TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.223 Palavras (25 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PAULISTA

JULIANA MARIA DA SILVA RA 1432782

NESTLÉ

PIM V

SÃO PAULO

2015


UNIVERSIDADE PAULISTA

JULIANA MARIA DA SILVA RA 1432782

NESTLÉ

PIM VIII

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Profº. Mauro Trubbianelli

SÃO PAULO

2015

RESUMO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como finalidade apresentar uma organização e através das informações pesquisadas podermos aplicar os conhecimentos adquiridos em aula. A empresa pesquisada pelo grupo foi a Nestlé S.A. Empresa multinacional no ramo alimentício, fundada em 1866 pelo alemão Henri Nestlé, com sua sede na cidade de Vevey, na Suíça. Esta pesquisa busca conciliar as disciplinas: Técnicas de Negociação; Planejamento Estratégico; e Sistemas para Operações de Recursos Humanos. Em “Ténicas de Negociação” abordaremos como acontece a resolução de conflitos e os tipos de negociações que ocorrem nesta instituição. Em “Planejamento Estratégico” comentaremos os pilares que regem as ações da Nestlé e o metodo que executam suas estratégias para o crescimento da empresa. Em “Sistemas para Operações de Recursos Humanos” veremos as formas que a Nestlé administra por meio do Setor de Recursos Humanos seu maior patrimônio, seus colaboradores. Quais são as suas rotinas de pessoal e o seu cumprimento das leis do trabalho.

Palavras-chave: Negociação, Planejamento Estratégico e Recursos Humanos

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO        

2.1 Exemplos de Negociações da Nestlé        

2.1.1 Código de aceitação – Primordial para o início das negociações        

2.1.2 Serviço Nestlé ao Produtor – Pagamento de Leite        

2.1.3 Carta de Informação de Preços        

2.1.4 Extrato de Relacionamento        

2.1.5 Sistema de Valorização do Leite        

2.1.5 Automação dos dados de coleta        

2.2 Criação de Valor Compartilhado        

3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        

3.1 Distribuição        

3.2. Competitividade (Eficiência)        

3.3. Inovação        

3.4. Comunicação        

4. SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS        

4.1 Setor de Recursos Humanos        

4.2 Rotinas do Departamento de Recursos Humanos        

5. CONCLUSÃO        


1. INTRODUÇÃO

        A Nestlé é uma empresa multinacional no ramo alimentício, com sede na cidade de Vevey, na Suíça. A logomarca da empresa é uma família de pássaros, que em alemão suábio significa “ninho”. A empresa foi fundada em 1866 pelo farmacêutico alemão Henri Nestlé, que até então almejava resolver o problema da desnutrição infantil da época, por isso sua primeira criação foi a farinha láctea, um alimento especial para crianças à base de cereais e leite. Em 1905 uniu-se à Anglo-Swiss Condensed Milk Co., que desde 1866 era um importante fabricante de leite condensado na Suíça.

No Brasil, a empresa é conhecida desde 1876, quando inicialmente se comercializava a sua farinha láctea. E em 1921 consolidou sua atuação no país quando instalou sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Araras (SP), começando assim a produção de leite condensado Milkmaid, que futuramente receberia o nome de Leite Moça.

Com o passar dos anos a Nestlé tem diversificado suas atividades no mercado em que atua, e desde 1970 começou a atuar também nos segmentos farmacêuticos (Alcon), cosméticos (L’Oreál) e de alimentos para animais de estimação (Friskies Alpo e Ralston Purina).

Atualmente opera em 194 países, nos cinco continentes do mundo. Possui aproximadamente 500 fábricas espalhadas pelos cinco continentes, sendo 25 fábricas no Brasil com mais de 15 mil funcionários.

Teremos como base para esse Projeto Integrado Multidisciplinar: Técnicas de Negociação, uma das disciplinas mais importantes no mundo empresarial, pois por meio dela temos a compreensão dos aspectos conceituais e práticos do mundo dos negócios. Será abordado também a disciplina Planejamentos Estratégico, que tem por seu principal objetivo estruturar as bases analíticas e conceituais dos processos de gerenciamento e tomadas de decisão. Ainda teremos a disciplina de Sistemas para Operações de Recursos Humanos, que nos orienta à aptidão das rotinas de um departamento pessoal e suas ações.

Neste projeto foram utilizadas as metodologias de pesquisa de campo e bibliográficas.

2. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

A negociação como se trata de um conceito multidisciplinar com diversas áreas de estudos que contribuem para o desenvolvimento de seus constructos.

O campo de conhecimento sobre as Técnicas de Negociação tem passado por fortes discussões, e vem se desenvolvendo intensamente nos últimos quarenta anos, a negociação em si tem sido assunto recorrente no mundo dos negócios.

         “Negociação é o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido” (STEELE; MURPHY; RUSSILL, 1995, p. 3)

        De fato, a negociação está presente na vida de todos nós. Se analisarmos com atenção, veremos que as crianças não temem receber o não, por saber que na maioria das vezes pode significar um “quem sabe depois” fazendo com que persistam em seu objetivo. Todos nós negociamos a maior parte do tempo em nossas vidas tanto para assuntos pessoais quanto profissionais.

As práticas de negócio da Nestlé, desde sua fundação, sempre foram pautadas por integridade, honestidade, negociação justa e total cumprimento de todas as leis aplicáveis. Os colaboradores da Nestlé em todo o mundo têm vivido e sustentado esse compromisso em suas responsabilidades diárias desde então, tornando a reputação da empresa um importante ativo. Os “Princípios Nestlé de Conduta Empresarial” prescrevem certos valores e atitudes com os quais a Nestlé se compromete mundialmente. O Código de Conduta Empresarial tem como objetivo especificar esses princípios e auxiliar na contínua implementação de parâmetros mínimos de comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (262.6 Kb)   docx (315.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com