TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Minha Estrela Vai Brilhar

Monografias: Projeto Minha Estrela Vai Brilhar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 11

Mãe Natureza

Mãe da fauna e da flora

Cenário de vidas a cultivar

Pulsando sobre os raios aurora

Ambiente da natureza a transpirar.

Planeta de biodiversidade ameaçada

fragmentada pela busca ao individual

Rios que brotam de seus seios

Correntes veias que deságuam no mar

Diversidade ecológica a expandir

vidas de um mundo a preservar.

Autor: Edivino Dias Matteus disponível em http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=25&id=1246

Piumhi

2012

PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROJETO BIOMAS

ESCOLAS: ESCOLA MUNICIPAL LUDGERO LIMA ARANTES

ESCOLA MUNICIPAL ACÁCIO DA COSTA LOPES

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 4º E 5º ANOS

JUSTIFICATIVA:

Orientar nossos alunos para a convivência harmoniosa com a natureza, principalmente o Bioma Cerrado, o qual aparece no lugar onde vive.Análise contextualizada da região nos aspectos ambientais, econômicos políticos, social, cultural e estético.

OBJETIVOS:

• Sensibilizar os alunos quanto a necessidade de se preservar as áreas verdes, fundamental para a saúde e para o bem estar coletivo, como mecanismo de garantir uma melhora na qualidade de vida;

• Valorizar o conhecimento popular, estimulando a participação e o exercício de cidadania plena;

• Desenvolver comportamento ético de contemplação e respeito pelas mais variadas formas de vida.

• Redefinir o conceito de bem estar.

METODOLOGIA:

• Conceituando os biomas brasileiros;

• Atividades escritas referentes ao assunto;

• Vídeos educativos que levem a conscientização;

• Montagem de um herbário sobre a flora do cerrado;

• Passeios ecológicos em locais onde ocorrem o bioma Cerrado;

• Montagem de um álbum sobre a fauna do cerrado.

PERSPECTIVAS DE RESULTADOS:

O resultado que se espera com o desenvolvimento deste projeto de sensibilização e conscientização é que os alunos possam observar e conhecer melhor a realidade da área, uma vez que o Cerrado é um dos Biomas mais rico em flora e fauna e também os quais apresentam muitos desses em extinção.

DESENVOLVIMENTO

1ª AULA 02/08/12

CONCEITUANDO OS BIOMAS

Definição

Pode definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, apresenta um complexo mostruário das principais paisagens ecológicas do planeta. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui nove biomas diferentes: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, Zonas Litorâneas.

Caatinga

Caatinga

Com extensão territorial de 800 mil quilômetros quadrados, presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e no norte de Minas Gerais, esse é o único bioma exclusivamente brasileiro.

A caatinga tem uma vegetação típica de regiões semiáridas, formada por plantas xerófilas, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. A fauna é representada por répteis, roedores, insetos, aracnídeos, arara-azul, sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, entre tantos outros.

Campos

Campos

Os campos são caracterizados por vegetação composta de herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos. Esse bioma está distribuído em áreas descontínuas do Brasil, sendo encontrado na Região Norte (Amazonas, Roraima e Pará) em forma de savanas de gramíneas baixas; e na Região Sul, com as pradarias mistas subtropicais.

Cerrado

Cerrado

Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente em diferentes Regiões brasileiras, entretanto é na Região Centro-Oeste que ele predomina. Apresenta clima quente e períodos alternados (6 meses) de chuva e seca. Sua vegetação é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc.

Floreta Amazônica

Floresta Amazônica

Essa é a maior floresta tropical do mundo, compreendendo cerca de 42% do território nacional. A floresta Amazônica está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de outros países sul-americanos. Esse é o bioma que possui a maior biodiversidade do planeta. Entre as espécies animais estão: jabuti,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com