludicidade em alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais

Serão utilizados todos os materiais disponíveis na escola como bolas, cones, arcos rádio CDs pendrives,  além de materiais que venham a ser adquiridos pelo professor.

Métodos

Serão realizadas aulas de caráter lúdico sempre envolvendo os esportes dentro de jogos e jogos envolvidos com o esporte.

Espaço a ser utilizado

No caso será utilizado o espaço disponibilizado pela escola como quadra poliesportiva pátio entre outros espaços em área aberta.

Condições  ambientais

As atividades propostas serão realizadas na escola de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental EE. Luiz Chrisóstomo de Oliveira da cidade de Penápolis

 

Avaliação

A avaliação será feita constantemente durante e após as atividades propostas além de uma avaliação final realizada todo o bimestre observando sempre a evolução de capacidades físicas motoras dos alunos.

OBJETIVOS

Educar e ensinar jogos e esportes a partir da ludicidade para maior compreensão do aluno a partir da construção positiva da imagem do aluno acerca das capacidades físicas e motoras presente no mesmo.

Desta maneira ao final do primeiro ciclo do ensino fundamental o aluno deverá ser capaz de:

  • Participar das atividades propostas pelo professor visando suas capacidades físicas e motoras a partir do lúdico;
  • Utilizar da ludicidade para interagir com outros indivíduos presentes em seu mesmo espaço sempre respeitando o mesmo;
  • Criar hábitos para praticar exercícios físicos;
  • Compreender a essência dos jogos e brincadeiras e relacioná-los com o cotidiano.
  • Participar ativamente do processo ensino-aprendizagem.

METODOLOGIA

As atividades propostas assimilam-se com as aulas regulares de Educação Física em alguns momentos havendo procedimentos pedagógicos em cada aula.

Nas atividades será promovida a interação, a compreensão e reestruturação de ideias a partir de práticas motoras esportivas e de jogos e brincadeiras visando o caráter lúdico possibilitando também o envolvimento de atividades de cunho rítmico para que este caráter seja apreendido pelos alunos durante as aulas.

Haverá a presença de atividades ligadas ao esporte porém sem visar de qualquer forma o seu auto rendimento ou performance, assim como os jogos não se busca reprodução somente do que é de conhecimento dos alunos mas também a possibilidade de se haver a recriação e reestruturação de jogos e brincadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com