TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multi

Trabalho Escolar: Projeto Multi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação e conscientização de cidadãos que estarão aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-ambiental de um modo comprometido com a vida e com o bem-estar de cada um e da sociedade. O projeto tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

Tópicos e finalidades do projeto.

Objetivos Gerais:

Os objetivos gerais são tratados em um sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirá ao tratamento da questão abordada no problema de pesquisa, dando referência ao objeto de uma forma mais direta.

Objetivos Específicos:

Os objetivos específicos são alvos concretos que busca alcançar a objetividade do projeto. Portanto, cada objetivo específico deve ter uma clara correspondência com os resultados esperados. Os objetivos específicos respondem à pergunta: “O que” o projeto deseja alcançar?

Objetivos Específicos por eixos temáticos:

Eixo temático é um conjunto de temas que orientam o planejamento de um determinado trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Definir o eixo temático significa limitar os conteúdos abrangidos pelo assunto principal, não dando espaço para nenhum tipo de desvio a outros temas secundários.

- linguagem oral e escrita;

-linguagem matemática;

-ciências sociais e naturais;

-artes;

Conteúdos:

Conteúdos são o que a escola deve levar o aluno a conhecer. Teoricamente, pode ser divididos por séries, níveis de dificuldade, áreas de conhecimento (matemática, português, etc.).

Conteúdo programático é o programa (a listagem) de conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.

Recursos:

Recursos é todo o material que será utilizado para e execução do projeto, desde local de pesquisa até materiais didáticos.

Metodologia:

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do projeto. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado, do tempo previsto, da divisão do trabalho, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

Culminância:

É a produto final do projeto, onde se mostra o que foi trabalhado.

Avaliação:

A avaliação escolar é um processo organizado de registro e análise dos resultados obtidos em relação metas educativas estabelecidas previamente.

Referências:

Referências são recursos utilizados para a elaboração do projeto como jornais, internet, livros, etc.

A importância de se trabalhar o tema: “Meio ambiente e sustentabilidade”.

Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e seu sustento, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.

O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento ambicioso em produção. O que ocorre, é que são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.

Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.

Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, verificamos uma crescente ruína das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos encaminha a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir.

Deste modo, torna-se certo a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes de nos seres humanos.

Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.

Assim por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade.

PROJETO “MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE”

FAIXA ETÁRIA: 4 ANOS

JUSTIFICATIVA:

Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca. A história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e seu sustento, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social. A busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.

O sistema econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com