TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de Gestor na área de Logística apresentado à Universidade Paulista

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

Kleber Silva Mendes

RA: 1520163

Icomon tecnologia Ltda.

São Paulo

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

Kleber Silva Mendes

RA: 1520163

Icomon tecnologia Ltda.

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de Gestor na área de Logística apresentado à Universidade Paulista

Orientador: Prof. Fabio Ricardo brandão

São Paulo

2015

Resumo

  Neste projeto integrado multidisciplinar iremos abordar três temas relacionados ao setor logístico, eles são: os fundamentos e a importância da logística, Contabilidade e a estatística aplicada, iremos investigar esses temas na empresa icomon tecnologia situada com sua matriz no bairro da penha-são Paulo, O grupo ICOMON foi fundado em 1980 e atuava nas áreas de engenharia civil, elétrica, instalações mecânicas e hidráulicas. A partir da década de 90 a empresa dedicou atenção especial ao segmento de Telecomunicações. A metodologia será pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica

Sumario

  1. Introdução.................................................................................................1

  1. Fundamentos e importância da logística.............................................. 2
  1. Contabilidade........................................................................................... 3
  1. Estatística aplicada................................................................................. 4
  1. Considerações finais.............................................................................. 5
  1. Referências.............................................................................................. 6

Introdução

 

  Iremos iniciar nossas pesquisas comentando um pouco sobre a empresa aqui apresentada, ICOMOM tecnologia Ltda. O grupo ICOMON foi fundado em 1980 e atuava nas áreas de engenharia civil, elétrica, instalações mecânicas e hidráulicas. A partir da década de 90 a empresa dedicou atenção especial ao segmento de Telecomunicações, hoje seu foco principal é atuação no mercado de telecomunicações trabalhando como empresa terceirizada da multinacional VIVO telefonia, onde presta serviços na área de manutenção da rede de telefonia e internet fixa, fazendo também o trabalho de expansão da rede e novas instalações de serviços tais como empresarial e residencial, atua hoje com uma imensa equipe de funcionários, desde a parte administrativa até os técnicos que atuam em campo, estima-se que há cerca de 6 mil funcionários envolvidos nas operações da empresa, julgando pelas dimensões da empresa podemos imaginar que não se podem ter falhas nas partes logísticas pois todos serão afetados de alguma maneira, desde de o setor administrativo pela falta de papel, até o setor técnico pela falta de material para realizar suas manutenções. Vamos intender agora como funciona parte dos trabalhos logísticos dessa empresa.

  Vamos abordar os fundamentos e a importância da logística para o bom funcionamento da empresa em questão, levando em conta a referência que utilizamos que é a obra literária, Logística e Cadeia de Suprimentos: O Essencial desde o pedido de compras até a disponibilização da mercadoria em seu almoxarifado.

  O grande poder que a contabilidade tem nesta empresa, pois não e

Fácil manter as contas da casa em ordem com essa imensidão de patrimônios físicos e materiais que a empresa possui, sem contar com a quantidade de funcionários para controlar seus pagamentos e benefícios.

  Iremos intender como a estatística aplicada ajuda a empresa a não parar sua produção por falta de planejamento estatístico.

Fundamentos e importância da logística

A tempos as empresas buscam agilidades em seus processos, e no grupo ICOMON não é diferente, pois como vivemos em uma época de globalização e com isso o mercado se torna cada vez mais competitivo. É extremamente importante que o grupo esteja antenados para atender as expetativas dos seus cliente. E com isso conquistar seu espaço no mercado. Através de produtos e serviços de qualidade. Cumprindo seus prazos. E aumentando suas margens de lucro.

Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos a organização. Pois a logística bem planejada envolve quase todos os departamento da empresa citada. Desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado.

Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, mais sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores, que criam uma espécie de parceria. Onde os dois lados ganham. Pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. Ou seja, ambas devem ter um acordo que beneficie os dois lados.

Dentro da empresa os departamentos agem de forma integrada e não isolada. Evitando assim conflitos internos, o que pode vir a prejudicar todo o planejamento logístico. Neste caso, os departamentos e os colaboradores interagem de forma positiva e tem um único foco, Para que não prejudique, fornecedor e clientes, e estar atento para que todas as necessidades sejam atendidas no tempo estipulado. Evitando atrasos no processos de recebimento, produção e despacho do material.

Porém um item importante nesta organização é a redução de custo, e isto também faz parte do planejamento Logístico. A necessidade de reduzir custos com armazenagem, distribuição é fundamental. Não importa que o grupo ICOMOM tecnologia é de grande porte. Todas as empresas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com