TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Muldisciplinar Lll

Casos: Projeto Muldisciplinar Lll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Objetivo desse trabalho e desenvolver o planejamento de um projeto educativo de curta duração com a utilização de recursos expressivos e formas alternativas de linguagem. Antes disso pesquisar,analisar,compreender a estrutura e objetivo de um projeto e refletir criticamente a respeito das diferentes estratégias pedagógicas e linguagens utilizadas na realização de um projeto e necessário para entender todo processo de elaboração de um projeto. Nosso grupo se identificou muito com projeto educacional porque e uma proposta bem desafiadora, que busca respostas para situações-problemas e envolve tanto aluno como professor, promovendo interação e dialogo.

REZENHA DOS TEXTOS

No primeiro capítulo do livro, Projeto’; uma nova cultura de aprendizagem do Almeida, a autora propõe um novo jeito de aprendizagem, uma pratica pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos. Atravésde esse novo olhar, a educação torna se mais criativa envolvente e prazerosa. O objetivo dessa aprendizagem e interação entre aluno, professor e ambiente escolar, desenvolver autonomia do aluno e construção de conhecimento baseado nas ideias do Piaget,Dewey, Freire e Vygotsky. Podemos dizer que e uma mudança radical para ambiente escolar. Nesse livro aprendemostambém que trabalhar com projetos significa lidar com muitos desafios: soluções provisórias,ambiguidades, conteúdos não identificados e imprevisíveis, mas tendo sempre objetivo claro e interdisciplinaridade. E necessário que desenvolvimento de um projeto envolve construção, cooperação, participação, tolerância, respeito mutuo e formação da cidadania. A autorade o livro chamar tambémnossa atenção no papel do professor que deve ajudar os alunos na elaboração dos projetos.

Outro texto da MariaElisabetteBrisola Brito ”Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações” fala sobre diversidade dos projetos e duvidas dos professores em relação às aprendizagens por meio de projetos: como promover uma perspectiva de aprendizagem construcionista, como trabalhar com projetos e atingir objetivos? Segundo Valente (1999, pg, 144), “construcionismo significa a construção o conhecimento baseado na realização concreta da uma ação que produz um produto palpável, (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz”.

Nesse livro podemos achar também umas dicas para comotrabalhar com projetos e como integrar mídianeles. Hoje em dia a tecnologia tomou espaço da escola: o internete, tv etc.Aqui surgi uma preocupação que professor não foi preparado para desenvolver uso pedagógico das mídias. O tempo da aula, espaço físico precisam também ser considerados quando elaborando um projeto. No capitulo “Conceito de projeto”,autora introduziu a ideia do projeto e a origem da palavra quevem do latime significa lançado para frente. Neste espaço podemos ver que projeto envolve ação, flexibilidade e desafio e interdisciplinidade.

O terceiro texto, repensa as situações de aprendizagem; o fazer e o compreender do autor Jose Armando Valente trata de diferentes teorias de aprendizagem como do Piaget,Wallon,Freire,Wygotsky. O que e aprendizagem e como e construído conhecimento – essas são perguntas que vamos encontrar durante leitura desse texto. Os estudos indicam que somente as ações espontâneasnão são suficientespara gerar conhecimento. Piaget também observou que há diferença entre o fazere o compreender o que foi feito. Nestes estudos, de acordo com Piaget as crianças podem usar ações complexas para alcançar um sucesso prematuro, que representa todas as características de um saber fazer (SavoiaFaire). A criança pode fazer uma determinada tarefa, mas sem compreende-la.Para compreender e preciso consciência.

Aprendendo com projetos: Informática para a mudança na educação do autor Fernando Jose Almeida, e um texto que menciona ProInfo-um Programa Nacional de Informática na Educação e destaca uso de tecnologia na sala de aula. Atecnologia deve ser usada consciente e com proposito para envolver os alunos. Nesse texto podemos também detectar algums questionamentos: de valores das pessoas jovens, grades curriculares, excesso de informática, como ser criativo e inovador, como se constrói um projeto na base de um software. Aqui autor fala também sobre o lado positivo da tecnologia, dos chats, laboratóriovirtual, fóruns, enciclopédias digitais e etc. Todos esses recursos quando usados consciente tornam se uma ótima ferramenta que aproxima pessoas.

Último texto, Projeto Pedagógico, da autora Cristina Mara da Silva Correa -“Por que, quando e como” fala sobre os projetos na EducaçãoInfantil,Jovens e Adultos. As autorasexemplificam vários projetos, como desenvolver, quando usar e como avaliar. No primeiro capitulo podemos aprender a historia das creches, a ampliação do atendimento pré-escolareos motivos que levaram para desenvolver esse trabalho. No começo trabalho era concentrada o nos cuidados físicos e depois surgiunecessidade de um projeto educacional. Então educadores começaram organizar tempo e espaço, observar realidade, e se envolver cada vez mais. A construção dos projetos educacionais foi umprocesso coletivo, as famílias, funcionários e educadores começaram levantar duvidas questionar, discutir problemas e achar soluções. As consequências desse trabalho foram encontros e reuniões semanais e mensais onde surgiram novas estratégias pedagógicas. Autoras falam também sobre aprendizagem continua dos educadores e importância desta. Podemos concluir que escola e mais do que ensinar os conteúdos das disciplinas, e um espaço de cultura viva onde professor e aluno possam dialogar problematizar e atualizar as questões da realidade atual.

SINTESE DOS PRINCIPAIS PONTOS DISCUTIDOS PELO GRUPO

Nosso grupo achou muito interessante e desafiador o tema do Projeto Educacional e depois de muito debate e discussão chegaram as seguintes conclusões:

O Projeto Educacional pode ser usado desde Educação I infantil até universidade e envolve ação, flexibilidade, desafio e parte de uma problemática, então deve se prestar atenção na problematização, organização do projeto, desenvolvimento e avaliação. Esses itens são muito importantes, porque cada projeto precisa tem objetivo claro e trabalhar interdisciplinaridade. No trabalho por projetos as pessoas se envolvem para descobrir ou produzir algo novo. O aluno precisa selecionar informações significativas, formar decisão, trabalhar com grupo, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa. Podemos dizer que aluno e participativo, questiona, descobriram, aprende no processo de produzir e usa conhecimento prévio-ele já vem com sua bagagem própria da vida e suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com