TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Intervenção

Trabalho Escolar: Projeto Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  1.577 Visualizações

Página 1 de 8

1-INTRODUÇÃO

Nesse projeto de intervenção veremos a importância do trabalho desenvolvido pelo serviço social dentro do Hospital Nossa Senhora de Nazareth – Bacaxá – Saquarema – Rio de Janeiro onde serão desenvolvidas ações sócio-educativas, com os usuários, levando até eles conhecimentos sobre seus direitos sociais, explicando as normas e rotina dessa instituição.

O Assistente Social vem buscando novas práticas sociais onde visa o atendimento humanizado, pois é preciso oferecer todas as condições para que os pacientes sintam que estão recebendo um atendimento completo. Esse profissional é responsável por atuar diretamente com a família realizando um trabalho de acolhimento com os usuários, pois sabemos que a doença desestrutura não só o físico, mas emocionalmente o paciente e sua família.

O interesse em realizarmos o presente projeto é fruto da vivência e do conhecimento que temos acumulado na vida acadêmica, o desejo em aprofundar os estudos deve-se aos nossos próprios questionamentos como sujeitos em formação, constituindo-se assim como um desafio, acerca dos deveres do assistente social no trato dos direitos sociais. Foi neste contexto que se enquadrou a nossa participação na elaboração do projeto de intervenção, sobre as novas praticas sociais no âmbito hospitalar.

Pois a inserção do assistente social no espaço hospitalar também se dá com o elo entre pacientes, familiares, instituição e toda equipe multidisciplinar. É exatamente no processo de mediação que uma gama de situações se coloca para o cotidiano das assistentes sociais adquirindo concretude nas enfermarias e corredores do hospital, através das queixas, dos sintomas, das necessidades, das demandas, da preocupação, da falta de conhecimento sobre seus direitos, da impaciência, o tratamento igualitário e do respeito.

O trabalho desse profissional veio a somar com a equipe multidisciplinar, para assim garantir um atendimento humanizado. O exercício profissional é fundamentado em legislação que protege e assegura os direitos sociais do cidadão, dentre elas citamos, legislação previdenciário, lei orgânica da assistência social (LOAS) estatuto da criança e adolescente (ECA), lei orgânica da saúde (LOS), política nacional do idoso (PNI), política nacional para a integração da pessoa portadora de doenças especiais, políticas e serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial ás vitimas de negligência e maus tratos, exploração de abuso e crueldade e opressão, política sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, legislação que dispõe sobre a participação da comunidade da gestão do sistema único de saúde.

O assistente social além de garantir os direitos sociais à população tem como atribuições, planejar, assessorar, executar, avaliar programas e projetos em políticas públicas de saúde sendo que também norteia suas ações na política nacional da assistência social, que tem como função a inserção, prevenção e promoção dos assistidos enquanto cidadãos de direitos. As atividades estão concentrada dentro do Hospital Nossa Senhora de Nazareth nas clinicas médicas, enfermarias, pronto socorro, ala de observação e onde fizer necessário com objetivo de acolher, detectar e intervir nas questões sociais apresentadas.

O Hospital é um órgão que está baseado nas tradições, costumes e desenvolvimentos dos povos, considerando a evolução natural da humanidade, este também evoluiu, deixando de ser um lugar onde se abrigava pobres e peregrinos doentes, tornando-se uma instituição planejada, com técnicos preparados para atuar no processo saúde x doença.

A organização hospitalar, como qualquer outra instituição social, está estruturada em níveis hierárquicos, sendo que todas as atividades estão centradas no paciente. Temos como serviços diretos, os que exercem ação direta junto ao paciente, tais como: serviço médico, serviço de enfermagem e por certos aspectos a eles ligados, o serviço social, fisioterapia e outros. Os serviços auxiliares são os que não trabalham diretamente com o paciente, mas concorrendo para o estabelecimento do diagnóstico ou cooperando no tratamento médico. Os serviços institucionais são os que atuam de forma indireta, propiciando bem-estar e conforto aos pacientes.

Neste contexto o profissional de serviço social deve em seu trabalho cotidiano interpretar e compreender a realidade social, facilitando a inserção dos cidadãos nas políticas públicas.

2-JUSTIFICATIVA

O presente projeto de intervenção tem a finalidade de trazer para dentro do âmbito hospitalar, novas praticas sociais, uma delas seria o atendimento humanizado outra realidade social é a falta de informação dos usuários, entre eles levantamos estudo social onde identificamos que muitos pacientes não tenham conhecimento sobre seus direitos, pois a maioria da população atendida são pessoas carentes, muitos se encontram em vulnerabilidade social e desestruturadas, portanto precisa de orientação e assistência para assim se sentirem importante e incluso na sociedade.

Com isso o trabalho do assistente social tem como objetivo principal contribuir para um bom atendimento aos pacientes, fermentar a humanização dos serviços prestada a essa população, promover a eficácia e qualidade, reforçando a acessibilidade, alem de melhorar o canal de comunicação entre os usuários e profissionais.

O interesse pelo tema surgiu após vivencias a realidade dos usuários durante o período de estágio dentro do Hospital Nossa Senhora de Nazareth – Bacaxá – Saquarema – Rio de Janeiro

3-Objetivos:

3.1- Gerais:

Ampliar o contexto social dentro do âmbito hospitalar, de caráter educativo, levando aos usuários desta instituição o conhecimento dos seus direitos como cidadãos.

3.2-Especifico:

•Orientar os usuários e as famílias sobre seus direitos e deveres, obedecendo às normas e regras da instituição.

• Mostrar aos pacientes a importância de conhecer seus direitos para assim exigi-los.

• Averiguar se os direitos dos usuários estão sendo garantidos dentro do âmbito hospitalar.

• Escutar as queixas, os medos e as expectativas dos pacientes.

• Respeitar o cidadão como um todo sem descriminação.

• Refletir com a família do interno sobre a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com