TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Muldisciplinar

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Muldisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

NOME DO ALUNO: Maria Ilza R Lima RA: 5376969587

NOME DO ALUNO: Tari Cristina T F Fontebasso RA: 5530112369

NOME DO ALUNO: Maria do Carmo Santos RA: 5560125269

NOME DO ALUNO: Joice Alana da Silva Santos RA: 5376969601

NOME DO ALUNO: Terezinha de Jesus Ribeiro Fontolan RA: 5515116460

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação do professor-tutor a distância Ludmilla Cristina Sauhi.

Jundiaí – SP

2014

Sumário

Introdução.................................................................................................................05

Resenha critica..........................................................................................................06

Conceito de projeto educativo e sua relevância em educação.........................................08

Tema: Aprendendo a lidar com as diferenças .................................................................10

Projeto: Brincando e adquirindo a aprendizagem através de Jogos Matemáticos.......11

Sistema de Avaliação...........................................................................................................13

Considerações Finais...........................................................................................................14

Referências Bibliográficas...................................................................................................15

Introdução

Para a elaboração desta ATPS, antes do inicio da mesma foi realizado um encontro com todas as integrantes do grupo, para que fossem discutidas e esclarecidas todas as dúvidas que pudessem ocorrer durante a elaboração de cada etapa deste trabalho.

Após uma leitura detalhada e esclarecido as duvidas, foi decidido quem iria fazer cada etapa. Porém, todas estiveram envolvidas de alguma forma ajudando-se uns aos outras em todas as etapas.

Tivemos vários encontros para que pudéssemos pesquisar em diferentes meios de pesquisa e junta pudéssemos decidir qual seria o tema escolhido de interesse para todas.

O trabalho foi organizado de uma maneira que seria possível nos desafiar, realizar uma pesquisa ampla visando sempre à frente o que poderia ser acrescentado ou discutido durante a elaboração do mesmo, e assim, sendo possível obter mais conhecimentos a respeito do Tema escolhido.

Pensando nas dificuldades em que as escolas estão passando no momento em receber alunos com deficiências visuais ou físicas, e cientes de que os mediadores/professores nem sempre estão qualificados ou aptos de conhecimentos necessários para superar os desafios de maneira eficaz mesmo se preocupando com as crianças no processo de aprendizagem.

Para concluir, decidimos elaborar um projeto pensando nas crianças com deficiências visuais e de que forma objetiva e positiva pudéssemos alcançar a aprendizagem dessas crianças com sucesso, porém cientes de que nem sempre isso é possível.

Resenha critica

Para Almeida, (1999, p.1), a utilização do projeto seria uma forma de envolver o aluno em interações com recursos tecnológicos e sociais a fim de desenvolver sua autonomia e de construir conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, apresentação e resolução de uma situação-problema.

Para Valente, nada impede que o aprendiz possa construir conhecimento interagindo com a informação ou desenvolvendo projetos, mas somente as ações espontâneas não são suficientes para gerar conhecimento. Estas construções necessitam do auxílio de indivíduos mais experientes, que possam facilitar o processamento da informação ou a sua organização, de modo a tornar esse processo mais acessível.

Trabalhar por projetos requer mudanças na concepção de ensino aprendizagem. Projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem, criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema. Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores dentre os quais destacamos Dewey, Freire e Vygotsky.

Fagundes (1998) relata aprender por projetos é uma forma inovadora de romper com as tradições educacionais, dando um formato mais ágil e participativo ao trabalho de professores e educadores. Trata-se mais de uma estratégia fundamental de aprendizagem, sendo um modo de ver o ser humano construir, aprendendo pela experimentação ativo do mundo.

Mas ao trabalharmos com projetos temos que ter o cuidado de analisar as necessidades de ensino, planejar as atividades, estimar o tempo e preparar os recursos, tarefas fundamentais para o sucesso do projeto.

O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade, encoraja o aluno a reconhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com