TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALE S.A PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  9/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.819 Palavras (20 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

ADRIANO AUGUSTO DE OLIVEIRA MAIA RA: 1975200

CONCEIÇÃO DE ARAÚJO SILVA RA :1972584

JACSON ALVES VIANA RA 1972937

LUDMILA MATOS VIEIRA DA SILVA RA: 1959351

PRISCILA LEME CÂNDIDO RA: 1967469

WELTON FREITAS DA SILVA RA :1961130

VALE S.A

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

ORIENTADOR: MAURO TRUBBIANELLI

BRASÍLIA - DF

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA

ADRIANO AUGUSTO DE OLIVEIRA MAIA RA 1975200

CONCEIÇÃO DE ARAÚJO SILVA RA :1972584

JACSON ALVES VIANA RA 1972937

LUDMILA MATOS VIEIRA DA SILVA RA: 1959351

PRISCILA LEME CÂNDIDO RA 1967469

WELTON FREITAS DA SILVA RA 1961130

VALE S.A

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Mauro Trubbianelli

BRASÍLIA -DF

2019

RESUMO

O trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade do Gerenciamento de Pessoas por meio das estruturas que foram estudadas apresentado com ênfase no mercado de trabalho brasileiro em tempos de desemprego e tecnologias avançadas e seu envolvimento com o clima organizacional. De forma objetiva, abordaremos as vantagens e desvantagens da modalidade “Job Rotations” que é usada para reter talentos. Juntamente com as teorias e práticas estudadas em Contabilidade e o estudo patrimonial, demonstrativo financeiro, e estatística por meio de gráficos, demonstrar a rotatividade dos funcionários para assim termos como objetivo inserir o aluno nas práticas que já foi aplicada com caráter prático para o processo de aprendizagem e obter melhorias na empresa.

Palavras – chave: clima organizacional, talentos, rotatividade e balanço patrimonial.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05 2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS ..................................................................... 06 2.1 MERCADO DE TRABALHO............................................................................... 06 2.2 ANÁLISE DESCRITIVA DO JOB ROTATIONS................................................. 09 3. ESTATÍSTICA APLICADA................................................................................... 11 3.1 FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO................................................................. 11 3.2 ROTATIVIDADE DOS FUNCINÁRIOS ...............................................................13 3.3 SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS ................................................................14 3.4 REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS..................................................................... 14

4. CONTABILIDADE ................................................................................................ 17 4.1 ANÁLISE DAS DESMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS .........................................18 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 23 6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 24

  1. INTRODUÇÃO

A empresa: Criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais em 1942 no governo Getúlio Vargas, a Vale é hoje uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, e com ações negociadas nas Bolsa de Valores vários países. É a maior mineradora das américas, é líder nos mercados globais de minério de ferro, pelotas, níquel e outros. Com operações em 14 estados brasileiros e nos cinco continentes e possui cerca de dois mil quilômetros de malha ferroviária e nove terminais portuários próprios. Em 2017, a força de trabalho da Vale totalizava 130,6 mil empregados, entre próprios e terceiros, 101,6 mil (77,8%) atuam no Brasil.

A empresa em sua estrutura organizacional desenvolve trabalho de gerenciamentos de pessoas através de treinamentos visando a melhoria do seu público interno (funcionários) e por sua procura de estabilização conceitual para com a sociedade e seus clientes, dado que a empresa em seus diversos relatórios de sustentabilidade, apresenta-se como sustentável e amiga do meio ambiente esse é o ponto crítico que a empresa tenta desarticular-se  visando diminuir a  retaliação. Mesmo com essa questão que é muito pertinente atualmente. Porém o foco aqui é analisar o comportamento que vale vem adquirindo para selecionar seus colaboradores e o motivo dela ser tão atrativa aos olhos de profissionais que buscam por uma vaga no mercado de trabalho brasileiro.

  1. GERENCIAMENTO DE PESSOS
  1. Mercado de trabalho

O mercado de trabalho vem passando por evoluções que atualmente é marcada pelos avanços tecnológicos, rapidez na informação entre outros. Causando um choque no mercado de trabalho e isso contribui como um fator de instabilidade no que se diz respeito ao ciclo motivacional de uma organização.

A motivação é um conjunto de fatores que visa objetivar e traças metas para se alcançar e suprir necessidades e desejos tanto pelo colaborador, quanto pela organização, aumentando ainda a competitividade entre candidatos que buscam por uma vaga no mercado de trabalho. Um ponto crítico na atualidade é a facilidade das disponibilidades de automação de recursos tecnológicos, criando um cenário de demanda por mão-de-obra qualificada. Se estabelecendo como um dos fatores que colaboram para a crise econômica, onde, ocorre um aumento da taxa de desemprego na sociedade principalmente entre a população que possui baixa escolaridade e pouco conhecimento no âmbito tecnológico de informação.

Ao atribuirmos e relacionar o mercado de trabalho e o ciclo motivacional de uma organização já é possível afirmar que a falta de emprego já motivo suficiente para um colaborador se manter motivado, mas isso não é o que acontece no dia a dia de muitas empresas.

A Vale S.A para não correr tanto risco com esse fator desgastante que causa  absenteísmo, rotatividade etc., oferece muitos benefícios aos seus colabores e  além disso seu processo de recrutamento  utiliza meios inteligentes para recrutar seus colabores e assim evitar a alta rotatividade e o absenteísmo e outras problemáticas que podem afetar as motivações entre seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com