TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto MultidiciplinarII

Trabalho Escolar: Projeto MultidiciplinarII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

entregue como requisito para conclusão

da disciplina “Projeto Multidisciplinar II”

sob a orientação do professor tutor

à distancia Me.Djalma Silveira.

Piracicaba

2012

Froebel

Podemos dizer que Froebel foi o marco da descoberta das atividades lúdicas educacionais, com seus princípios e desenvolvimentos, revoluciono toda uma época, alcançando tanto êxito que seus pensamentos e feitos refletem nos dias de hoje.

Com tudo durante o renascimento se iniciou seus projetos então os humanistas do Renascimento perceberam as possibilidades educativas dos jogos e passaram a utilizá-los. Passou-se a considerar as brincadeiras e jogos como uma forma de preservar a moralidade dos "miniadultos", proibindo-se os jogos considerados "maus" e aconselhando-se aqueles considerados "bons" (WAJSKOP, 1995, p. 63).

Houve uma preocupação com a moral, a saúde e o bem comum e passou-se a elaborar propostas baseadas no jogo especializado, de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança.

Foi com a ruptura do pensamento romântico que se deixou de ver a brincadeira apenas como um ato lúdico. Ela passou a ser valorizada no espaço educativo.

Os pedagogos Friedrich Froebel, Maria Montessori e OvideDécroly realizaram pesquisas a respeito da criança. Froebel iniciou a educação institucional.

Estes pesquisadores iniciaram a educação sensorial, utilizando-se de jogos e materiais didáticos. WAJSKOP (1999, p. 21) afirma que:

... foram os primeiros pedagogos da educação pré-escolar a romper com a educação verbal e tradicionalista de sua época. Propuseram uma educação sensorial, baseada na utilização de jogos e materiais didáticos, que deveria traduzir por si a crença em uma educação natural dos instintos infantis.

Segundo Kishimoto, citado por SANTOS (1999), Froebel foi o primeiro educador que justificou o uso do brincar no processo educativo. Ele tinha uma visão pedagógica do ato de brincar. O brincar, pelo ato de brincar desenvolve os aspectos físicos, moral e cognitivo, entre outros, mas o estudioso defende, também, a necessidade da orientação do adulto para que esse desenvolvimento ocorra.

Conseqüentemente, as escolas que adotam as teorias froebelianas permitem o brincar com atividades orientadas e também livres. Os brinquedos são vistos como suporte para a ação do brincar, proporcionando a aquisição de habilidades e conhecimentos.

No século XIX, durante a Guerra Civil, aparece nas creches da época, o brincar supervisionado. Nesse período, apenas esse brincar era considerado educativo.

Os jardins de infância froebelianos penetram nas instituições particulares, como inovação pedagógica, destinadas à elite da época, como forma de mostrar a modernidade da escola, que oferece um curso semelhante ao divulgado no então modelar sistema educacional americano.

O movimento da Escola Nova, deu continuidade à concepção de criança lúdica. Froebel concebia a brincadeira como uma ação livre e espontânea. A brincadeira era vista como a expressão dos sentimentos, necessidades e interesses da criança.

As idéias da Escola Nova ganharam força no Brasil na década de 20. Os jogos ganharam força e eram utilizados como meio de ensino.

Observando então que Froebel foi o inicio de “tudo” e que devemos a ele o falo das crianças brincarem e a partir de então serem avaliadas e observadas em diversos pontos.

Froebel (apud ALMEIDA 2000) acreditava nos métodos lúdicos da educação. Ele dizia que o educador faz do jogo um instrumento para promover a educação para crianças, e também é uma forma de conduzir a criança à atividade, auto-expressão e a socialização.

E é assim que observamos no mundo de hoje.

Atividade 1 - CIRCUITO

Matéria: Matemática – faixa etária: 6 anos

Objetivo: Integração, coordenação motora, raciocínio, concentração e diferenciação entre espaço físico.

Conceito ou conteúdo: largo/estreito; fino/grosso; curvas aberto-fechada; comprido/curto; linhas retas;

Material necessário: cones, cordas, barbante, linha de costura, fita para demarcação.

Desenvolvimento: Criaremos um trajeto onde as crianças passarão por um percurso e vivenciarão em determinados pontos, caminhos largo-estreitos, curvas aberto-fechadas, comprido-curtos, através de barbante e cordas grossas e finas.

Atividade 2 - Jogo da memória – Faixa etária: 6 anos

Objetivo: Desenvolver a curiosidade, estimular o raciocínio; pensamento e concentração.

Conteúdos: Formas geométricas; Numerais; Xérox de figuras geométricas e numerais.

Material necessário: 01 caixa de sapato encapada com papel dobradura; 12 caixinhas de sabonete vazias; papel dobradura para encapar as caixinhas; folhas xerocadas com os numerais e figura de animal correspondente a quantidade; cola tesoura, lápis de cor, canetinha colorida e durex.

Desenvolvimento: Apresentar aos alunos as folhinhas xerocadas para pintar de forma que fique bem alegre, deixar que usem a imaginação e utilizem as cores de preferência. Encapar as caixinhas com o papel dobradura na cor escolhida pelo grupo. Recortar as figuras que foram pintadas e colar nas caixinhas formando assim os pares do jogo da memória. A professora encapa a caixa para ficar bem bonita com uma cor bem alegre. Todo este processo feito, agora é montar as regras e brincar.•••.

O grupo escolheu o ensino fundamental, para aplicação das atividades, pois, nesta fase do desenvolvimento infantil, se faz necessário usar de elementos lúdicos para auxiliar na aprendizagem.

Na primeira atividade, montamos um circuito para crianças de 6 anos. Como matemática não é uma matéria que as crianças se interessam muito, quando ensinada com jogos e brincadeiras, se torna prazerosa, facilitando a aprendizagem.

Já na segunda atividade, também para crianças de 6 anos, elaboramos um jogo da memória para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com