TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar Vale

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTANCIA
Curso de Processos Gerenciais

CELINA NAYARA M. DE OLIVEIRA RA: 1774038

BELO HORIZONTE-MG 2019

UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA

Título : Vale S.A

Subtítulo: Projeto Integrado Multidisciplinar VII

                                                                                           

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Processos Gerenciais, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

                                               

                                                          Disciplinas: Gerenciamento de Sistema de Informação
                                                                                  Logística Integrada
Desenvolvimento Sustentável

BELO HORIZONTE-MG 2019

RESUMO

        

        O presente projeto tem como objetivo a utilização, de forma integrada das disciplinas: Gerenciamento de Sistema de Informação, Logística Integrada, Desenvolvimento Sustentável. A base do trabalho é analisar a infra-estrutura da empresa estudada, formas de planejamento, aplicação na logística e como  a empresa Vale é gerenciada. A intenção é conceituar na disciplina de Gerenciamento de Sistema da Informação as principais estratégias de tecnologias da informação, apresentando um ponto de partida para atingir os objetivos e áreas interligadas na companhia. Ilustrando na Logística Integrada : como a empresa está destacada no mercado, mostrando sua eficiência, e formas de sobrevivência num mundo altamente competitivo e globalizado. Destaca-se também como é feito a Distribuição Física, Gestão de Produção, como a empresa associa o valor do produto ao seu cliente.

        No Desenvolvimento Sustentável , verifica-se qual os conceitos a empresa estudada aplicam na organização, e qual a importância do gestor na correta utilização dos recursos, observando a legislação, possíveis impactos ambientais, certificações e licenciamentos e possíveis penalidades.

Palavra chave: Gerenciamento de Sistema da Informação, Logística Integrada, Desenvolvimento Sustentável

SUMÁRIO

Sumário

1. INTRODUÇÃO 9

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA9

3. INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS 10

4. LOGISTICA INTEGRADA 12

5. SISTEMA DE INFORMAÇÃO16

6. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL16

7. REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DA EMPRESA17

8. CONCLUSÃO18

9. REFERÊNCIAS19

1. INTRODUÇÃO

        Para entendermos os conceitos mencionados, iremos identificar como O Gerenciamento de Sistema de Informação é necessário para entender, analisar, inovar, e ampliar o uso da tecnologia com a finalidade de aumentar a produção, fabricação e suas entregas. Mostrando a importância da tecnologia na sociedade digital. Numa empresa seja ela de pequeno, médio ou grande porte, a gestão, vem com planejamentos, investidores, operações e análises cruciais para a saúde da organização. O gestor precisa de instrumentos confiáveis que auxiliem a otimizar os rendimentos dos excessos de caixa ou estimar as necessidades futuras de financiamentos, para que possa tomar decisões certas e oportunas.

        Mas qual seria o objetivo da empresa? Obter certificados e licenciamentos? No ponto de vista empresarial, a companhia pode usar a estratégica a seu favor a gestão comercial? Qual seria o objetivo da Logística Integrada? Atingir alta produtividade, e gerar menos custos. Desenvolvendo funções operacionais tais como: Gestão de Transporte, processamento de pedidos, estoques, armazenagem, expedição e compras.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Fundada em 1942 em Itabira, MG com sede no Rio de Janeiro, é uma empresa de capital aberto e privada. A Vale S.A é uma mineradora multinacional brasileira e considerada uma das maiores empresas de logísticas do país e maior produtora de minério de ferro de ferro, de pelotas e de níquel. Produzindo também manganês, cobre, ferroliga, bauxita, e outros. A empresa opera 9 usinas hidrelétricas, sendo no Brasil, Indonésia, e Canadá. Criada para a exploração de minas de ferro, no governo de Getúlio Vargas (Wikipédia, 2019).

3. INFORMAÇÃOES ORGANIZACIONAIS

Opera em 14 estados brasileiros e nos 5 continentes, possui cerca de dois quilômetros de malha ferroviária e nove terminais portuários próprios. Além, de operar em serviços de Logística, atividade em que é a maior do Brasil, os minérios são explorados por quatro sistemas totalmente integrados, que são compostas por mina, ferrovia, usina de pelotização e terminal marítimo ( Sistema Norte, Sul e Sudeste). Em outubro de 2016, foi lançado o Complexo de S11D Eliezer Batista [1](S11D), no Pará, uma usina construída fora da floresta para minimizar os impactos ambientais, e que produzirá um minério com qualidade  superior ao produzido no Sistema Sudeste. A Vale consome cerca de 5% de toda energia produzida no brasil. (WIKIPEDIA, 2018). 

Missão: transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Compromissos: A base da empresa está na realidade da mineração onde contribui para atingir, e ser a empresa de recursos naturais globais número um em criação em valores a longo tempo.

Complexo S11D Eliezer Batista Vale: Esse projeto, é o maior minerador da história da Vale, localizado no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A empresa utilizou um sistema de truckless, onde substitui os  caminhões tradicionais fora de estrada por correias transportadoras, reduzindo cerca de 70% o consumo do diesel. Esse investimento possibilita uma maior operação, e menor impacto ao meio ambiente (S.A, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (307.4 Kb)   docx (571.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com